TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer

Ensaios: Prointer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  4.579 Palavras (19 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 19

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Projeto Interdisciplinar Aplicado

ao Curso Superior de

Tecnologia em Logística_VI

Relatório Final

A importância do SCM - Supply Chain Managment às empresas brasileiras.

Francisco Caldas Bezerra – RA: 6782383852

Antonio Carlos Maito – RA: 6928441676

Dierson de Carvalho Pimentel – RA: 6928407563

Romualdo Borges do Nascimento – RA: 6750359513

José Ubirajara Leandro de Souza – RA: 7306548167

Taguatinga/DF

2014

Francisco Caldas Bezerra – RA: 6782383852

Antonio Carlos Maito – RA: 6928441676

Dierson de Carvalho Pimentel – RA: 6928407563

Romualdo Borges do Nascimento – RA: 6750359513

José Ubirajara Leandro de Souza – RA: 7306548167

Relatório Final

Relatório Final apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Logística na Universidade Anhanguera – Uniderp – Centro de Educação a Distancia, sob a orientação da Tutora Presencial: Elane Ramalho.

Taguatinga - DF

2014

Relatório Final

I – Resumo

Sabemos que num passado não muito distante, surgiram certas práticas de negócios que levaram a logística a atingir o patamar em que se encontra hoje. Algumas delas permanecem, mas surgiram outras que estão criando novas tendências no supply chain, levando-o a direções diferentes das atuais. Este trabalho abordará inicialmente a importância do supply chain management para as empresas.

O gerenciamento dos recursos humanos é hoje uma das grandes preocupações das empresas. Não por acaso, o setor de recrutamento está subindo de importância na hierarquia das empresas nos Estados Unidos, porque é preciso atrair, treinar e reter as pessoas certas para gerenciar seu supply chain.

O Supply Chain Management também conhecido como Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos é uma ferramenta que, usando a Tecnologia da Informação (TI) possibilita à empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficácia e eficiência, Nesses tempos modernos em que a exigência de consumo atingiu o limite extremo, o Supply Chain permite às empresas alcançarem melhores padrões de competitividade.

Em qualquer sociedade industrializada ou não, produtos devem ser movimentados fisicamente entre o local onde são produzidos e o local de consumo.

Trocas acontecem quando existe uma discrepância entre quantidade, tipo e tempo dos produtos disponíveis e os produtos necessários. Se um número de indivíduos ou organizações dentro de uma sociedade tem um excedente de produtos que alguém precisa, tem-se a base para as trocas. Canais se desenvolvem quando muitas trocas acontecem entre produtores e consumidores. O alinhamento das empresas que trazem produtos ou serviços ao mercado tem sido chamado de cadeia de abastecimento / suprimentos - supply chain. E, um termo que tem crescido significativamente no uso e popularidade desde o final dos anos 80, embora considerável confusão exista sobre o que na realidade ele significa é o Supply Chain Management - SCM (gerenciamento da cadeia de abastecimento). Muitas pessoas usam o termo como um substituto ou sinônimo para Logística. No entanto, a definição de Supply Chain Management é mais ampla do que o de Logística.

O conceito de Supply Chain Management surgiu como uma evolução natural do conceito de Logística. Enquanto a Logística representa uma integração interna de atividades, o Supply Chain Management representa sua integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e informações aos fornecedores e ao cliente final.

II – Introdução

Nas últimas décadas, o supply chain evoluiu bastante e foram vários os fatores que influenciaram esta evolução. Entre os principais gatilhos motivadores devemos listar a tecnologia da informação, a globalização e o poder dos clientes, e verificar de que forma estes geraram as pressões que todos os profissionais sentem no seu dia a dia, tais como administração de custos, oferta de serviços e gestão de riscos. Estas pressões, por sua vez, forçaram as empresas a tomar medidas que garantissem sua viabilidade no mercado e também acrescentaram complexidade em seus supply chains: a multiplicação de produtos e serviços, a ampliação dos pontos de entrega e a terceirização. Esta última elevou o número de parceiros das empresas em suas cadeias logísticas.

Paralelamente à evolução da TI, e também por causa dela, houve uma aceleração do fenômeno da globalização. Os países estão menos distantes, as economias são mais integradas e interdependentes e, cada vez mais, as empresas têm fornecedores e clientes em vários países. As tecnologias que conectam o setor corporativo e os países entre si viajam com muito mais velocidade do que no passado, ajudando a diminuir as fronteiras do planeta.

A globalização gera uma competição mais acirrada entre as empresas, pois abre os mercados a novos competidores regionais ou mundiais. Companhias que antes não tinham muita concorrência, talvez um ou dois competidores locais, agora enfrentam empresas do mundo todo. Em função disso, a globalização cria uma pressão pela qualidade e por custo muito fortes. Hoje, os mercados estão cada vez mais globalizados e dinâmicos e os clientes cada vez mais exigentes. Para satisfazê-los, proliferam cada vez mais as linhas e modelos de produtos, com ciclos de vida bem mais curtos. E a coordenação da gestão de materiais, da produção e da distribuição passou a dar respostas mais eficazes aos objetivos de excelência que os negócios exigiam. Surgiu, então, o conceito de Logística Integrada. Isto significou considerar como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com