TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer

Dissertações: Prointer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto Interdisciplinar Aplicado

aos Cursos Superiores de

Tecnologia

(PROINTER)

Relatório Parcial

Porto Alegre/RS

2014

Álvaro Humberto Pimenta dos Santos - 7581608310

Jesse Demétrios dos Santos do Nascimento - RA: 6948471978

Marcelo Pereira - RA: 6571290226

Marlon Sidicley da Silva - RA: 6746353281

Paulo Rogério dos Santos - RA: 6789437890

Rodney Julio Antunes – RA: 8307762173

Relatório Parcial

Relatório Parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Logística na Faculdade Anhanguera, sob a orientação da Tutora EAD José Marcelo Henriques.

Porto Alegre/RS

2014

Sumário

I. Apresentação

II. Descrição da Situação Pesquisada

III. Conclusão

IV. Referências bibliográficas

I. Apresentação

Este projeto tem como principal objetivo, analise de uma organização industrial do setor de alimentos , especificamente de laticínios (leite) e determinar o melhor modal ou modais e verificar os custos logísticos atrelados ao modal escolhido.

De forma a apoiar o desenvolvimento do projeto, serão utilizados conteúdo das disciplinas de Gestão de Custos Logísticos, Intermodais e Gestão em Marketing.

Esta pesquisa foi realizada em uma cooperativa de laticínios no município de Nova Petrópolis/RS.

A cooperativa PIA atua como fabricante de laticínios , destacando doce e creme de leite , iogurte e bebidas lácteas. Também produz doce de frutas, bebidas a base de soja e rações.

A cooperativa Piá está dividida em três unidades distintas: indústria de alimentos, agronegócio e supermercados. A área de captação da cooperativa envolve produtores rurais de cerca de 90 municípios gaúchos. A cooperativa conta com 15 mil associados e mais mil funcionários. Além da indústria de laticínios e doces de frutas, a Piá conta ainda com duas fábricas de rações e uma rede de supermercados e agropecuárias com 17 lojas. A distribuição dos produtos da cooperativa, que levam a marca Piá, está concentrada nos três Estados do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná - e São Paulo.

II. Descrição da situação pesquisada

A pesquisa foi realizada na cooperativa PIA no município de Nova Petrópolis:

Empresa: Cooperativa Agropecuária Petrópolis Ltda.

A seguir breve apresentação da empresa pesquisada para apresentação deste trabalho.

Empresa: Cooperativa Agropecuária Petrópolis Ltda.

Fundada em 29 de outubro de 1967, no município de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, a Cooperativa Agropecuária Petrópolis Ltda. - Piá atua com a fabricação de laticínios, destacando doce e creme de leite, iogurtes e bebidas lácteas. Também produz doces de frutas, bebidas à base de soja e rações.

Uma parceria estabelecida com o governo alemão contribuiu para a viabilização do projeto, tendo como principal objetivo impulsionar o desenvolvimento dos produtores rurais para torná-los mais competitivos, transformando-os em verdadeiros empresários rurais.

A Piá está dividida em três unidades distintas: indústria de alimentos, agronegócio e supermercados. A área de captação da cooperativa envolve produtores rurais de cerca de 90 municípios gaúchos. A cooperativa conta com 15 mil associados e mais mil funcionários. Além da indústria de laticínios e doces de frutas, a Piá conta ainda com duas fábricas de rações e uma rede de supermercados e agropecuárias com 17 lojas. A distribuição dos produtos da cooperativa, que levam a marca Piá, está concentrada nos três Estados do Sul - Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná - e São Paulo.

Unidades:

A Cooperativa Piá conta hoje com 17 unidades de supermercados e agropecuárias, além da indústria de laticínios e dois postos de resfriamento de leite, e de duas fábricas de rações.

Produtos: (Leites)

Contexto Histórico do Leite no Brasil

A década de 90 marca uma época de transformações para a economia brasileira, nesta época, houve desregulamentação do mercado, abertura comercial e consolidação do MERCOSUL e estabilidade da economia. Essas transformações consolidaram novos padrões de consumo por parte da população brasileira que se tornou mais exigente. As mudanças verificadas nas últimas décadas implicaram em alteração no comportamento produtivo e competitivo de organizações e sistemas. Neste contexto, as empresas estão aprimorando a sua capacidade competitiva através da implementação de novas estratégias concorrenciais como novas técnicas de gerenciamento e negociação.

O sistema do leite é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com