TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Controle da Produção

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 5

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

ESCOLA POLITÉCNICA - CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO I – PROF. FERNANDO BERGAMASCO

TEXTO DE APOIO II

2. CAPACIDADE DE PRODUÇÃO: é a quantidade máxima de produtos ou serviços que podem ser gerados em uma unidade produtiva por unidade de tempo, fixados os recursos e as condições de trabalho.

Pode – se operar de 0 a 100% da capacidade. Acima disso, significa que alguma condição preliminar foi violada : produtividade individual, jornada, número de pessoas ou máquinas,...

Medidas da capacidade :

  • Medida baseada na produção ou direta: considera os produtos que saem do sistema produtivo como indicador da capacidade – litros / hora, ton / mês , etc.
  •  Medida baseada nos insumos ou indireta:  considera a quantidade dos insumos utilizados ou o potencial de processamento – toneladas de minério / dia, número de assentos / vôo, número de leitos de hospital, número de vagas em uma escola.

 A capacidade planejada dá o limite de atendimento possível e vincula compromissos de recursos no longo prazo.

Forças propulsoras e restritivas da capacidade produtiva:

  • instalações : tamanho, arranjo físico (lay out), idade dos equipamentos, iluminação, temperatura, ruído, poeira, odores;
  • composição dos produtos e serviços : maior diversidade , menor capacidade;
  •  projeto do processo : manual, semi-automático, automático;
  • fatores humanos : desbalanceamento das capacidades individuais, programas de qualidade, programas de manutenção, motivação;
  • fatores externos : padrão exigido pelo cliente, legislação (ambiental, tributária,...) – desvio de recursos que iriam para investimentos ou horas de replanejamento que seriam utilizadas na produção.

Dimensionamento da capacidade produtiva:      C = NxHxE 

                                                                           T                              

  • C = capacidade de produção por unidade de tempo
  • N = número de recursos produtivos necessários
  • T = duração unitária do evento
  • H = jornada de trabalho diária
  • E = eficiência calculada da jornada  E = (H – TNP) /H
  • TNP = tempo não produtivo

Observar que todos os tempos (T, H e TNP) deverão ser expressos na mesma unidade (dias, horas, minutos, segundos), conforme a atividade produtiva específica.

Exemplo: Calcular a capacidade produtiva diária de uma fábrica de camisas que trabalha com 12 máquinas de costura, 8 horas por dia, das quais 24 minutos por dia são destinados a atividades não produtivas (café, necessidades físicas, descanso, etc.), e sabendo que cada camisa demora 17,50 minutos em média para ser produzida.

Solução:

a) cálculo da eficiência

 E = (8hs x 60 min/h - 24 min) / (8hs x 60 min/h) = 456 / 480  = 0,950

b) cálculo da capacidade produtiva

C = (12 x 480 x 0,950) / 17,50 = 5472 / 17,5 = 312,7 camisas / dia

Como o resultado que interessa é o número inteiro de camisas que saem da produção por dia, adota-se  C = 312 camisas / dia. Caso seja determinada a jornada semanal e sabendo o mês específico a produção mensal pode ser calculada permitindo decidir sobre a aceitação ou não de encomendas para entrega com prazo certo.

É importante observar que se forem conhecidas quatro das cinco variáveis, a quinta variável pode ser facilmente calculada reformulando-se a expressão geral.

Exercício 1: Calcular a capacidade produtiva mensal de uma fábrica de bicicletas que conta com 8 funcionários trabalhando 7 horas/dia, com 30 minutos/dia de tempo não produtivo. Sabe-se que cada bicicleta demora 27,4 minutos para ser montada, e que um mês tem, em média, 22 dias úteis. Caso a empresa decida reduzir o quadro de funcionários para 6, e a jornada para 6,5 horas para compensar um investimento em um novo processo que permite produzir uma bicicleta a cada 22,3 minutos, qual seria a nova capacidade produtiva mensal, mantido o TNP atual?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (748.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com