TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Internos e Externos - Banco

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

TAREFA 1

Desenvolvimento de texto explicando o conceito de CADEIA DE VALOR, utilizando a bibliografia da disciplina ou outros livros de GESTÃO DE PROCESSOS ou GESTÃO ESTRATÉGICA (existentes na biblioteca virtual), produza um texto explicando o conceito de CADEIA DE VALOR, desenvolvido por Michael Porter; Com base na sua compreensão sobre o assunto, desenhe a cadeia de valor da empresa em que você trabalha. E lembre-se de fazer uma descrição da empresa (breve histórico, estrutura, ramo de atividade, etc.).

Porter

Porter propõe que uma empresa deve “separar” suas atividades mais relevantes com o intuito de buscar como a mesma se desenvolve em relação aos custos gerados e as  força ambiental que a mesma possui em âmbito interno externo.

Uma empresa quando comparada com uma outra do mesmo ramo, ou de concorrência próxima, obtém vantagem na competição se consegue desenvolver suas atividades com a minimização dos custos.

Cadeia de Valor

Uma cadeia de valor vai além do ambiente interno da empresa, ela compreende um inter-relacionamento com cadeias de valores externos como as de fornecedores, clientes, prestadores de serviços, entre outros agentes externos.

Uma empresa torna-se lucrativa, quando ela cria um valor que se sobrepõe aos custos de produção no desenvolvimento do produto ou serviço.

Cadeia de Valor em um Estaleiro

Exemplo da cadeia de valor macro de um estaleiro

[pic 1]

A cadeia de valor consiste em um sistema de atividades com independência, ou seja, ela não pode ser encarada como uma coletânea de atividades independentes e sem conexão. A conexão requerida traz como resultado a otimização e coordenação entre as atividades, fazendo com que os custos sejam bastante reduzidos e que a diferenciação se torne um ponto forte.

As atividades de valor são reunidas e podem ser divididas em duas formas: Atividades Primárias (logística interna, operações, logística externa, marketing com vendas e serviços) a as Atividades de Suporte (aquisição, desenvolvimento de tecnologia, administração de recursos humanos, infra-estrutura).

O exemplo abaixo apresenta a cadeia de um estaleiro:

[pic 2]

Atividades Primárias

Logística Interna: controle de material, equipamentos e insumos (recebimento, armazenamento, estoque e distribuição), programação;

Operações: transformação dos insumos (processamento, montagem, edificação, manutenção de maquinário);

Logística Externa: recebimento, armazenagem, entrega do navio, garantia;

Marketing e Vendas: propaganda, promoções, negociações, aditivos de contratos, política de orçamentos;

Serviços: serviços destinados a melhorar ou manter o valor do produto final entrege ao Armador (cliente que compra o navio)

Atividades de Suporte

Aquisição: aquisição de insumos, matéria-prima, equipamentos, mobiliário, edificações;

Tecnologia: desenvolvimento de tecnologias embutidas em cada atividade de valor (procedimentos, processos de produção, transporte de materiais e equipamentos);

Recursos Humanos: recrutamento, treinamento, compensações, sindicatos, benefícios, prêmios;

Infra-Estrutura: planejamento, finanças, consultoria jurídica, contabilidade, regulamentações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (143.5 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com