TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE

Por:   •  21/10/2019  •  Artigo  •  5.008 Palavras (21 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 21

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE

MOMENTO ENADE

Questão 1

Texto da questão

Leia os textos a seguir.

 

Texto I

Uma equipe do setor de Qualidade de uma empresa do setor têxtil decidiu realizar uma análise do setor de tecelagem, visando identificar problemas de qualidade no processo e propor ações de melhoria. A análise foi realizada com base nas ferramentas de qualidade e alguns dos dados obtidos estão ilustrados nos textos abaixo. O defeito investigado pela equipe foi a presença de listras nos tecidos, defeito mais frequente no setor de tecelagem. As causas para a presença de listras nos tecidos estão dispostas no texto II. Sabe-se que não é possível atuar sobre as causas ‘troca bobina’ e ‘parada operacional’. Além disso, o diagrama de Ishikawa para o problema de ocorrência de defeitos elétricos e mecânicos pode ser visto no texto III.

 

Texto II

Observe a imagem a seguir (Texto II).

[pic 1]

 

Texto III

Observe a imagem a seguir (Texto III).

[pic 2]

 

Com base nas informações acima, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

[pic 3]a. A causa ‘troca bobina’ deveria ter sido priorizada para a elaboração do diagrama descrito no texto III.

[pic 4]b. A escolha adequada de matéria-prima reduziria a ocorrência de listras nos tecidos.

[pic 5]c. A remoção das causas identificadas no texto III eliminaria a ocorrência de listras nos tecidos.

[pic 6]d. A eliminação das causas de defeitos elétricos e mecânicos reduziria em mais de 30% a ocorrência de listras nos tecidos.

[pic 7]e. A remoção das causas identificadas no texto II eliminaria a ocorrência de defeitos nos tecidos.


Questão 2

Texto da questão

De forma geral, pode-se dividir o horizonte de planejamento de um sistema produtivo em três níveis: longo, médio e curto prazo. A figura a seguir mostra como esses prazos estão relacionados às atividades estratégicas, táticas e operacionais das empresas e quais são os objetivos pretendidos com a execução dessas atividades.

 [pic 8]

Considerando as informações do texto e da figura, assinale a opção correta.

Escolha uma:

[pic 9]a. No curto prazo, com o sistema tático de operação definida, o sistema produtivo executará a programação da produção para produzir os bens e/ou serviços e entregá-Ios aos clientes.

[pic 10]b. O PIano-Mestre de Produção (PMP) é chamado de estratégico porque nele devem ser analisadas diferentes formas de se manobrar o sistema produtivo disponível, por exemplo, adiantar a produção, definir horas por turno e terceirizar parte da produção, de modo que se alcance o objetivo almejado.

[pic 11]c. No longo prazo, no nível operacional, os sistemas produtivos precisam manter um Plano de Produção cuja função é, com base na previsão de vendas nesse prazo, visualizar com que capacidade de produção o sistema deverá trabalhar para atender seus clientes.

[pic 12]d. O planejamento estratégico e chamado de estratégico porque, caso a empresa não encaminhe seus recursos físicos e financeiros para a efetivação desse Plano de Produção, ela terá seu desempenho seriamente comprometido no futuro, uma vez que não disporá de tempo suficiente para redirecionar o sistema produtivo

[pic 13]e. No médio prazo, com o sistema produtivo já estruturado por meio do Plano de Produção, o chamado PIano-Mestre de Produção (PMP) buscará táticas para operar de forma mais eficiente esse sistema, planejando o uso dessa capacidade instalada para atender às previsões de vendas nesse prazo.


Questão 3

Texto da questão

Leia os textos a seguir.

 

Texto I

Para determinar se existem causas de variação em um processo utilizando a carta de controle, é muito importante observar alguns “sinais” ou regras básicas que demonstram variabilidade neste processo. A probabilidade de alguns destes eventos ocorrerem aleatoriamente é muito pequena. Este é o motivo pelo qual estes sinais indicam alguma mudança no processo.  Quatro entre as sete regras são:

A - Um ou mais pontos fora dos limites de controle;

B - Sete ou mais pontos consecutivos acima ou abaixo da linha central;

C - Seis pontos consecutivos em linha ascendente ou descendente continuamente;

D - Quatorze pontos consecutivos alternando acima e abaixo.

A aplicação do Controle Estatístico do Processo mostrado no Texto II foi realizada em uma indústria farmacêutica, tendo sido construídas cartas de controle e tendo sido utilizados dados retrospectivos de 24 lotes visando avaliar o estado de controle do processo e obtenção dos limites de controle destes para utilização dos mesmos nas produções futuras. Para uma das variáveis - dureza dos comprimidos – avaliou-se a estabilidade de controle estatístico. No eixo das abscissas foi registrado o número do lote, e no das ordenadas, a dureza média do lote. O Limite Superior de Controle (LSC) é de 8,75 ud (unidades de dureza) e o Limite Inferior de Controle  (LIC) é de 4,94 ud. O gráfico oscila entre 3,05 e 10,65 ud.

Fonte: LIMA, A. A. N. et al. Aplicação do controle estatístico de processo na indústria farmacêutica. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, v. 27, n. 3, p. 177-187, 2009 (adaptado).

 

Texto II

Observe a imagem a seguir.

[pic 14]

 

Considerando o contexto acima, avalie as seguintes afirmações.

 

I.   Se somente o critério B fosse levado em conta, o processo estaria sob controle.

II.  Considerando o conjunto dos critérios avaliados, o processo está fora de controle.

III. Se o LSC e o LIC estivessem entre as linhas azuis, o processo estaria sob controle.

IV. Se somente os lotes de 1 a 8 fossem avaliados, o processo estaria fora de controle.

 

É correto apenas o que se afirma em

Escolha uma:

[pic 15]a. I, II e III.

[pic 16]b. I e III.

[pic 17]c. II e III.

[pic 18]d. I, III e IV.

[pic 19]e. II e IV.


Questão 4

Texto da questão

Leia os textos seguir.

 

Texto I

Uma pizzaria apresenta um alto índice de pizzas queimadas, gerando crescimento dos custos, queda da qualidade e insatisfação dos clientes. Com o objetivo de investigar o motivo do problema, a pizzaria contratou o serviço de um engenheiro de produção para realizar um estudo de controle de qualidade. Diante do problema, o engenheiro aplicou o Diagrama Causa e Efeito e elencou 4 falhas: baixa qualificação do forneiro, alta temperatura do forno, disposição da pizza no forno e termômetro do forno desregulado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (301.5 Kb)   docx (229.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com