TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Projetos

Por:   •  17/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

TRABALHO INDIVIDUAL (PROVA)

        

Matriz de atividade individual

Aluno:

Disciplina: Fundamentos do Gerenciamento de Projetos

Turma:

FUNDAMENTOS DE PROJETOS

ETAPA 01 – EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS O QUE É UM PROJETO E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Um projeto é “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”, segundo o PMBOK. Seguindo essa premissa podemos dizer que um projeto é um planejamento detalhado com execução de acordo com o previsto para se alcançar um objetivo. Nele são propostos recursos definidos inicialmente, como equipe, investimento, materiais e outros elementos.

Principais características de um projeto:

  • Temporárias: Este modelo significa que cada projeto tem um início e um fim finitos. O início é o conceito do projeto em desenvolvimento. O fim só é alcançado quando todas as suas metas do projeto estiverem alcançadas.
  • Produtos únicos: Cada tipo de projeto tem como meta produzir algum tipo de produto, um serviço ou qualquer outro resultado. Os resultados finais devem resolver um problema ou ser analisados antes do início do projeto.
  • Processamento progressivo: À medida que um projeto caminha, a pesquisa e a melhoria contínua estarão disponíveis, permitindo planos mais precisos e abrangentes. Esta ações significam que sucessivas iterações de processos levam ao desenvolvimento de mais soluções eficazes para o progresso e desenvolvimento do projeto.

ETAPA 02 – SABEMOS QUE O PMBOK® APRESENTA 5 (CINCO) TIPOS DE CICLO DE VIDA PREVISTOS PARA UM PROJETO. ESCOLHA 2 (DOIS) TIPOS, EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS E APRESENTE EXEMPLOS DE COMO APLICÁ-LOS.

O ciclo de vida de um projeto em grandes ordens é a divisão do projeto em tipos de fases pelas quais a gestão de projetos deverá passar do início ao fim. A cada etapa que corresponda a uma fase, o projeto poderá sofrer algum tipo de incrementos e alterações significativas que ditarão o ritmo das atividades que devem ser desenvolvidas.

  • Ciclo de vida Preditivo também podem ser chamados de clássicos. Eles atuam com escopo, prazo e custo, normalmente estes projetos são em fases sequenciais ou consecutivas.

Inicialmente o projeto deve definir o escopo e um plano detalhado das atividades necessárias. Mas optando por ciclos de vida preditivo o produto deverá estar muito bem definido e entendido a forma de construção do produto.

EX: Construção de um estádio

  • Ciclo de vida Iterativo - É aquele em que as fases do projeto se repetem as atividades em fases ou iteração. As iterações criam o produto através de ciclos repetidos e no final de cada iteração se completará o intregável.

EX: Projeto de Software

Os impactos causados pela COVID-19 criaram uma certa obrigação nas empresas para reverem à sua maneira em fazer negócios. Reavaliando os seus processos e repensando uma nova forma, de entregar os seus projetos com mais eficácia. Algumas empresas conseguiram se adaptar rapidamente, trabalhando remotamente e se adaptando a essa nova forma de trabalho, até pelo seu modelo de negócio mais propícios. E outras tiveram que lidar com impecílhos pessoal, baixa infraestrutura e até mesmo, cancelamentos de negócios.

No momento atual, com o novo normal tomando forma, chegamos ao momento de analisar o que realmente funcionou durante a pandemia. Por exemplos: Quais foram os maiores desafios e o qual foi o melhor caminho para o gerenciamento de projetos?

Com essa pergunta no ar, a pandemia deixou em evidência a importância de se contar com um planejamento mais eficiente. Sendo assim, podemos dizer que nesse novo normal, a gestão de projetos precisa se atualizar e adotar uma postura “ágil” ou híbrida e que avalie constantemente os riscos para realizar os possíveis ajustes necessários para que os impactos de uma crise sejam os menores possíveis.

Referências bibliográficas

PMI, Project Management Institute – PMBOK® - Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos. Project Management Institute, Pensylvannia, PA, USA, 6ª. Ed., 2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (199.9 Kb)   docx (800.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com