TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER

Artigo: PROINTER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 6

RELATORIO FINAL PROINTER III GESTAO DE RECURSOS HUMANOS

RESUMO

A saúde e segurança no trabalho contribui para demonstrar que uma empresa é socialmente responsável, que protege e reforça a imagem da empresa e dá valor a ela, ajuda a aumentar a produtividade dos trabalhadores, reforçando o compromisso dos funcionários para com a empresa, criando assim uma mão de obra mais qualificada e saudável, reduzindo custos da empresa e as quedas de produção, incentivando assim os trabalhadores a permanecerem na vida ativa por mais tempo.

Os EPI’S e EPC’S tem a função de proteger o trabalhador a possíveis riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e saúde no trabalho, pois a empresa tem por obrigação fornecer, treinar e exigir dos trabalhadores o uso de tais itens, para garantir uma atividade tranquila inibindo assim possíveis acidentes.

A organização do local de trabalho também envolve no que diz respeito a saúde e segurança, pois um local adequado e organizado ajuda na prevenção de acidente, na saúde e higiene pessoal. A organização reduz a perca e a quebra precoce de maquinas e ferramentas, contudo melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores e contribuindo para uma empresa cada vez mais sustentável.

I. Introdução

A Lopes e Lopes, organização do segmento de construção civil, foi aprovada no processo de licitação há um ano, tornando responsável pelo canteiro da obra do viaduto Martelli Videira no interior do Rio Grande do Sul.

A empresa tem um prazo estipulado para o término da obra de 18 meses, para ser entregue junto aos órgãos competentes. Como a empresa está trabalhando com o quadro de funcionários desfalcado, um dos funcionários se acidentou depois de trabalhar por mais de 10 horas seguidas, vindo ficar de licença médica por trinta dias. Devido a este imprevisto os demais trabalhadores fizeram uma paralisação geral na empresa, exigindo melhores condições de trabalho, aumento salarial e epi’s de qualidade em perfeito condições de uso, já que uma média de 40% desses equipamentos estão avariado.

Contudo a empresa está com um grande problema a ser resolvido, pois o tempo está passando e a obra paralisada.

II. Corpo do Ensaio

Com o mundo atual as informações são oferecidas as pessoas de forma mais clara e objetiva, sem contar a rapidez com que os meios de comunicação fazem este trabalho, contudo as organizações necessitam ter técnicas de recrutamento e seleção, pois hoje os candidatos além de estarem mais informados, há um leque de opções no mercado de trabalho. Com as técnicas de recrutamento a empresa diminuirá seus custos neste processo além de optar pelo perfil de candidato que mais se enquadra com a procura de preenchimento de vagas oferecidas pela empresa. A Lopes e Lopes por não ter esse planejamento de recrutamento e seleção, os funcionários foram pedindo demissão e nada estava sendo feito, foi aonde os colaboradores teriam que dar mais de si, para que as metas estipuladas fossem atingidas.

Um local de trabalho adequado, com equipamentos de proteção pessoal e coletivo eficientes, faz com que os trabalhadores possam executar suas atividades de forma mais segura e saudável, colaborando assim com a qualidade do serviço prestado pelo colaborador. A empresa Lopes e Lopes estava deixando um pouco de lado a saúde e segurança dos seus colaboradores, pois eles não tinham treinamento para o uso correto de EPI’S, e nem uma supervisão que os obrigassem a usar, informando-lhes a importância de tais proteção para eles e para a empresa.

Hoje em dia, a maioria dos seres humanos procuram e necessitam de estabilidade e confiança na empresa no qual atuam, pois os sindicatos trabalham para que sempre os trabalhadores de sua categoria, possam melhorar de vida cada vez mais, negociando com as empresas sempre pensando no bem dos trabalhadores . Os sindicatos atuam como espiões para que as empresa trabalhem de forma correta e justa com seus funcionários.

III. Conclusão

Na minha opinião a empresa Lopes e Lopes, precisa rever seus conceitos em relação a contratação de novos funcionários, saúde e segurança dos trabalhadores.

A empresa tem um contrato a ser cumprido por tempo determinado e os funcionários foram pedindo demissão e nenhum planejamento de seleção e recrutamento foi feito, os EPI’S estão com uma porcentagem de 40% impróprios para o uso, as relações com os funcionários estavam ruins, e pela infelicidade da empresa um funcionário veio se acidentar, o qual foi o estopim para que os colaboradores paralisarem a obra.

A empresa não precisaria estar passando por esta situação, caso tivesse um planejamento de seleção e captação de talentos, uma gestão de pessoas adequada e um programa de troca e uso correto de epi’s, assim sendo a empresa conseguiria driblar todos estes empecilhos, evitando muitos dos possíveis acidentes, pois os funcionários trabalhariam em seus horários estipulados por lei, conseguindo assim ter maior qualidade, rendimento e tranquilidade no trabalho.

IV. Referências

CAMPOS, Barbara Monteiro Gomes de, Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas. Valinhos, p.1-20, 2014. Disponível em: www.anhanguera.com. Acesso em: 01 out. 2013

PUGLIESE, Rosa Lucia, Técnicas de Recrutamento e Seleção. Valinhos, Anhanguera Educacional, p. 1-22, 2014 Disponível em: www.anhangura.com. Acesso em: 02 jan. 2014

CAMPOS, Barbara Monteiro Gomes de. Saúde e Segurança do Trabalho. Valinhos, p. 1-21, 2013. Disponível em: www.anhanguera.com. Acesso em: 01 Nov. 2013.

Lima, Francisco Meton Marques de. Elementos de direito do trabalho/ Francisco Meton Marques de Lima. – 13. Ed. – São Paulo : LTr, 2010

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com