TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio de Gestão Ambiental

Por:   •  12/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...............................................................................................................................

gestão da produção industrial– módulo Gestão Ambiental e Segurança.

André Bargas Carbajal - 205202017

Portfólio 1

...............................................................................................................................

Guarulhos

2021

André Bargas carbajal

Portfólio 1

Trabalho apresentado ao Curso Gestão da Produção Industrial, da Faculdade ENIAC para a disciplina Gestão Ambiental e Tratamento de lResíduos.

Prof.JoséHumberto Machado Tambor.

Guarulhos

2021

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

Desafio 1:

A preservação do meio ambiente é uma ação de proteção sobre a natureza das ações do homem, principal causador dos desequilíbrios ambientais. Para isso, diversas iniciativas e formas de proteger regiões, especialmente aquelas de mata nativa, ou seja, intocadas, são realizadas. Vale ressaltar que o auxilio para recuperação de danos causados pela ação da espécie humana é  um importante campo de ação do engenheiro ambiental. 

[pic 3]

Com base nesse contexto, responda as seguintes perguntas do funcionário da agência:

1) Que tipo de recursos hídricos o condomínio deverá utilizar nessa empresa?

O comdomínio deve utilizar dois sistemas de recursos hídricos, sendo eles um fornecido pelo sistema de abastecimento e tratamento de água e esgoto da região. O segundo por meios de arrecadação de recursos hídricos naturais.

Sistema de água e esgoto devem ser utilizados de forma basica para a manutenção e bem estar da saude, em locais como cozinhas e banheiros. Porem a agua utilizada desta maneira se for coleta e tratada de maneira adequada, podera ser reutilizadas de outras maneiras.

Tanques de coletas e tratamento de água sera armazenda e tratada toda agua utilizadas em cozinhas, banheiros (pias e chuveiros) e areas de serviços (tanques e maquinas de lavar), para utilização limpeza externas dos predios e maquinas da empresa.

Sistema hídricos naturais crias pontos de coletas de água da chuva, cisternas e tanques de armazenamento e tratamendo de água.

Também podendo utilizar de um sistema de poço artesianos para irrigação das plantações e abastecimento das casas e fabrica.

Para ser sustentável, o condomínio deverá usar recursos hídricos próprios, com captação de água da chuva para os serviços e irrigação, com sistemas de reuso, e uso de poço artesiano.

Figura 2 - Esquema de funcionamento de sistema aproveitamento de água de chuva

[pic 4]

2) Que fontes energéticas poderão ser utilizadas nesse caso?

Os meios sistemas energeticos que o condominio vai utilizar são

:

Energia eólica: é gerada pela ação do vento. A força dos ventos movimenta turbinas de aero geradoras, que, por sua vez, fazem com que a energia mecânica seja convertida em energia elétrica.

Energia solar: é produzida pela captação dos raios solares, através de painéis fotovoltaicos, que convertem o calor em energia elétrica, e painéis térmicos, que utilizam o calor solar para aquecer a água.

Energia hidrelétrica: é criada pela força da água dos rios, que movimentam as turbinas para a geração de eletricidade. Fornecidos pelo agencia de energia da região.

Biomassa: é adquirida pela queima de substâncias de origem orgânica, ocorre com a combustão de lenha, bagaço de cana, resíduos agrícolas e excrementos animais. Os bicombustíveis são considerados biomassa por serem produzidos com base em vegetais de origem orgânica, como a cana-de-açúcar (caso específico do etanol). Esse método ira ser utilizado no setor de produção da fabrica, assim utilizando a matéria prima que seria descartada como fonte de material para a combustão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (576.6 Kb)   docx (497.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com