TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO - CIDADANIA E ÉTICA

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  877 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ENGENHARIA INDUSTRIAL MECÂNICA

MÓDULO: CONCLUSÃO ENGENHARIA

PORTFÓLIO

CIDADANIA E ETICA

Guarulhos

2017


PORTFÓLIO

CIDADANIA E ETICA

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Faculdade ENIAC para a disciplina de Cidadania e ética

Profa. Valeria Guedes Caruso

Guarulhos

2017


ATIVIDADE PROPOSTA - QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS

  1. O caso é realmente de conflito de valores? Quais são os valores desta empresa? E os valores são características da cultura da empresa?

R: Sim, além da disciplina e comprometimento podemos destacar a seriedade ou a rigidez comportamental, a empresa preza por uma postura mais séria e com pouca flexibilidade nos hábitos do profissional.

 2. Se você fosse diretor da empresa, tornaria público que você recusou a promoção ao gerente em razão de sua “falta de maturidade e de confiabilidade”? Sustentaria que era justo recusar a promoção porque ele era inteligente e bem preparado, tinha excelente qualificação técnica, grande experiência e um profundo senso de responsabilidade, mas tinha o pecado de ser alegre e expansivo, de gostar de contar casos engraçados e de rir?

R: A atitude ideal a se tomar seria chamar o gerente para uma conversa franca e aberta mostrando-o para que consiga desenvolver a sua carreira e conseguir a promoção para o cargo na diretoria ele deveria mudar a sua postura profissional adequando-se á cultura da empresa ou caso contrário que ele deveria sentir-se á vontade para buscar novos desafios no mercado de trabalho passando assim o poder de decisão para ele de forma ética e objetiva.

3. Pelo enunciado, percebe-se que a empresa não tinha intenção de promover o gerente. A companhia, foi ética? Deveria comunicar a ele que não seria promovido? Os diretores tinham obrigação de lhe dizer o que pensavam dele? Ao silenciar e deixá-lo estacionado no mesmo cargo por um longo tempo, a empresa causou-lhe algum dano, por exemplo, causou-lhe humilhação ou prejudicou sua carreira profissional ou rendimentos?

R: Não, não agiu de forma ética, sim deveria agir com transparência para com o seu colaborador, sim, é dever do empregador fornecer feedback sobre a performance dos seus colaboradores para estabelcer as diretrizes organizacionais de acordo com os valores da mesma, sim, estagnou a carreira, desmotivou, acomodou o profissional, privou o mesmo de sua ascensão profissional podendo causar até mesmo danos psicológicos ao colaborador.

4. O que é confiabilidade? Como uma pessoa se torna confiável aos olhos de outra? De acordo com os dados disponíveis, a empresa tinha razões concretas para não confiar no profissional? Quais razões? Se não tinha, qual o verdadeiro problema?

R: Confiabilidade é a garantia que um bom trabalho/produto irá executar plenamente a sua função de forma plena e objetiva, através das ações e atitudes, não, o fato da postura do profissional não ser condizente com os valores da empresa não quer dizer que ele possuia uma má conduta, uma vez que ele executava suas atividades de forma profissional e com extrema qualidade o fato de possuir uma postura comportamental divergente dos padrões da empresa gerou esse conflito de valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com