TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTOS INTERNOS E EXTERNOS

Por:   •  3/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 3

PORTOS INTERNOS E EXTERNOS

Christian Lago

Os Portos Internos (ou naturais) são os que estão localizados dentro de um território, como baias, angras e estuários. Esses portos apresentam como característica a baixa profundidade de água, sujeitos a assoreamento (por, sobretudo, atividades humanas), a navegação tende a se assentar, além da possibilidade de influências de mares.

Podem ser tambem vastos espaços, onde navios, carregadores de carga e embarcações estão ancorados por motivos de segurança contra condições climáticas ou climáticas ruins.

[pic 1]

Figura 01. Harbour Master Lauri Väinsalu

A figura 01 mostra um porto interno na cidade de Lauri na Estónoa, onde Uma marina, cujas atividades são organizadas pelo Museu Marítimo da Estônia, opera no porto de hidroaviões localizado no lado oeste da baía de Tallinn nas coordenadas 59 ° 27.2 'N e 24 ° 44.1' E. A área aquática é protegida por quebra-mares e é de 182,000 m2. Há um total de 10 docas no porto de hidroaviões, incluindo 5 beliches. Além dos pequenos navios, o porto também abriga navios de museu, o mais honroso dos quais é o quebra-gelo centenário Suur Tõll. Existem 50 lugares para embarcações recreativas.

Os Portos Externos (mar aberto) são localizados na costa, com direto contato com o mar aberto, ou seja, em águas desabrigadas.

São usados também para corregar e descarregar cargas, onde se administra tambem a importacão e expotacão de bens de diferentes aduaneiras.

[pic 2]

Figura 2. Porto Sulista da California

A figura 02 mostra um típico porto externo, com macro estrutura para receber as mercadorias entre aduaneiras de todo o mundo

Os Portos Off-shore são aqueles localizados “extra” margem, ou seja, não estão diretamente ligados à terra. Ex.: algumas plataformas de Petrobrás de extração de petróleo.  

A maioria dos portos no Brasil fazem parte da tipologia de portos costeiros ou litorâneos (marítimo), além disso, é preciso salientar que a maioria dos portos nacionais fazem parte do poder público que comanda em grande parte o processo de modernização, por intermédio do Ministério dos Transportes, criando, já em 1964, a Comissão Especial para a Coordenação dos Serviços Portuários de Santos (Coseps). Buscava-se, sobretudo, a fluidez da circulação e a redução dos custos de operação.  

Uma área situada na borda do corpo de água onde barcos e navios amarra e transporta passageiros e carga, de / para terra, é chamada de porto. Uma área ao lado da costa, onde o artesanato da água está ancorado para obter segurança contra o clima tempestuoso, é chamado de porto.

O porto não é mais que um lugar para ancoragem, trânsito e armazenamento de embarcações. Pelo contrário, um porto é um lugar para armazenar barcos.

Os portos são uma criação do homem, enquanto os portos são naturais ou feitos pelo homem.

O propósito básico servido pelos portos é fornecer instalações de comércio de bens e carga, de um país para outro. Por outro lado, os portos são usados ​​para ancoradouro seguro, se o tempo não for adequado para a navegação.

Enquanto os portos são um lugar mais seguro para os navios. Em contraposição, os portos são um paraíso para os navios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (400.3 Kb)   docx (333.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com