TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Pilares de sucesso de um processo biotecnológico

Por:   •  4/7/2018  •  Resenha  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 2

Tarefa 1.2

1) Quais são os pilares de sucesso de um processo biotecnológico?

O sucesso depende da combinação de quatro elementos: microrganismos, meio de cultura, condição do processo e recuperação do produto. Que gera o sucesso do processo de fermentação.

Sendo que podemos dividir os bioprocessos em três estagio, onde a etapa que antecede a transformação é a montante (upstream),  seguida da etapa de transformação propriamente dita ,e  a etapa de jusante ( downstream).

O produto do bioprocesso pode ser um alimento, medicamento ou composto indústrial, em escala laboratorial ou indústrial. Os equipamentos denominados fermentadores, os quais

2) Cite as principais anomalias presentes em escoamentos não ideais?

  • Existência de zonas de estagnação do fluido ou zonas mortas;
  • Curto-circuitagem extrema e subpassagem do fluido;
  • Dispersão axial em reatores tubulares;
  • Segregação, resultante das condições de mistura.

3) Explique o que são reatores ideais e de exemplos?

São aqueles quais se desenvolve um modelo matemático específico a partir de condições pré-estabelecidas e que aplicado às condições reais se ajustam adequadamente. Biorreatores ideais são reatores que permitem o perfeito controle sobre as condições de mistura, transferência de massa e calor.

Reator descontínuo, reator tubular e reator de mistura.

4) Fale da presença de espuma durante os bioprocessos e como evitá-la?

A geração de espuma se atribui à presença de proteínas no meio de cultivo, situação ainda mais complexa para os processos aeróbios, devido à necessidade de aerar e agitar o conteúdo do biorreator.

A geração de espuma pode ocorrer no início do processo fermentativo aeróbio, quando se empregam meios de cultivo contendo extratos de carne ou levedura, ou água de maceração de milho, e nas etapas mais avançadas de um processo em virtude de presença de proteínas.

O emprego de sistemas mecânicos de destruição da espuma não é satisfatório, pois destrói também inevitavelmente as células presentes na espuma.

Também pode-se diluir os substratos ou modificar as características reológicas dos meios naturais, por meio de precipitação de coloides e sua decantação seguida de filtração.

A espuma pode ser evitada por agentes químicos que são óleos, emulsões de óleo e água, óleos a base de silicone e parafina. Por outro lado esses agentes podem afetar o crescimento celular e a transferência de oxigênio para o meio, por isso sua adição deve ser minimizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com