TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS NO BRASIL E NO MUNDO

Por:   •  11/11/2020  •  Artigo  •  1.907 Palavras (8 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 8

INDÚSTRIA 4. 0: DESAFIOS NO BRASIL E NO MUNDO
                                                                                                             

Caroline Martins

RESUMO

Com o contínuo progresso e desenvolvimento de novas tecnologias, o termo “Indústria 4.0” (Quarta Revolução Industrial) originou-se das iniciativas estratégicas do governo alemão para consolidar a posição de liderança do país na área tecnológica e aumentar sua competitividade global. A nova situação de integração da indústria e da Internet impactou a indústria brasileira. O objetivo deste artigo é compreender os desafios, oportunidades, capacidades, habilidades, composição e princípios do rápido desenvolvimento do Brasil na Indústria 4.0, sob a ameaça de perda total de competitividade no mercado global.
Para competir em escala global, às indústrias nacionais devem aumentar a produtividade e participar da economia brasileira, investir em inovação e educação, projetos e iniciativas, envolvendo iniciativas governamentais e privadas. Mesmo se houver tanta tecnologia avançada, o país ainda está no inicio do conhecimento do tema, e as existências de barreiras internas e externas ainda atrapalham muitas empresas brasileiras de conquistar a Indústria 4.0 e aproveitar seus benefícios.

Palavras-chave: Indústria 4.0; Revolução industrial; Desenvolvimento; Princípios.

ABSTRACT

With the continuous progress and development of new technologies, the term “Industry 4.0” (Fourth Industrial Revolution) originated from the German government's strategic initiatives to consolidate the country's leading position in the technological area and increase its global competitiveness. The new situation of integration of industry and the Internet impacted the Brazilian industry. The objective of this article is to understand the challenges, opportunities, capacities, skills, composition and principles of Brazil's rapid development in Industry 4.0, under the threat of total loss of competitiveness in the global market.

To compete on a global scale, national industries must increase productivity and participate in the Brazilian economy, invest in innovation and education, projects and initiatives, involving government and private initiatives. Even if there is so much advanced technology, the country is still at the beginning of the knowledge of the subject, and the existence of internal and external barriers still hinder many Brazilian companies from conquering Industry 4.0 and enjoying its benefits.

Keywords: Industry 4.0; Industrial Revolution; Development; Principles.

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade de compartilhar informações sobre os desafios que surgem com a implementação da indústria 4.0, no Brasil e no mundo. A dinâmica  de tal revolução apresenta-se contraria  ás demais, visto que as empresas e países , devem adotar estratégias e políticas , para estarem prontos para as mudanças necessárias, podendo ser visto inicialmente como ameaça , mas pode ser uma fonte de  oportunidade de transformação estrutural e desenvolvimento.(JOÃO FURTADO,2017)

O termo Indústria 4.0, também conhecido como quarta revolução industrial, manufatura inteligente, indústria da internet ou indústria integrada (HOFMANN et al., 2017) surgiu a partir de iniciativas estratégicas do governo da Alemanha para consolidar o país como líder na área de tecnologia e fortalecer sua competitividade global (KAGERMANN et al., 2013).

A competição global força as empresas a atenderem às necessidades dos clientes, com redução de preço e prazo. Portanto, a empresa busca novas tecnologias para melhorar os processos industriais, tornando-os mais ágeis e conseqüentemente reduzindo os custos operacionais. (FULLERTON, KENNEDY e WIDENER, 2014).

O objetivo deste artigo é apresentar o conceito de Indústria 4.0 e verificar os principais desafios de sua promoção no Brasil. Com base na revisão da literatura, é possível identificar alguns entraves à implantação da indústria. Para a Federação Nacional da Indústria (CNI) (2016b), o conhecimento da empresa insuficiente, altos custos de implantação, alta qualificação dos trabalhadores e apoio governamental fazem parte disso.

  1. SUSTENTABILIDADE

Para compreender o termo sustentabilidade,é necessário  vermos o conceito de desenvolvimento sustentável. De acordo com a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, o desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer as necessidades das gerações futuras (World Comission on Environment and Development, 1987).

        A sustentabilidade é constituída por um tripé , onde é integrado as dimensões : econômica ,ambiental e social.

  1. Indústrias 4.0: a quarta revolução industrial

Esta revolução industrial altera as formas de produção, o comercio, as relações de trabalho e interpessoais, pois tem impactua diretamente na economia, sociedade e cultura.

Atualmente a internet é a ferramenta principal para interligar pessoas e máquinas, numa ampla rede denominada cyber físico. A Alemanha utilizou o termo 4.0 para denominar um plano estratégico de alta tecnologia, mas o tema também é definido como: Manufatura avançada, Indústria Inteligente e internet das coisas. (CAVALCANTE;ALMEIDA,2017)

  1. Princípios da Indústria 4.0

A Indústria 4.0 possui seis princípios básicos:

  1. Virtualização do sistema

Trata-se da capacidade do sistema gerar uma cópia digital do mundo real, para virtualizar uma planta física com dados de sensores, dispositivos e atuadores, com objetivo de obter uma simulação mais próxima da realidade possível.

  1. Operação em tempo real

Os dados são analisados em tempo real, possibilitando assim que a produção seja alterada ou transferida em caso de falhas ou bens customizados. ( HERMANN, M; PENTEK, T; OTTO, B, 2015)

  1. Descentralização

Através da virtualização é possível descentralizar as tomadas de decisões, podendo ser operada á distancia, quanto por mais de um profissional, ou por um sistema cyber físico, que ajusta as variáveis de acordo com as necessidades da produção em tempo real.

  1. Orientação a serviços

Neste princípio os dados e serviços são disponibilizados em uma rede aberta, sendo assim é possível customizar e flexibilizar os processos de produção e operação poderá de adaptar de acordo com as necessidades dos clientes. (SENAI, 2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com