TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Por:   •  5/4/2018  •  Dissertação  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

FACAM- FACULDADE DO MARANHÃO

CLECIO CRISTHIAN PÃOZINHO SILVA

RAFAEL ALMEIDA

INOVAÇÃO

SÃO LUÍS-MA

2017

CLECIO CRISTHIAN PÃOZINHO SILVA

RAFAEL ALMEIDA

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Planejamento e Controle da Produção Faculdade do Maranhão- FACAM

Profª. Flávia Pinto

SÃO LUÍS-MA

2017

1 INTRODUÇÃO

   Nesse trabalho abordaremos sobre a sazonalidade e algumas áreas afetadas por esse fenômeno que pode aumentar e diminuir drasticamente a demanda ou a produção de insumos em determinada período de tempo, pelos mais diversos motivos e demonstrar alguns efeitos da mesma sobre a economia.

2 SAZONALIDADE

        A sazonalidade é frequente nos mais diversos segmentos do mercado, tanto na indústria quanto no comércio em si, e a taxa de demanda ou de produção de determinado insumo varia pelos mais diversos motivos, em nosso país temos vários exemplos desse fenômeno, entre eles os biquínis que tem seu pico de venda no verão, os chesters e perus que tem seus picos de vendas no final do ano e os ovos de páscoa , que tem o pico em época do ano delimitada. Mas também existem produtos sazonais devido às condições climáticas, como é o caso de flores e de produtos de agricultura que necessitam diretamente da chuva, que pode prejudicar tanto na falta quanto no excesso, outro tipo decorrente do nosso país é o da produção de brinquedos no segundo semestre do ano visando atender a demanda do dia das crianças. Sazonalidades são flutuações que ocorrem uma vez no ano e se repetem anualmente. (RIGGS, 1970:47).

        Os produtos agroindustriais, por serem dependentes das ofertas agrícolas costumam ter sazonalidade de suprimentos, normalmente quando os insumos são produtos de agricultura sazonal. Porém, em determinado segmentos a demanda pode variar não apenas estritamente em uma época do ano, mas pode ocorrer semanalmente e até diariamente ao exemplo das casas lotéricas, bancos e supermercados que tem picos em determinados horários e dias da semana.

        

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como se pode constatar, a sazonalidade está presente constantemente no cenário econômico, e influência a demanda e a venda de produtos em maior ou menor escala em determinada época do ano. É um fenômeno na maioria das vezes inevitável e que precisa de Planejamento e Controle da produção pra que possa ser minimizado sem acarretar a diminuição da produtividade e eficiência da indústria ou empresa.

4 REFERÊNCIAS

http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2004/trabalhos/inic/pdf/IC6-55.pdf

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com