TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percepção dos professores sobre as condições de trabalho.

Por:   •  23/11/2015  •  Monografia  •  11.750 Palavras (47 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 47

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO[pic 1]

CAMPUS ANGICOS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS, TECNOLÓGICAS E HUMANAS

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

ANDRÉ LUÍS OLIVEIRA MAIA

PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO: O CASO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ANGICOS/RN

        

ANGICOS – RN

2014


ANDRÉ LUÍS OLIVEIRA MAIA

[pic 2]

PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO: O CASO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ANGICOS/RN

Monografia apresentada a Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Campus Angicos, para obtenção do titulo de Bacharel em Ciência e Tecnologia.

Orientador (a): Profª. M.Sc. Fabrícia Nascimento de Oliveira – UFERSA.

ANGICOS – RN

2014

        

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

Biblioteca Central Orlando Teixeira (BCOT)

Setor de Informação e Referência

M217p  Maia, André Luís Oliveira.

     Percepção dos professores sobre as condições de trabalho: o caso das escolas municipais de Angicos/RN / André Luís Oliveira Maia. -- Mossoró, 2014.

                   56f.: il.        

     

      Orientadora: Prof. M. Sc. Fabrícia Nascimento de Oliveira.

     

     Monografia (Graduação em Ciência e Tecnologia) – Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Pró-Reitoria de Graduação.

           

  1. Profissional docente – Gestão educacional. 2. Sala de aula. 3. Saúde ocupacional. I. Titulo.                                                                                

RN/UFERSA/BCOT /320-14                                                 CDD: 371.2

     Bibliotecária: Vanessa Christiane Alves de Souza Borba

 CRB-15/452

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

Ao meu avô paterno (In memorian) que sempre teve orgulho de mim e da minha escolha.[pic 6]

À Deus, que sempre se fez presente na minha vida, e me garantiu essa vitória.

E aos meus pais, que sempre fizeram o possível para que eu permanecesse aqui, e que possuem grande orgulho da minha decisão.

AGRADECIMENTOS[pic 7]

Quero agradecer primeiramente à Deus, Ele que foi o meu maior aliado nesse estágio da minha vida, me amparou e ampara em todos os momentos difíceis, e que a cada dia me anima a seguir em frente.

Aos meus pais, Francisca Norma de Freitas Oliveira e Raimundo Nonato Maia de Andrade com quem eu sempre pude contar, que apesar da distância sempre me deixam confortável, me dando grande apoio em todos os momentos, demostrando sempre preocupação, o que me anima a cada dia. Obrigado por acreditarem em mim e sempre investirem na minha educação apesar das dificuldades.

Aos meus familiares, todos os que demostram satisfação na minha caminhada e que sempre me recebem com um sorriso e um abraço quando retorno a casa, isso é um grande consolo.

A minha orientadora Fabrícia Nascimento de Oliveira, que me ajudou em todos os momentos desta etapa do curso, sempre me dando apoio, incentivo e atenção. Obrigado por ter acreditado em mim.

A todos os meus amigos, aos que fiz durante o período de faculdade, vocês serviram de apoio pra mim em todos os momentos difíceis e me ajudaram a vencer todos os obstáculos acadêmicos. Aos que deixei na minha cidade, que mesmo distantes, sempre me ajudaram e se importaram comigo.

Aos professores André Duarte Lucena e Elisângela Lopes Galvão, por aceitarem o convite de participar da banca, e pelas contribuições que irão oferecer.

As Secretarias de Educação e Administração do município de Angicos/RN e a 10ª DIRED do estado, pela disponibilização dos dados para aprimoramento do trabalho.

A todos os diretores e professores das escolas pesquisadas pela atenção e disponibilidade para com o trabalho.

Enfim, a todos que contribuíram de alguma forma na minha vida e na conclusão desse trabalho, mesmo que de forma indireta, obrigado.

 

[pic 8]

“Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina”.

Cora Coralina

RESUMO[pic 9]

A educação é uma área muito importante para a formação e desenvolvimento de uma sociedade. Ela desenvolve um papel fundamental na formação da estrutura social, econômica e política da mesma. Sabendo disso, convém dedicar uma atenção maior a esse segmento, porém o que se vê é um descaso dos órgãos responsáveis. Em meio a isso, os profissionais que trabalham nesse setor sofrem com as condições de trabalho que lhes são oferecidas, essas condições precárias aliadas aos malefícios que o exercício da profissão traz ao professor faz com que o mesmo sinta-se desestimulado a atuar na área. Com vista nisso o presente trabalho objetiva encontrar os principais problemas identificados por esses profissionais no seu ambiente de trabalho e a correlação desses problemas com o afastamento dos mesmos e a baixa procura de profissionais nessa categoria, onde muitos destes acabam por migrar para o setor privado. Foram aplicados questionários a uma amostra de 32% do número de professores ativos da rede municipal de ensino de Angicos/RN, que continha perguntas relacionadas ao perfil do profissional, à identificação da atividade realizada, à avaliação das condições de trabalho e da saúde do profissional. Com base no questionário constatou-se que os professores eram em sua maioria do sexo feminino (96,55%) e casada (65,52%). Alguns exerciam outro emprego (34,48%) e que a maioria possui um elevado tempo de serviço, uma parte sofria com ruído em sala (24,13%), com elevada temperatura (51,72%) e deficiente iluminação (31,03%). Além do que boa parte já desenvolveu alguma doença física (44,83%) ou psicológica (24,14%), desencadeando um número expressivo de afastamentos (55,17%). Com pequenas mudanças nas condições de trabalho do professor pode-se alcançar uma melhor satisfação nos professores e uma melhor qualidade no ensino da rede municipal de ensino de Angicos/RN.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (76 Kb)   pdf (800.5 Kb)   docx (497.2 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com