TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é o foco de cada uma das abordagens e as diferenças entre elas?

Por:   •  7/7/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

a) Qual é o foco de cada uma das abordagens e as diferenças entre elas?

A ergonomia por meio da visão anglo-saxônica trata da relação entre o homem e a máquina, a partir de estudos, pesquisas e experimentos do homem-experimental para desenvolver soluções e novos equipamentos que aumentem a eficácia na execução das atividades laborais. Essa abordagem surgiu com o objetivo de melhorar a produção, as melhoras das condições de trabalho vieram a partir desse objetivo e não das demandas dos trabalhadores, ou seja, mesmo tendo mais conforto, as necessidades rotineiras dos trabalhadores não eram levadas em consideração.

A ergonomia francofônica, trata da relação entre o homem e a tarefa, em como o trabalhador se relaciona no ambiente de trabalho e exerce sua atividade, a partir de situações cotidianas reais, tendo como ponto central a organização laboral. Aqui os projetos eram realizados para melhorar os postos de trabalho considerando o indivíduo e não experimentos.

O modelo anglo-saxônico é voltado aos aspectos antropológicos, com uso de estudos experimentais em laboratório, e o francofônico é voltado aos aspectos psicológicos, por meio da análise de situações reais de trabalho.

b) Pesquise a respeito da psicodinâmica do trabalho e ergologia e faça a diferenciação bem como a comparação destas duas “ciências” com a ergonomia.

A psicodinâmica do trabalho foi desenvolvida por Dejours e utiliza a clínica do trabalho (pesquisas cientificas no ambiente de trabalho) para compreender o impacto da organização e relações dentro do trabalho na saúde psicológica do trabalhador.

A ergologia utiliza a clínica do trabalho para compreender o trabalhador como, segundo Cunha (2014), o “ser inteiro” através da noção de “corpo-si” – homem, ser singular, vivo e sociocultural – nas situações de trabalho.

c) Faça uma breve conclusão a respeito do material estudado.

Esses assuntos são importantes para compreender as ações do indivíduo no ambiente de trabalhado e em como agir para melhorar a relação dele com o ambiente de trabalho. Para isso, analisa-se a ergonomia, a saúde, a segurança e as relações interpessoais que envolvem o trabalhador nas suas atividades laborais.

Referências Bibliográficas:

ALMEIDA, R. G. DE. A ergonomia sob a ótica anglo-saxônica e a ótica francesa. Revista Vértices, v. 13, n. 1, p. 111-122, 11.

ARAÚJO, T. R. P. P.; SOUZA, F.; LIMA, V. F. S. C.; FARIA, E. Psicodinâmica do Trabalho e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): Duas Faces da Mesma Moeda? Pesquisa ação em uma Organização do Governo Brasileiro. In: ENANPAD, XL, Costa do Sauípe. Anais… Costa do Sauípe, 2016

CUNHA, D. M. Ergologia e psicossociologia do trabalho: desconforto intelectual, interseções conceituais e trabalho em comum. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, [S. l.], v. 17, n. spe1, p. 55-64, 2014. DOI: 10.11606/issn.1981-0490.v17ispe1p55-64. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpst/article/view/80632. Acesso em: 30 jun. 2022.

HELOANI, R; LANCMAN, S. Psicodinâmica do trabalho: o método clínico de intervenção e investigação. Production, v. 14, p. 77-86, 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com