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PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR – ENGENHARIAS II

Por:   •  30/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.419 Palavras (10 Páginas)  •  192 Visualizações

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UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA[pic 1]

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS AMBIENTAIS

BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA – C&T

DISCIPLINA: PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR – ENGENHARIAS II

DOSCENTE:

DISCENTE:

MATRÍCULA:

RELATÓRIO DE COMANDOS (AUTODESK INVENTOR)

Imagem 01: Desenho mecânico utilizado para demonstrar a execução dos comandos do Software Inventor.

Autodesk Inventor é um programa desenvolvido pela companhia de software Autodesk que permite criar protótipos virtuais tridimensionais. Os modelos 3D gerados pelo Autodesk Inventor, também são funcionais, ou seja, eles funcionam como no mundo real. O Software contempla a parte de engenharia, não apenas modelando as peças, como também permitindo que o seu comportamento mecânico seja avaliado com um módulo de simulação dinâmica de todas as outras forças presentes no sistema, permitindo-se observar e analisar seu comportamento.

  1. INICIANDO O INVENTOR.

Imagem 02: Área de trabalho do Inventor.

Imagem 03: Clicando no botão Configure Default Templates presenta na aba avançada do menu Get Started é possível alterar as configurações do template e escolher as unidades de medidas que serão utilizadas no desenho técnico.

Ao iniciar a área de trabalho do inventor é possível acessar inúmeros comandos e inclusive iniciar um novo projeto e acessar os templates partir da seleção do botão New da guia Get Started.

É com os templates que são acessados os principais módulos do Inventor para criação de peças, montagens, chapas, desenhos 2D etc. Ainda nesta mesma tela, existem os templates:

  • Part: módulo de modelagem de peças.
  • Assembly: módulo de ambiente de montagem.
  • Drawing: módulo de ambiente 2D em formato *.dwg.
  • Presentation: módulo de vista explodida.

  1. ACESSO A TEMPLATES.

Imagem 04: Janela de acesso aos templates.

Templates:

  • Sheet Metal.ipt: módulo de criação e desenvolvimento de chapas.
  • Standard.ipt: módulo de modelagem de peças.
  • Mold Design.iam: módulo de criação de moldes.
  • Standard.iam: módulo de ambiente de montagem.
  • Weldment.iam: módulo de aplicação de soldas.
  • Standard.dwg: módulo de ambiente 2D em formato *.dwg.
  • Standard.idw: módulo de ambiente 2D em formato *.idw.
  • Standard.ipn: módulo de vista explodida.

Para a criação do novo arquivo foi escolhida a opção Standard.ipt do menu Part – Create 2D and 3D objects. O projeto será desenvolvido conforme as predefinições do menu Configure Default Templates, tais como unidade de medida em polegadas ou milímetros. Após selecionar a opção descrita acima, são iniciados os menus chamados de Ribbon e mudam dependendo da tarefa que está sendo executada e do ambiente.

Imagem 05: Ferramentas apresentadas no menu Ribbon.

  1. CRIAÇÃO DE UM SKETCH 2D E INÍCIO DO DESENHO MECÂNICO.

     

Imagem 06: Selecionando uma nova Sketch de desenho 2D e selecionando o plano que será realizado o desenho.

Ao se iniciar o Standard.ipt, define-se a criação de um sketch 2D ou 3D, selecionando-se a opção desejada no primeiro botão do canto superior direito, que por padrão fica disponível como Start 2D Sketch. As geometrias podem ser desenhadas sem que o usuário se preocupe com as dimensões. Durante a criação da geometria, o usuário deve aplicar restrições para garantir que as geometrias sejam coincidentes, tangentes, paralelas, verticais etc., e somente depois colocar as cotas para definir as dimensões. A geometria ajusta-se à medida que é dimensionada.

  1. COMANDOS DE CRIAÇÃO DE DESENHO - PAINEL CREATE.

Imagem 07: Utilização dos comandos Line e Circle para confecção do primeiro Sketch.

Imagem 08: Utilização dos comandos extrude 3D presente no menu 3D model. Essa opção permite que peça tenha dimensões nas três dimensões e comece a modelagem.

Imagem 09: Utilização do comando Circle no Sketch 2 para gerar um novo extrude.

Imagem 10: Utilização dos comandos extrude selecionando a opção de corte para a sessão da peça.

Imagem 11: Utilização do comando Filet presente no menu 3D Model.

Imagem 12: Utilização do comando Hole presente no menu 3D Model.

Imagem 13: Utilização do comando plano presente no menu 3D Model. Foi escolhido essa opção para auxiliar na criação de uma linha no sketch 2D, em um plano que fosse paralelo as duas faces do desenho que foram selecionadas acima.

Imagem 14: Utilização do line para formar uma linha que pertence ao plano auxiliar criado anteriormente.

Imagem 15: Utilização do comando RIB para formar uma nervura na peça.

Imagem 16: Modelagem 3D da peça finalizada.

  1. LISTA DE COMANDOS UTILIZADOS EM AULA.

  1. Criação de Linhas – Line.

Utilizando o comando Line pode-se também criar arcos. Para isso é necessário selecionar o comando Line, clicar em um ponto da tela com o botão esquerdo do mouse e mantê-lo pressionado sobre o ponto onde o arco será iniciado.

  1. Criação de Spline.

Cria curvas 2D usando o comando Spline por definições de pontos. Depois de feita a Spline, clique sobre a mesma e então são mostrados os pontos selecionados pelo usuário para criação da curva.

  1. Criação de Circle.

Cria círculos a partir de um centro e de um raio ou então tangente a três linhas. O comando pode ser usado nos ambientes de 2D Sketch.

- Center Point Circle: Cria um círculo definido a partir de um ponto central e em seguida por um ponto que definirá a distância do raio. O primeiro clique do mouse define o centro do círculo, o segundo clique define a distância do raio do círculo. Será apresentada uma restrição de tangência quando o segundo clique for sobre uma linha, um outro círculo, um arco ou sobre uma elipse.

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