TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSO INTERNOS DE DESLOCAMENTO DE MATERIAISENGENHARIA MECÂNICA

Por:   •  5/7/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.260 Palavras (10 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSO INTERNOS DE DESLOCAMENTO DE MATERIAISENGENHARIA MECÂNICA

Jeanine Rosa, Pollyanna Oliveira, Ricardo Soares, Stephanie Salatiela, Tamara Baia, Tiago Pierre, Tiego Lucas, Yuri Ferreira.

Professora Orientador do PI: Maria Fernanda Lousada Antunes.

Resumo

No cenário das empresas metal mecânica ocorre grande carência quando falamos de deslocamento de materias, pois não há uma padronização que assegure a segurança ou um padrão que durante esse processo.

Este trabalho teve por objetivos caracterizar e analisar novas técnicas e ferramentas, gestar custos financeiros e normas de segurança. O trabalho desenvolveu um estudo de caso exporático que descreve os aspectos de gerenciamento de projetos, descrevendo o custo benefício, a otimização do processo de produção, a aplicação de ferramenta e técnicas, enfatizando as importâncias das atividades de planejamento, desenvolvimento, execução e controle no desenvolvimento deste projeto.

Palavras-chave: Deslocamento de cargas, custo benefício, otimização do processo de produção.

  1. INTRODUÇÃO

Desde a antiguidade o ser humano vem buscando maneiras de facilitar e melhorar suas condições de trabalho reduzindo o seu esforço físico. Para isso, foram inventadas máquinas simples que até hoje nos auxiliam. Contudo com a modernização  essas simples invenções vem sendo aprimoradas de tal forma que são capazes de levantarem um grande excesso de cargas.

Este trabalho visa melhorar o tempo necessário para movimentação de cargas e dar uma melhor organização para as equipes de montagem na hora da produção do projeto final.

O ponto de partida foi a visita a empresa de caldeiraria que fica situada no município de Confins e avaliar o mecanismo utilizado para a movimentação de cargas e registrar dados do tempo necessário para movimentar uma carga e quantidade de trabalhadores que eram empregados neste processo de movimentação. Assim posteriormente foi feito o cálculo de quanto é a hora trabalhada de cada funcionário e o ganho que se vai ter com a implantação do sistema e em quanto tempo será pago o investimento e na adaptação dos equipamentos utilizados para a movimentação de cargas.

  1. JUSTIFICATIVA

Nas indústrias metal mecânica há uma crescente a utilização de meios de elevação com operação a partir do solo (controle remoto), onde o movimentador é também operador, ou seja, ele é responsável pelas duas funções. Ao realizarem essa dupla função o operador gastará um tempo consideravel da produção somente com um siples processo de içamento de peças.

Além do tempo consumido  podemos encontrar perigo no processo de elvação de carga, por não haver normas ou tecnicas padronizadas as industrias metal mecânica acabam introduzindos métodos simplificados para esse processo, mas que muitas das vezes deixam a desejar no quesito segurança.

Nosso país vem passando por um grande crescimento na área metal mecânica e com esse crescimento vem aumentando os acidentes e defazando a econômia e reduzindo a qualidade de vida dos trabalhadores.

De acordo com a Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, publica 5 de fevereiro de 2018

Os fatores de risco para a segurança e saúde dos trabalhadores do complexo metalmecânico possuem forte relação com as diferentes modalidades de gestão de trabalho e de produção. As exigências físicas, cognitivas e psíquicas no ambiente de trabalho podem, quando superada a capacidade de recuperação dos trabalhadores, expressar-se como doença. A falta de uma organização laboral padronizada e relacionada com a capacidade de produção e com os recursos disponíveis, que em geral é influenciada pelas exigências do mercado, normalmente alteram o ritmo de produção, determinando mudanças na organização do trabalho, com ampliação dos riscos ambientais e psicossociais relacionados ao labor”

Ao nos depararmos com esses fatos percebemos que a produção industrial terá que passar por mudanças para que o processo de fabrição seja vantajo tanto para o operário quanto para o proprietário. Com esses dados em mão propomos uma mudança em uma das primeiras tarefas na produção, o içamento. Onde estadaremos uma ferrameta que a trará maior agilidade no processo e garantirá a segurança do operador.

  1. OBJETIVOS 

3.1 Objetivo Geral

Estudar a possibilidade de novas formas de içamento de cargas que sejam mais eficientes em longo prazo, com foco na segurança do operador, ergonomia e na dininuiçao da duração deste processo.

 3.2 Objetivos Específicos

  • Explorar novas formas de içamento comparando o custo benefício  a curto e longo prazo para implantação.
  • Averiguar a segurança dos operários ao implatar o novo mecânismo.
  • Analizar o retorno do investimento.
  • Otimizar o tempo para entrega do produto final
  • Analizar a redução operacional a curto e longo prazo.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

 

A produção é uma parte importante do processo do grupo de atividades de uma empresa, que por esse motivo deve ser administrada para ser eficiente e gerar o lucro para sobrevivência da empresa.

Taylor descreve que:

“Cada homem deve aprender como abrir mão de sua maneira particular de fazer coisas, adaptar seus métodos a muitos padrões novos.”

Taylor também fez pesquisas que abordavam a produção e uma delas que pode ser usada de exemplo foi uma em que ele usou a movimentação de carvão onde ele estudou o tamanho da pá, o ângulo em que era enterrada as pás pelos trabalhadores e a empunhadura do trabalhador na pá. Enfim esses detalhes eram pacientemente anotados para que se fizesse um estudo para que melhorasse o rendimento dos trabalhadores e o tempo gasto na produção. Dessa forma Taylor procurava a chamada Best-way, ou seja, a melhor maneira de se fazer um trabalho.

“De acordo com artigo publicado no site Hsm experience, publicada no dia 01/09/2012, diz que no mundo dos negócios as ideias que vão para frente são as que buscam responder as necessidades ou demandas da empresa.

“Kaplan, et al. (2003), descreve que se uma empresa é capaz de aumentar a eficiência de seus funcionários de 65% para 70% obtém-se uma melhoria de produtividade da ordem de 5%, o que é considerado como algo realmente alto para quem deseja reduzir custos e tempo de produção. “

A atual Legislação Brasileira, manifesta na Consolidação das Leis do Trabalho-CLT (Campanhole, A. & Campanhole, H, 1994), referente às atividades de levantamento e transporte de cargas (artigo 198 da Seção XIV, da prevenção da fadiga, do Capítulo V da Consolidação das Leis do Trabalho) diz que é de 60 (kg) o peso máximo que um empregado pode remover individualmente. Isto é aplicado a trabalhadores do sexo masculino, pois no caso de mulheres e menores existem outras especificações. Existe também uma disposição geral, para a proteção da saúde dos trabalhadores, que diz:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (180.5 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com