TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer

Dissertações: Prointer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  2.301 Palavras (10 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Na última década a questão ambiental deixou de ser vista como domínio exclusivo dos ecologistas e passou a ser incorporada às preocupações centrais da sociedade. Isto pode ser percebido, segundo Ferolla [1999], pelo incontável número de iniciativas políticas direcionadas à conservação dos recursos naturais.

Atualmente, temas relativos à gestão ambiental ocupam grande parte dos esforços e investimentos de empresas e países. Nesse contexto, surgiu uma nova idéia-força que está mobilizando as nações: o desenvolvimento sustentável. Um novo estilo de desenvolvimento que tem como meta a busca da sustentabilidade social e econômica capaz de ser solidária com a biosfera.

A relação entre meio ambiente e desenvolvimento econômico deixou de ser vista como conflitante. O crescimento econômico deve perseguir a conservação dos recursos naturais.

No sentido de favorecer a mudança do paradigma de crescimento econômico ilimitado e simultaneamente atender às pressões por uma maior qualidade ambiental, através da ordenação de iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável, a Organização Internacional de Normalização (ISO – International Standard Organization) encarregou-se de formular normas internacionais sobre o tema, criando o Comitê Técnico (TC) 207, em março de 1993, para a elaboração das normas da série ISO 14000.

A norma ISO 14001 foi publicada em setembro de 1996, compreendendo especificações normativas acordadas internacionalmente e estabelecendo critérios de gestão ambiental compatíveis com um sistema de gerenciamento voltado à viabilidade da produção ecologicamente correta e à indução de uma cultura participativa baseada na aprendizagem organizacional, na disseminação de valores ambientais e na sustentabilidade dos recursos naturais [Maimon,1999; Valle, 1996; D’Avignon, 1996; e Scherer, 1998].

A ISO 14001 é uma norma de adesão voluntária que contém os requisitos para a implantação do SGA em uma empresa, podendo ser aplicada a qualquer tipo ou porte de organização.

3

A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental baseado na ISO 14001 por uma empresa pode ser vista como uma inovação, uma vez que é um processo exigente de mudança comportamental e organizacional, cuja introdução envolve vários graus de incerteza [Abreu, 1995 e Bogo, 1998]. O desafio para garantir o sucesso de um SGA é, justamente, o de adequá-lo às características e cultura da empresa, levando em consideração os objetivos almejados com a mudança pretendida.

O sucesso da implementação de um SGA estará, portanto, relacionado a uma série de fatores, de ordem estratégica e operacional, voltados à obtenção de ganhos econômicos e sócio-ambientais, bem como à garantia de sobrevivência da organização em um cenário em constante alteração.

O objetivo deste projeto é apresentar alguns dos princípios fundamentais do Sistema de Gestão Ambiental segundo a norma NBR ISO 14001, e um exemplo prático da aplicação destes conceitos de gestão em uma empresa do município de São Bernardo do Campo – SP, cujo ramo é o de serviços e é onde uma das alunas é colaboradora.

4

A EMPRESA

Em 1950, na Suíça, quando as pessoas começaram a viajar mais, um grupo de executivos visionários criou a Elvia Travel Insurance. Esse ano marcou o começo da história em ajudar pessoas.

Vinte e quatro anos depois, em 1974, a Mondial Assistance foi fundada na França e o trabalho de ajudar pessoas alcançou um novo patamar. A criação da Mondial coincidiu com o desenvolvimento do mercado de assistência, que, além do seguro viagem, começou a oferecer assistência auto, médica e de repatriação. Em 1979, a AGF passou a ter participação na Mondial Assistance.

Durante os anos 80 e 90, ainda como duas entidades separadas (Elvia e Mondial Assistance), a expansão, desenvolvendo-se primeiramente na Europa e, depois, gradualmente em todo o mundo. Em 1995, a Elvia Travel Insurance juntou-se ao grupo alemão Allianz.

Em 1996, a Mondial Assistance chegou ao Brasil, adquirindo uma importante empresa da área que já contava com cinco anos de forte atuação e sucesso no mercado brasileiro.

Em 2000, a Elvia Travel Insurance e a Mondial Assistance fundiram-se com sucesso, dando origem ao grupo tal como o conhecemos hoje. Somando quase 80 anos de experiência e conhecimento, tornaram-se líderes mundiais em assistência, seguro viagem e serviços ao cliente.

Adquiriram a World Access nos Estados Unidos, em abril de 2000, e a Worldcare na Austrália, um ano depois.

Em 2007, solidificaram a posição na França e, fiéis ao objetivo de crescer internacionalmente, abriram escritórios no México e na Índia. Também adquiriram a Medvantis, um call center médico na Suíça, e implantaram um escritório na Rússia, onde começaram a operar em 1° de março de 2008.

Hoje, operam sob uma marca única e estão presentes em todos os cinco continentes.

Tem como missão, ajudar as pessoas, a qualquer hora, em qualquer lugar e está fundamentada em valores como ser atencioso, interligado, profissional, pró ativo e inspirando confiança.

5

A Mondial entende o seu papel na sociedade e quer ser reconhecida como uma empresa socialmente responsável através de ações de preservação do meio ambiente. Incorpora no cotidiano das pessoas a melhoria do meio ambiente urbano, a inclusão social e o consumo consciente, bases para o desenvolvimento sustentável, por meio de ações como:

• A Hora do Planeta: O Grupo Allianz, do qual a Mondial Assistance faz parte, apóia a iniciativa global Hora do Planeta da Rede WWF, organização não-governamental dedicada ao meio ambiente. A meta é reduzir a emissão de CO2, com ações como redução do consumo de eletricidade, água, papel, redução de viagens (mais videoconferências) e redução da produção de lixo, estimulando a reciclagem. Em 2010, por exemplo, a Mondial Assistance Brasil mobilizou todos os seus colaboradores, que apagaram as luzes durante 1 hora.

• Coleta Seletiva: A Mondial mantém postos de coleta seletiva para resíduos secos recicláveis, óleo de cozinha e pilhas. O lixo é enviado para as cooperativas, gerando empregos.

• Desenvolvimento Sustentável: Continuamente, desenvolvem campanhas internas, na intenção de influenciar o comportamento dentro e fora da empresa, utilizando o poder de comunicação da sua Intranet, estimulando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com