TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Estudo de Solo: Importância Para Precaver Patologias

Por:   •  11/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: Patologias em Fundações, Contenções e Obras de Terra

Identificação da tarefa: Tarefa 4. Unidade 3. Envio de arquivo

Pontuação: 15 pontos

Tarefa 4

Nesta disciplina, abordamos Fundações e Encostas, contemplando estudos de estabilidade, estruturas de contenção e os principais tipos de fundações utilizados atualmente.

A incidência de manifestações patológicas em edificações é um problema que afeta várias cidades do Brasil e do mundo e gera conflitos de interesses, em que, as verdadeiras causas das manifestações, acabam muitas vezes desconhecidas. Quando se trata de problemas patológicos com ênfase em fundações, estudos comprovam que, a maior parte das anomalias ocorre devido ao desconhecimento das características do solo.

Uma das causas mais comuns das patologias das fundações é o recalque, que é um termo utilizado na engenharia civil para caracterizar o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob sua fundação. Há diversos tipos de recalque que podem tornar as patologias ainda mais graves, como, por exemplo, o recalque diferencial, que provoca inclinações nas construções e podem causar colapso das estruturas.

Quando você pensa em construções inclinadas, a primeira imagem que vem à mente é a Torre de Pisa, certo? Saiba que esta situação não é exclusiva do monumento italiano: a Cidade do México, os edifícios de Santos, no litoral sul de São Paulo, também passam pelo mesmo problema. Sem falar na cidade de Jacarta, na Indonésia que sofre um recalque por adensamento há décadas.

Algumas notícias nos últimos anos dessas construções:

A megacidade que está afundando e pode ficar submersa em três décadas:

https://www.bbc.com/portuguese/geral-45168320

Cidade do México afunda sete centímetros por ano

https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/cidade-do-mexico-afunda-sete-centimetros-por-ano-6715427

Moradores dos prédios tortos de Santos sofrem com a desvalorização

http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2012/06/moradores-dos-predios-tortos-de-santos-sofrem-com-desvalorizacao.html

Com base no conhecimento adquirido na disciplina e em estudos complementares, elabore um artigo opinativo sobre as possíveis causas de recalques citados acima, qual a importância do estudo do solo para evitar estes fenômenos e quais as soluções mais adequadas para tratar estas anomalias.

O texto deve ter entre 800 e 1.000 palavras, excluídas as referências bibliográficas.


Planejamento e estudo de solo: importância para precaver patologias

Andre Luiz Tobaro

Introdução

O planejamento e conhecimento do solo da área que será construída qualquer tipo de edificação é necessário para que além da economia, se tenha um controle ambiental. Deve-se atentar aos recursos disponíveis próximos à localidade e realizar um planejamento de acordo com os dados levantados. Os maiores problemas que muitas localidades estão enfrentando atualmente é resultado de vários anos de consumo desenfreado e de falta de planejamento. Mundialmente, a conscientização do agravante da devastação ambiental iniciou em 1972, que acontecera a Conferência de Estocolmo com argumentos sobre o meio ambiente. Determinado tema demorou para acontecer, já que existiam grandes cidades em pleno funcionamento, utilizando recursos desenfreadamente e despejo de resíduos sem qualquer tratamento. Sabe-se que para adequação de um tema que modifique totalmente a cultura e o hábito, têm-se uma resistividade à sua aceitação, com isso, mesmo após a conscientização, perdura-se por anos para adequar nos países. No Brasil, as Normas regulamentadoras (NBR) vieram para adequar e instruir sobre implantações de sistema de gestão ambientais e gerenciamento de impactos ambientais, no qual sua primeira versão veio somente em 1996.

Com a demora para difundir sobre preservação do meio ambiente, os resultados são catastróficos em qualquer país, que até então sofreram as ações do consumo e poluições sem restrição, e que agora remete na consequência de colapsos em falta de recursos até vitais como a água potável, fazendo-o buscar esses recursos sem ponderar os resultados no futuro.

Outras resultantes trágicas pela falta de normas regulamentadoras e melhores planejamentos concomitantemente com projetos bem elaborados e dimensionados, ocorrem em função das inclinações dos prédios na orla de santos, construídos entre 1948 e 1990.

Estudo do solo

Em qualquer construção, é imprescindível o conhecimento do solo onde se implantará uma nova edificação.

Como requisito inicial de uma construção, não sendo obrigatória, mas com uma grande vantagem se executado, a sondagem de solo a percussão (SPT) pode minimizar dores de cabeças futuras, e podem reduzir orçamentos de estruturas, com o apoio de fundações compatíveis com o solo no local onde será construído. A norma NBR 6484/2001 regulamenta o método de execução do SPT e por ela é possível apoiar a execução de um laudo técnico para determinar o solo existente e assim definir o mais rentável e adequado tipo de fundação.

As maiores dificuldades no Brasil são construções irregulares, que além de trazer certos riscos para suas próprias vidas, pode colocar em risco a vida de outras pessoas.

Inclinações dos prédios de Santos

Como mencionado anteriormente, os desafios das inclinações dos prédios de santos são resultantes da falta de planejamento e de elaboração de projetos e também pode ser pela falta de conhecimento sobre as camadas do solo que foram executadas as fundações. De acordo com engenheiro Marcão (2012) em entrevista para a G1:

Isso acontece também porque estudos demonstram que a altura máxima recomendada para os edifícios em Santos seria de 10 pavimentos quando apoiados em sapatas. Mas existem edifícios que atingiram até 19 andares. (MARCÃO, 2012, apud MISUMOTO, 2012).

Existe uma empresa (maffei engenharia) que demonstra com exclusividade registros em vídeos disponibilizados abertamente corrigindo por definitivo a inclinação de vários prédios de Santos. Basicamente ele executa outra fundação, corta os vínculos das fundações antigas (sapatas) e reapruma com auxílio de macacos hidráulicos, e depois realiza a união da estrutura com a nova fundação, transmitindo a carga para a nova fundação, calculada e executada para sanar as movimentações que resulta nas inclinações. Esse reaprumo é devidamente comprovado no vídeo, demonstrado com experimentos com bolas sobre o piso ou até mesmo a água no box do chuveiro antes e após o reparo. É possível apreciar o reparo de um dos prédios no seguinte link:  . Vale ressaltar que o reparo não interferiu no cotidiano dos moradores, pois não necessitou de esvaziar a edificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com