TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER - GESTÃO PÚBLICA

Monografias: PROINTER - GESTÃO PÚBLICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  1.810 Visualizações

Página 1 de 7

de cimento. A NBR ABNT 14001:2004 estabelece os requisitos a serem cumpridos pela empresa para assegurar o adequado gerenciamento de resíduos de modo que as atividades realizadas estejam em conformidade com a sua Política Ambiental. É o modelo de gerenciamento que se perfectibiliza por meio de uma autodeclaração ou certificação. A análise dos requisitos legais é exigida pela NBR ANBT 14001:2004. A empresa seguirá os requisitos legais da norma, necessitando fazer a avaliação de cada resíduo gerado, bem como a destinação de cada um deles, assegurando que as atividades realizadas estão de acordo com a Política Ambiental. A avaliação dos requisitos legais será realizada pelo coordenador do setor a que a norma é aplicável, sendo ele responsável. A implantação do Sistema de Gestão Integrado evidencia mudanças nas formas de pensar e agir dos colaboradores, logo, reflete no mercado.

ANHANGUERA EDUCACIONAL PELOTAS

TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS/GESTÃO PÚBLICA

PROJETO INTERDICIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA II

BRUNA BRETRANHA RA 9937022068

FELIPE FONTENA RINSO RA 6790365938

INGRID SHUG DE OLIVEIRA RA 7333551118

JOSEMARI XAVIER RA 7701586296

MÁRCIA T. MENDES DE PAULA RA 7981701572

VLADISBEL SILVEIRA QUEIROZ RA 9978024005

TUTOR PRESENCIAL IVANA CALDEIRA SILVEIRA

TUTOR A DISTÂNCIA

PELOTAS, 28 DE OUTUBRO DE 2013

RESUMO

A cinza de casca de arroz é um resíduo agro-industrial decorrente do processo de queima da casca de arroz, sendo largamente encontrada no Rio Grande do Sul, pois, historicamente, este Estado é o maior produtor de arroz no Brasil, com cerca de 45% da produção nacional. Utilizada como fonte de energia, a casca de arroz é queimada em diversas empresas; algumas, devido à sua natureza, incorporam a cinza ao produto, mas a maioria não encontra outro destino que não o descarte em forma de aterro, criando, assim, um problema ambiental de poluição do solo. No entanto, devido à presença de elevado percentual de sílica (SiO2) na sua constituição, a cinza pode ter vários empregos. Na construção civil, pode ser empregada como pozolana, conforme vários estudos já vêm demonstrando. Porém, encontra restrições por motivos como sua cor escura, que confere aos cimentos, argamassas e concretos aos quais é adicionada, uma coloração também escura, e a falta de uniformidade apresentada em termos de características químicas e, principalmente, mineralógicas. A cor escura não é um problema de ordem técnica, mas estética e de aceitação no mercado. Já a composição mineralógica está associada à atividade pozolânica e a falta de uniformidade do material disponível implica na incerteza do grau de reatividade. Este trabalho teve o objetivo de verificar a viabilidade técnica do emprego de cinzas de casca de arroz residuais na confecção de cimentos Portland composto e/ou pozolânico, a partir de beneficiamentos das mesmas, que associam tratamentos físicos, químicos e ou térmicos, os quais têm como finalidade reverter e ou minimizar os aspectos negativos citados. Tal cimentos foi avaliado quanto à resistência à compressão, aos tempos de pega, à pozolanicidade e à expansibilidade a quente. A análise dos dados obtidos indica que os tratamentos propostos e/ou a associação deles resultam em beneficio no desempenho das cinzas, em pelo menos um dos vários aspectos considerados. A presente pesquisa permite concluir que as CCA residuais têm potencial para serem empregadas na produção de cimentos, tanto aquelas menos cristalinas, quanto as mais cristalinas. Para tanto, devem ser beneficiadas, sendo pelo menos submetidas a tratamento físico para redução de sua granulometria. Se outros objetivos forem pretendidos, como coloração clara, os tratamentos térmico ou químico podem ser empregados. Com isso analisamos a Empresa Efegê-Armazenamento ,Transporte de Cargas e Administração de bens Ltda,pelo grande descarte do material cinzas de casca de arroz com a grande possibilidade da aplicação do projeto sócio ambiental.

INTRODUÇÃO

São evidentes que a cada dia que passa o mercado esta ficando mais exigente e concorrente,com isso temos a possibilidade de expansão e exploração de novas estruturas mais duráveis e resistentes, e com os avanços tecnológicos essas exigências estão se tornando realidade. Os concretos de alto desempenho (CAD) proporcionam essas exigências por conterem adições minerais e aditivos, o que diminui a porosidade e permeabilidade do concreto. São consideradas adições minerais todos os materiais adicionados a mistura de concreto que não seja: cimento, água, agregado e aditivo. Esses materiais podem ser fibras, pigmentos para colorir, metacaulim, sílica ativa, escórias de alto forno, pozolana e sílica de cinza da casca de arroz (CCA).

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

O uso das cinzas da casca de arroz tem sido, recentemente, objeto de diversas pesquisas com o intuito de melhorar as características físico-mecânicas de argamassas e/ou de materiais de construção baseados em terra crua, a grande vantagem do uso como agregado alternativo reside no fato de que sua geração é concentrada em poucos locais, o que facilita a sua comercialização. Além disso, a granulometria do material é relativamente uniforme, o que facilita a dosagem do compósito. Recentemente, foram estudados os efeitos da adição das cinzas da casca de arroz nas propriedades físico-mecânicas (capacidade de absorção de água e resistências à compressão simples e diametral)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com