TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Fabricação dos Recipientes de Coca Cola

Por:   •  17/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.283 Palavras (10 Páginas)  •  2.563 Visualizações

Página 1 de 10

Produzindo as garrafas de plástico:

 50% de todos os produtos da coca cola são fornecidos formato de garrafa pet. As garrafas de pet podem ser leves, mas devem ser resistentes e fortes, para suportar muita pressão. A fabricação de uma garrafa plástica é feita em duas fases: primeiro se faz um pré-molde por injeção; depois o pré-molde é aquecido e alongado em forma de garrafa.

 Pré-forma: Para fazer a pré-forma, a fábrica bombeia pastilhas de pet por uma mangueira em uma máquina de moldagem por injeção. Dentro dessa máquina, uma broca helicoidal que forçam a pastilha para dentro de um aquecedor. A temperatura do aquecedor é certa de 290°C, o suficiente para derreter as pastilhas. Então, a máquina injeta o plástico liquido para dentro do molde. O molde dá forma à primeira etapa da garrafa pet: a pré-forma. Um robô retira as pré-formas do molde e depois passa para outro robô. Esses robôs esfriam as pré-formas antes de ser colocadas sobre a esteira. As pré-formas se parecem mais com tubos de ensaio do que com garrafas a essa altura, mas a parte superior está completa. Uma parte pouco observada, mas critica da parte superior é chamada borda de apoio, ela é usada para segurar a pré-forma durante todo processo de moldagem por sopro e quando ela vai para o estágio de engarrafamento, o preenchedor a prende e apóia por ela durante a operação de embasamento.

 Fabricando a garrafa: As pré-formas escorregam até que um sulco as apanha pelas bordas de apoio. As pré-formas são como balões não inflados que serão transformadas em garrafas. O problema é que as formas são duras de mais para serem inflados, então elas passam por um circulo de aquecimento que as aquecem à 115°C para ficarem mais flexíveis. Agora as formas estão moles o suficiente para serem infladas como balões de plástico. Engrenagens as transportam pelas bordas de apoio para os moldes. O que transformará as formas em garrafas são moldes de aço inoxidável. Uma vez instalados, cada molde fará duas garrafas. Esses moldes são resfriados por água fria que entra pelo tubo azul, enquanto a água quente sai pela mangueira vermelha. A máquina possui capacidade para 20 moldes, cada um fazendo duas garrafas, cada revolução produz 40 garrafas. Como as pré-formas são introduzidas nos moldes não se pode ver por dentro, mas acontece o seguinte: a pré-forma é aquecida; em seguida um aste de metal desce e a estica; a aste abaixa a pressão e expande a pré-forma; então, uma explosão de ar em alta pressão infla a pré-forma até que ela encoste na borda do moldes. A borda do molde é gelada devido à água gelada que está sendo canalizada para ela, é esse metal frio que define a forma da garrafa. Quando a garrafa encosta na borda do molde ela está definida, está pronta. A máquina faz quase 800 garrafas por minuto e cada uma dela é fotografada, essas imagens obtidas através do gargalo da garrafa são analisadas por um computador, as garrafas que não satisfazem as normas são recicladas, as que satisfazem alçam vôo. A jornada começa quando mais uma vez a garrafa é agarrada pela borda de apoio, não se trata de uma esteira, é um transportador aéreo porque esse sistema é movido a ar. O transportador a ar move as garrafas leves pela linha mais rapidamente que uma esteira convencional. As garrafas viajam mais de 1 km pelo transportador a ar até chegarem ao fim da linha, no paletizador. Um par de robôs as empilha em um palet. Em menos de 24h essas garrafas são transportadas para uma empresa de engarrafamento da coca-cola, onde serão preenchidas com a bebida.

 Processo de preenchimento: Antes que as garrafas sobre esse palet possam ser preenchidas com a bebida, elas precisam ser colocadas em fila indiana. O primeiro passo é uma máquina conhecida como despaletizador. As linhas amarelas da esteira marcam as divisões das correias, algumas seções correm mais rapidamente que outras, ajudando a colocar as garrafas em fila indiana. Elas alçam vôo no transportador aéreo, mais uma vez agarradas pela borda de apoio. Então elas são agarradas e viradas, elas ganham um sopro de ar ionizado para limpar todos os detritos e neutralizar qualquer carga de energia estática. As garrafas fazem sua jornada final até a sala de envasamento, nessa sala até 800 garrafas são preenchidas por minuto. O desafio está em engarrafar a bebida gaseificada rapidamente. A primeira coisa que a válvula de enchimento faz é preconizar a garrafa para igualar a pressão no recipiente de preenchimento. É preciso uma volta completa da roda para preencher uma garrafa, a coca-cola que entra está bem gelada. A temperatura do envasador é cerca de 3°C, o que mantém o produto estável, o produto espumaria e não poderia ser mantido na garrafa. Quando as garrafas saem da válvula elas são despresonizadas, de forma que a bebida não vá se soltar. Mesmo assim a bebida parece querer vazar quando o preenchimento retorna em sua velocidade máxima de 800 garrafas por minuto. A melhor coisa para manter a pressão são tampinhas.

 Colocação de rótulos: A fábrica possui mais de 3 km de esteiras, por que uma esteira tão longa? Para criar áreas de armazenamento caso alguma estação da linha se atrase ou pare. Algumas partes do sistema de transporte formam áreas de armazenamentos durante as interrupções, quando o problema é resolvido as garrafas são liberadas e continuam a sua jornada. Uma área que pode sofrer com uma paralisação é a de colocação de rótulos. As garrafas são agarradas pelas tampas, à medida que a máquina coloca os rótulos.

 Fase de embrulhamento: Agora, elas seguem para o passeio mais louco da fábrica: a esteira em espiral, que leva as garrafas para 5,5m de altura. A esteira aérea libera espaço no chão da fábrica, no final da linha elas recebem pancadas para serem empilhadas em uma palet. Quando o palet tem sete camadas é embrulhado.

Produzindo as latas:

 Os clientes querem a coca-cola em outro recipiente, latas. Tudo que diz respeito à latas de alumínio é rápido, da fabricação até a fase de envasamento, a velocidade pode chegar até 2002 latas por minuto.

 Primeira etapa: A fábrica recebe suas latas de um fornecedor. As latas iniciam como bobinas de alumínio de 9 mil quilos, cada bobina produz cerca de 700 mil latas. O processo de fabricação de latas é algo automatizado e essa é uma das poucas áreas da fabrica na qual as mãos humanas são necessárias. A carga da bobina é colocada na máquina perfuradora, mais de 200 vezes por minuto uma prensa faz o metal passar por matrizes, formando copos. Cada perfuração da prensa faz 14 copos. A partir daqui eles tomam um elevador para uma área de armazenamento.

 Segunda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com