TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio - Cidadania e Ética

Por:   •  20/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – CIDADANIA E ÉTICA

PORTFÓLIO 1

...............................................................................................................................

Guarulhos

2017

PORTFÓLIO 1

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de Produção da Faculdade ENIAC para a disciplina  Cidadania e Ética.

Prof. José G. Lemos

Guarulhos

2017

[pic 2]

Atividade Proposta:

a) A partir dessa situação, o que você faria se fosse o gerente Marcos Sampaio?

Resp:

     Se eu fosse o gerente, chamaria o vendedor Sérgio para conversar e explicaria a situação para ele. Provavelmente, Sérgio diria que não mente na prestação de contas dos gastos de viagens, pois no texto não fala em nenhum momento que os vendedores deveriam apresentar as notas fiscais comprovando os gastos; ou ele falaria que não sabia que deveria devolver o valor que sobrasse.

     Observando o texto, parece que a empresa não tem nenhum procedimento por escrito falando da tratativa da “prestação de contas” referente as viagens, logo, não poderia tomar alguma atitude mais energética, pois não teria como provar nada. Sendo assim, eu solicitaria a elaboração de um procedimento com as tratativas de prestação de contas, para que da próxima vez que isso acontecesse, poder agir conforme as penalidades descritas no procedimento, sem causar injustiças.

b) Você acha que as pessoas em geral agiriam como você? Justifique sua resposta.

Resp:

     Na posição de gerente eu acho que sim, pois um gestor tem de estar atento para tomar as decisões baseado nos procedimentos e normas da empresa, para que não possa tomar atitudes preciptadas e prejudicar os colaboradores ou a própria empresa.

c) Como a empresa modelo pode agir preventivamente de forma a evitar problemas morais como esse?

Resp:

     A empresa pode elaborar um Procedimento sobre Prestação de Contas, dar treinamentos sobre o assunto e fazer com que os vendedores assinem uma “Lista de Treinamento”, para que não haja alguém falando que não sabia dos termos da prestação de contas e, também, pode solicitar aos vendedores que apresentem as “Notas Fiscais” dos gastos durante a viagem; assim, a empresa poderia agir preventinamente para evitar esses problemas morais.

Conclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (115.4 Kb)   docx (53 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com