TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Sistemas da Qualidade – Relatório Olsen

Por:   •  31/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

Natanael Willian dos Santos da Silva                                14200649

Projeto de Sistemas da Qualidade – Relatório Olsen

        No dia 03 de maio de 2019, visitamos a sede da Olsen, uma fabricante de cadeiras odontológicas e ginecológicas que possui sua sede em Palhoça – SC e outras 6 filiais, sendo uma em implantação nos Estados Unidos. A visita durou meia manhã, onde foi nos apresentado a organização e houve uma conversa informal com o fundador e atual presidente e sua filha, também foi nos mostrado a fábrica e explicado os sistemas utilizados, bem como as etapas de fabricação.

        O slogan da empresa é “feitas para durar”, a missão da mesma é “desenvolver, produzir e comercializar, com excelência, soluções em equipamentos médicos e odontológicos focadas em ser a marca preferida do mercado”. E sua visão é “estar sempre entre as marcas mundialmente preferidas de equipamentos médicos e odontológicos”. Seus valores são “inovação, ética, rentabilidade, pessoas, comprometimento e proatividade”. Sua política de qualidade está estabelecida em cumprir sua missão por meio da “melhoria contínua no sistema de gestão da qualidade, do atendimento aos requisitos e da maximização dos resultados”. Qualidade  é definida como “aquilo que o cliente necessita, superando suas expectativas e aplica-se a clientes internos e externos, cada etapa do processo deve atender às necessidades da etapa seguinte e nunca se deve passar para frente um item que não esteja em plena condição de uso”.

        As ferramentas da qualidade são aplicadas de forma explicita dentro da fábrica, sendo eles extremamente visuais e expostos, além de serem transparentes disponíveis para qualquer pessoa que passa. Havia cartazes com explicações sobre 5s, filosofia kaizen, além de notas de colaboradores, ilustrando a mentalidade lean no DNA da empresa. Pode-se observar quadros de resolução de problemas próximo às máquinas, eles eram separados em grais de urgência, apontando o problema, com deadline e seu devido responsável, a raiz do problema é destacada, indicando contramedidas.

        A fábrica conta com salas para aferições de níveis de qualidade posterior a montagem do produto, lá os produtos são testados de diversas maneiras, desde algumas horas em funcionamento até a vistoria visual de peça à peça, garantindo uma qualidade de nível excelente. Auditorias internas também estão presentes, garantindo o bom funcionamento das ferramentas do lean e dos processos. Cada processo acompanha um tablet com vídeos informativose legendados sobre o uso da máquina, auxiliando os empregados que venham a ter dúvidas sobre o processo em questão.

A manufatura enxuta foi implantada em 2008 com a ajuda do senac, remodelando todos os processos produtos e implantando a mentalidade nos colaboradores, minimizando estoque, desperdícios, custos e maximizando os lucros. Percebe-se a produção puxada como um dos pilares da empresa, o produto só é feito quando já há um comprador, a manufatura enxuta permite também uma maior personalização dos produtos, já que não é produzido em série, praticamente todos os processos de fabricação de todas as peças são feitos lá mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com