TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer

Pesquisas Acadêmicas: Prointer. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 5

O Projeto Interdisciplinar tem por objetivo inserir os alunos no campo prático e contato com empresas efetivamente e legalmente constituídas nas quais estes alunos possam vivenciar situações, apresentar projetos e soluções.

Neste contexto, nós alunos do 3º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Logística, reunimo-nos e criamos o grupo. Em seguida, por entremeio deste grupo entramos em contato e solicitamos a autorização da Tecfil para nossa coleta de informações.

Cumpre informar, que não houve solicitação de dados sigilosos e estratégicos da organização sob nenhuma hipótese, sendo que o nosso Projeto Multidisciplinar de Aprendizagem foi permeado por disciplinas norteadoras e seus respectivos conteúdos estudados durante este semestre letivo, sendo: Logística empresarial; Gestão de Custos Logística; Planejamento e controle da Produção; e Intermodais.

Ressalta-se o fato que a empresa foi isenta totalmente da responsabilidade das sugestões e eventuais implementações sugeridas, sendo este estudo será usado meramente para fins acadêmicos, não gerando quais quer obrigatoriedade para ambas as partes, em especial a empresa.

Descrição da empresa

Razão social: Sofape S.A

Nome fantasia: Tecfil

Segmento: Filtros automotivos

Porte grande -100% nacional

1.400 funcionários.

Sobre a empresa

A TECFIL foi fundada em 20 de março de 1953 na cidade de São Paulo, no bairro do Brás, pelo Sr.Abilio Gurgel Filho era vendedor de motores da Cummins na Mesbla e percebeu uma grande oportunidade de negócio no segmento de filtros.

Em 1970/1971, o Sr.Bartolomeu, pai dos atuais acionistas, assume o controle da empresa e a instala na Rua Javari, na Mooca.com o crescimento resolve investir numa nova planta em Itaquera.

Em 1984 seus filhos Abilio e Arthur Gurgel assumiram a empresa. No mesmo ano, a Tecfil mudou-se para Guarulhos, na Rua Iguatu no bairro de Cumbica.

A partir dessa data, a TECFIL deu um salto no mercado. A empresa investiu na equipe comercial e em novas tecnologias.

Com um departamento voltado exclusivamente para o desenvolvimento de novos Filtros, a TECFIL sempre está um passo a frente na reposição de Filtros Automotivos para os mais variados modelos e tipos de veículos.

São aproximadamente 90.000 m² de área total e 1.500 funcionários. A fábrica possui uma capacidade de produção de 5,5 milhões de filtros/mês. A empresa possui ainda todas as Certificações de qualidade exigidas no mercado e ganhou por cinco anos consecutivos (2007, 2008, 2009, 2010 e 2011) o certificado do Guia Exame “As 150 Melhores Empresas para se Trabalhar”.

É por esses e outros diferenciais, como excelência em logística, recursos humanos, processo produtivo e assistência técnica,  que a TECFIL é líder no mercado de reposição de Filtros Automotivos.

2.2 Missões, visão e valores

Missão

“Fornecer soluções em filtração para os segmentos industrial e de veículos automotores, visando à rentabilidade, satisfação dos clientes, valorização dos funcionários e preservação do Meio Ambiente.” 

Visão

“Nossa visão é a de nos tornarmos uma empresa de classe mundial, cuja marca seja reconhecida pelos nossos colaboradores, parceiros, clientes e segmento de atuação, como um dos mais importantes referenciais na área de soluções em filtração.”

Valores

- Melhor Relação Custo x Benefício aos Clientes; 

- Respeito ao ser humano; 

- Agilidade em decisões e implementações; 

- Flexibilidade; 

- Estilo gerencial empreendedor, orientador e participativo; 

- Inovação; 

- Manutenção de um relacionamento ético, responsável e de longo prazo com funcionários, clientes e comunidade; 

- Preservação do Meio Ambiente; 

- Zelo pela imagem da empresa.

2.3 Clientes

Girando comercio, Nac Central, Amazonas do Brasil, Odapel, Visteon, Lubnorte, Lubrifil, Yalub, Trevlub, Robert Bosch, Sk Automotive, Mercado Filtrante Autozone.

2.4 Produtos

Linha Leve, Linha pesada, hidráulica, agrícola e motocicletas.

A TECFIL possuiu produtos que atendem toda a frota de veículos.

Interdisciplinaridade

Logística empresarial

Logística, cadeia de suprimento e estratégia competitiva.

Os gestores são estimulados a enxergar além da curva de experiência e da ligação entre custos relativos e participação no mercado. Também são encorajados a desenvolver estratégias logísticas e estratégias para a cadeia de suprimentos que explorem varias oportunidades latentes para aumentar eficiência e produtividade.

Em vez de rivalidade e desconfiança dentro da cadeia de suprimentos, novas pressões competitivas exigem velocidade e flexibilidade, que por si próprio requerem maior abertura e confiança. A capacidade de gerenciar a inovação e integração de processos torna-se tão importante quanto à inovação dos produtos.

Levantamento de informações

A Tecfil mantém uma política de cadeia suprimentos aonde temos parceiros no abastecimento fabril e no caso dos insumos mais importantes no processo produtivo (aço, papel e embalagem) a Tecfil mantém o estoque no fornecedor dentro de sua planta como se fosse uma Kanban, porém em cada puxada por lote de produção o fornecedor realiza o faturamento do mesmo. O ponto negativo é que temos área utilizada para este tipo de armazenagem aonde não possibilita a empresa ampliar sua produção, mas em contra partida o custo se iguala na questão de comparação entre armazenagem interna e custo do transporte (FOB).

Diagnostico

Logística e valor para o cliente

Todo negocio compete procurando oferecer maior valor ao cliente, e os processos logísticos fornecem os meios pelos quais os serviços ao cliente são entregues.

O serviço ao cliente é um conceito multifacetado que se torna cada vez mais importante como meio de conquistar e manter a diferenciação no mercado. Como não existem dois clientes iguais, deve-se reconhecer que o serviço precisa funcionar de acordo com o gosto do cliente em outras palavras precisa ser customizado para atender as necessidades de diferentes clientes.

O gerenciamento logístico pode desempenhar papel fundamental para aumentar o lifetime value do cliente, elevando o seu nível de satisfação e também tornando possível a retenção do cliente. Para estratégia logística voltada para o mercado, redefinir os objetivos de serviços com base nas exigências dos clientes. A realização do “pedido perfeito” deve ser a base para a criação de padrões e medidas de desempenho dos serviços prestados aos clientes.

Levantamento de informações

A preocupação com este ponto na empresa é grande, pois como temos entre nossos clientes concorrentes em comum até mesmo na mesma região com proximidades curtas, temos como estratégia não realizar entregas de concorrentes com o mesmo veículo, pois as condições oferecidas a cada cliente é diferenciada no caso de preço, condições de pagamento, prazos, etc... E para não haver geração de conflito realizamos o planejamento da roteirização considerando estes fatores. Outra estratégia é entregar de acordo com a capacidade do cliente, seja ela por volumes, m³, valor de NF para não afetar o fluxo de caixa do cliente. A idéia é sempre atender a necessidade individual de cada cliente desde que está necessidade não gere aumento de custos operacionais e administrativos ou geração de conflitos entre áreas.

Diagnostico

Medido custos logísticos e desempenho

Os custos logísticos são responsáveis por grande parcela dos custos totais de um negocio, é crucial que sejam cuidadosamente geridos. Os métodos tradicionais de contabilidade baseados na alocação de custos totais podem ser enganosos e perigosos.

O gerenciamento logístico causa impacto não apenas na contabilidade de lucros e perdas da empresa, mas também no balancete. É vital que as decisões sobre estratégias

logísticas estejam baseadas em um pleno conhecimento do impacto que elas causarão no desempenho financeiro do negócio.

Levantamento de informações

Ocorre a medição de todos os custos envolvidos no processo logísticos, a fim de controlar, identificar e buscar alternativas

...

Baixar como  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »