TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUTOS E SEUS PROCESSOS DE PRODUÇÃO

Por:   •  15/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: PROCESSOS QUÍMICOS

PROFª: MARIA DO SOCORRO FERREIRA DOS SANTOS 

RELATÓRIO VISITA TÉCNICA
(Piauí Milhos)

 IAGO NATHANAEL CAVALCANTE SOARES

IALISSON DE SOUSA MELO

ITALLO FERREIRA DE ARAUJO

PATRIK ANDERSON MENEZES RIOS

RÔMULO DO NASCIMENTO LEAL

VICTOR RANGEL DOS SANTOS

Teresina, Maio de 2016

  1. INTRODUÇÃO

        Por volta de 1774, Antonie Lavoisier, que é considerado o pai da química moderna durante suas experiências nas quais ele pesava   as substancias, participantes, antes e depois da reação, percebeu que a massa total   do sistema permanecia inalterada quando a reação ocorria em um sistema fechado, assim concluindo que as somas totais das massas dos elementos envolvidos na reação são iguais a do que é produzido, ou seja, em um sistema fechado a massa total permanece   constante. A partir dessa proposição, Lavoisier cria sua célebre frase que diz: “Na natureza nada se cria e nada se perde tudo se transforma”, então assim se conheceu a lei da conservação das massas.  

        No dia-a-dia utiliza-se desse princípio através de um mecanismo denominado de balanço de massa, onde se pode definir como uma técnica na qual é relacionado as quantidades de matérias   envolvidas em um dado processo, onde o engenheiro realiza uma contabilidade das massas totais e de cada componente, tendo em mente o princípio da conservação de massa. Esses processos podem ser classificados em contínuos, em batelada ou semi-batelada, transientes ou em estado estacionário. A Equação Geral de Balanço pode ser escrita para qualquer material que entra ou   deixa o sistema e pode ser aplicada para a massa total ou para qualquer espécie molecular ou atômica envolvida no processo, e pode ser descrito como:  

                   Entrada + Geração – Saída – Consumo = Acúmulo

         Este relatório tem como finalidade aliar a Teoria do Balanço de Massas com a prática no ambiente industrial, e para isso fui utilizado dados colhidos em visita técnica na Piauí Milhos, empresa do ramo alimentício, sediada em Teresina e com 20 anos de atuação na fabricação de biscoitos, sucos em pó, salgadinhos e outros derivados de milho como flocos para cuscuz.

  1. PRODUTOS E SEUS PROCESSOS DE PRODUÇÃO
  1.  SALGADINHOS (PETISCOS)

A fabricação dos salgadinhos opera usando como principal constituinte a farinha de milho, que é utilizada com uma textura mais fina que denominam de gritz de milho. Essa massa é misturada com água em cilindros, formando assim uma massa mais densa que será direcionada até a extrusora, máquina esta que será umas das principais responsáveis no processo de produção, onde a mistura recebe altas taxas de calor, e é submetida a uma grande pressão por ser comprimida numa matriz, proporcionando a forma pré-determinada para o salgadinho.

O salgadinho é despejado em uma esteira inclinada assim que termina o processo de extrusão, sendo conduzido para o andar superior para permanecer no formo, para que possa ser retirada a água excedente, esse período de aquecimento gira em torno de um a dois min apenas, possibilitando a consistência desejada.

Logo que sai do forno o salgadinho já é um produto semiacabado, restando apenas ser adicionado o aroma que determinará o “sabor”, e em seguida conduzido às empacotadeiras.

 O processo é todo automatizado, sendo necessária apenas a programação diária das máquinas para definir a intensidade de produção, também pode-se observar que o processo é realizado de forma que as partidas (bateladas) são feitas uma após a outra caracterizando um processo semicontínuo, característica esta também da máquina de extrusão utilizada na fabricação do produto.

[pic 1]

Figura 1 - Organograma do Processo de produção dos salgadinhos

  1. BISCOITO MARIA

Para a fabricação dos biscoitos, maria no caso, são utilizados como ingredientes básicos: Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico (vitamina B9), Açúcar, Gordura vegetal de palma, Amido, Soro de leite, Sal, Fermento químico, Emulsificante, Aromatizante

Os ingredientes são colocados em um recipiente e misturados com uma batedeira industrial a massa obtida é colocada em uma extrusora ao qual forma uma camada uniforme que é despejada em uma esteira em que a massa é cortada, uma outra esteira separa a massa cortada das sobras (que são separadas e volta para extrusora a fim de serem reaproveitadas).   A massa já em forma de biscoito maria continua na esteira onde a massa com problemas no molde é separada e entra em extenso forno a uma temperatura de aproximadamente 260 graus Celsius por cerca de 4 a 5 minutos para esteira percorrer o forro, após isso o biscoito estará feito e segue para ser separado e embalado.Devido a forma em que ocorre o processo ao qual precisa ser recarregado com a massa,o processo caracteriza-se como em batelada.

[pic 2]

Figura 2 – Esquema do processo de produção do biscoito Maria

  1. PIMENTINHA

Para a fabricação deste produto são utilizados os seguintes ingredientes: Farinha de Trigo enriquecida com ferro e ácido fólico (vitamina B9), gordura vegetal hidrogenada, sal, glutamato monossódico e aromatizante natural.

Todos os ingredientes são postos em uma batedeira e misturados. Depois de pronta, a massa passará pela extrusora, onde será modelada do tamanho e forma específica da pimentinha. Essa modelagem é processada por cortes de lâminas feitos quando a massa é forçada através da abertura do desenho do produto. Este processo é contínuo e garante a uniformidade das pimentinhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (206.9 Kb)   docx (121.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com