TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos da Área de Conhecimento da Integração

Por:   •  13/12/2020  •  Artigo  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 6

Processos da Área de Conhecimento da Integração

Anna Flávia Carneiro

Resumo

O gerenciamento da integração é o conjunto de processos que identifica, define, combina, unifica e coordena os procedimentos de gestão de projetos dentro dos grupos de processos de gerenciamento de projetos (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento).

No gerenciamento da integração se tem uma visão geral do projeto e é possível se enxergar as ligações entre as etapas. O grande destaque dessa área de conhecimento é garantir que todos os planos convirjam para o mesmo objetivo do projeto e não permitir que existem lacunas ou pontos discordantes que precisem ser trabalhados. O gerenciamento da integração, portanto, visa garantir a sinergia entre as diversas áreas de conhecimento desde a iniciação até o encerramento do projeto, lincado com o Guia PMBOK®, principal referência em gestão de projetos, que elenca seis processos de gerenciamento da integração, que serão vistos ao longo desse artigo.

Palavras-chave: Gestão de Projetos. Gestão da Integração. PMBOK. Gerenciamento. Projetos.

Abstract

Integration management is the set of processes that identifies, defines, combines, unifies and coordinates project management procedures within the groups of project management processes (initiation, planning, execution, monitoring and control and closure).

In the integration management, there is an overview of the project and it is possible to see the connections between the stages. The great highlight of this area of knowledge is to ensure that all plans converge towards the same objective of the project and do not allow that there are gaps or disagreeing points that need to be worked on. The integration management, therefore, aims to ensure synergy between the various areas of knowledge from the beginning to the end of the project, linked to the PMBOK® Guide, the main reference in project management, which lists seven integration management processes, whose six of these processes will be seen throughout this article.

Keywords: Project management. Integration Management. PMBOK. Management. Projects.

Introdução

Segundo o PMBOK, existem diversos processos, ferramentas e técnicas úteis para a gerencia de qualquer projeto. Além disso, o PMBoK identifica um subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. Ou seja, o guia possui informações consensuais que foram identificados por profissionais da área e que se forem usados nos projetos, aumentam as chances de sucesso nesses projetos.

O objetivo deste artigo é apresentar uma das áreas de conhecimento do guia PMBoK, Gestão da Integração, e esta área de conhecimento é ainda dividida em seis processos:

- Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto

- Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto

- Dirigir e Gerenciar o Trabalho do Projeto

- Gerenciar o Conhecimento do Projeto

- Monitorar e controlar o Trabalho do Projeto

- Realizar o Controle Integrado de Mudanças

A área de conhecimento Gerenciamento da Integração do Projeto possui diversos processos e atividades dentro de cada um dos processos responsáveis por identificar, definir, combinar, unificar e coordenar as outras diversas atividades e processos de gerenciamento de projetos abordados no guia PMBoK. Portanto, este processo é um integrador, ou ainda um consolidador, ou articulador, que são vitais para gerenciar expectativas dos clientes e atender aos requisitos do projeto.

Será explanado neste artigo os processos dessa área de conhecimento individualmente como também a responsabilidade de cada um deles.

Processos

A área de conhecimento da Integração descreve os processos que integram elementos do gerenciamento de projetos, que são identificados, definidos, combinados, unificados e coordenados dentro dos grupos de processos de gerenciamento de projetos.

Os processos dessa área são:

a. Termo de Abertura do Projeto: Neste processo é formalizado o início do um projeto e a documentação dos requisitos iniciais que satisfaçam as necessidades e expectativas das partes interessadas.

No termo de abertura do projeto identifica-se quem será o gerente responsável por gerenciar o projeto, metas, premissas, objetivos, estratégia, riscos e patrocinadores. Todos os projetos são autorizados por um patrocinador, este patrocinador é o responsável por financiar este projeto, ou seja, ele que pagará pelo projeto. Também é o patrocinador quem pode criar o termo de abertura, no entanto, esta tarefa também pode ser realizada pelo gerente de projetos. Por isso, o guia PMBoK também cita que um gerente de projetos deve preferivelmente ser designado ao projeto antes do termo de abertura começar ou estar pronto, assim ele pode participar ativamente deste processo. A assinatura do patrocinador no termo de abertura do projeto é que autoriza formalmente o projeto.

b. Plano de Gerenciamento do Projeto: Nessa etapa é documentada todas as ações necessárias. Segundo o Guia PMBOK®, desenvolver o plano de gerenciamento de projeto é o processo de documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares.

Desta forma, deve-se determinar como o projeto será executado, controlado, monitorado e encerrado levando em consideração todas as áreas de conhecimento do projeto e como elas serão integradas e consolidadas através do Plano de Gerenciamento do Projeto.

É um processo importante do planejamento pois integra os demais planos complementando-os.

c. Gerenciamento da Execução do Projeto: Nesse momento é onde todo o trabalho definido no Plano de Gerenciamento é realizado. Fase da execução.

d. Gerenciamento do Conhecimento do Projeto: É feito um acompanhamento e regulação no projeto com o intuito de averiguar se os objetivos previamente definidos no Plano de Gerenciamento do projeto estão sendo satisfeitos.

Gerenciar o Conhecimento do Projeto é o processo de utilizar conhecimentos existentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com