TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RECURSOS HÍDRICOS

Por:   •  28/3/2021  •  Resenha  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 3

1 – REFERENCIA

Unidade 1 – O que é Filosofia?

Unidade 2 – A Filosofia Através da História: Principais Correntes Filosóficas (Filosofia Antiga e Medieval)

2 - RESUMO

A filosofia serve de base para qualquer formação acadêmica ética e moral, afim de dar embasamento teórico para a formação do graduando, permitindo ideias e saberes para a profissão a qual irá exercer. A filosofia traz à tona o próprio consciente para um pensamento cientifico servindo de base para teorias da área de formação. O estudo da filosofia aprimora o pensamento, estimulando as reflexões, aflorando o senso crítico e promovendo o ser criativo e inovador. A filosofia possibilita o pensamento fora da caixinha.

A literatura tem uma grande proximidade com a Filosofia. Textos clássicos como Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881); Machado de Assis, O Ateneu (1888), Raul Pompeia; Macunaíma (1928), Mário de Andrade; Vidas Secas (1938), Graciliano Ramos; Grande Sertão: Veredas (1956), Guimarães Rosa; A Paixão Segundo GH (1964), Clarice Lispector e A Pedra do Reino (1971) de Ariano Suassuna contêm profundas reflexões filosóficas.

O mito e uma compreensão empírica criada pelo homem capaz de influencia sua vivencias e suas tomadas de decisão, pois somente uma mente racional seria possível de inventar mitos. O mito e uma tradição existente em uma sociedade. O mito se torna um dogma não sendo questionado. Os mitos mudam de região para região.

A filosofia antiga e marcada por vários pensadores que viveram uma ebulição cultural chamada de período clássico. O período clássico servil de referencia para história ocidental. Os filósofos antigos se basearam em conceitos clássicos, utilizando elementos artísticos culturais. A filosofia clássica e a base de todos os estudos atuais das instituições, sendo influentes na democracia, republica, estado laico e a divisão de poderes até o liberalismo e liberdade expressiva.

A filosofia passada apresenta um dialogo chulo. Digamos que a filosofia medieval e desdobramento da filosofia antiga, mas em uma vertente diferente da filosofia clássica. Os gregos criaram a razão, e utiliza como característica indelével, senso critico e a postura antropocêntrica. As anormalidades históricas da idade media acabam retirando as características, colocando a filosofia a serviço das leis de Deus. A teologia e dada como base para filosofia antiga.

O século V d.C. marca-se pelo declínio do império romano no ocidente. O império romano foi colapsado por varias etnias. Etnias, como hunos, os vândalos, os visigodos, os ostrogodos, os francos, os lombardos e os anglo-saxões invadiram sistematicamente as principais cidades do império até que não houve mais como resistir, e o império deixou de existir como uma organização social. A barbaridade foi a falência da civilização, marcando pelo retorno das condições dos pactos sociais.

O que se caracteriza como idade média foi um período marcado de metamorfoses se resumindo. Um período que durou mais de mil anos no continente Europeu refletindo na atualidade em países do mundo todo. As características dessa idade se refletem na simples igrejinha situada em lugares mais distintos como regiões de interiores. O Cristiano e a culpa cristã influenciam a moral contemporânea sendo combustível de crenças atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com