TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Sistemas de Produção

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 9

SIP – SISTEMA DE PRODUÇÃO – ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

QUESTIONÁRIO  - PERGUNTAS REVISÃO PARA PRIMEIRA AVALIAÇÃO

  1. Em quantos pilares esta baseado a TPM?

O TPM é baseado em oito pilares, a saber:

- Melhoria focada – a idéia central desse sistema é a de que a qualidade do produto é resultante da participação de todos os setores da empresa, sem exceção. Certamente cada um possui seu nível de responsabilidade e decisões;

- Manutenção autônoma – está focada no desenvolvimento das habilidades dos operadores, de forma que tenham domínio sobre os seus equipamentos. É o processo de capacitação dos operadores, com o propósito de torná-los aptos a promover, no seu ambiente de trabalho, mudanças que garantam altos níveis de produtividade;

- Manutenção planejada – desenvolve os mantedores de forma que estabeleçam um sistema de manutenção mais efetivo e, juntamente ao pessoal da operação, possam eliminar as perdas relativas às quebras e falhas, retrabalhos de manutenção, falhas de operação, produtos defeituosos e chokoteis;

- Melhorias específicas – redução das sete maiores perdas que impedem a eficiência dos equipamentos: falhas, chocotei, início e fim, setup, retrabalho, velocidade e ferramentas.

- Educação e treinamento – o objetivo desse pilar é promover um sistema de capacitação de todas as pessoas, tornando-as aptas para o pleno desempenho de suas atividades e responsabilidades, dentro de um clima transparente e motivador;

- Controle inicial – as atividades desse pilar são baseadas no conceito do EEM – Early Equipment Management (Gestão Antecipada de Equipamentos), cuja idéia básica é estabelecer um sistema em que todos os possíveis problemas gerados na fase inicial sejam identificados e solucionados preventivamente, não permitindo o acumulo e a propagação desses problemas até sua manifestação na fase operacional;

- Manutenção da qualidade – o desenvolvimento das atividades desse pilar é feito com base nas sete etapas do looping infinito da qualidade: levantamento da situação atual da qualidade, restauração da deterioração, análise e eliminação das causas, estabelecimento, controle e melhoria das condições livres de defeitos;

- SHE – Safety, Health and Environment (Segurança, Saúde e Meio Ambiente): esse pilar é responsável pelo estabelecimento do sistema de gestão que proporciona à empresa a oportunidade de atingir acidentes, doenças ocupacionais e danos ambientais zero.

  1. Defina TPM.

A TPM está focada nas pessoas, a quem buscará levar uma cultura de maximização da produção e manutenções constantes nos equipamentos (de maneira preventiva, na maioria das vezes) para que estes possam estar sempre em condições normais de uso, além de contar com o meio de divulgação dessa gestão de trabalho, um material didático para sua efetivação.

 

  1. Defina a Sindrome de Burnout?

A síndrome de Burnout é uma resposta ao estresse ocupacional crônico, caracterizada pela desmotivação, desinteresse, mal estar interno ou insatisfação ocupacional que parece afetar, em maior ou menor grau, alguma categoria ou grupo profissional. Devido ao regime de trabalho, ocorre uma desmotivação por parte dos “empregados”, causada pela repetição de atividades (método de Taylor e Ford), ocasionando quadros de apatia extrema e desinteresse, exaustão física e emocional, em que uma pessoa sente que não pode mais dar nada de si mesma, trazendo conseqüências um tanto sérias para a organização e para o próprio funcionário.

  1. Cite 3 resultados alcançados com a TPM.

- incremento da produtividade em termos de valor adicionado;

- redução de parada imprevistas;

- melhoria do rendimento operacional;

- redução da ocorrência de defeitos e reclamação por parte dos usuários em relação ao maquinário;

- decréscimo do estoque de produtos acabados no armazém;

- não ocorrência de paradas por acidentes.

  1. Qual a definição de controle?

 “Controle” significa fazer com que algo aconteça na forma como foi planejado. Se uma organização planeja aumentar o lucro liquido em 10%, acelerando a demanda do produto, controle significa monitorar o progresso organizacional e fazer modificações, se necessário, para garantir que o lucro líquido aumente realmente 10%.

  1. O que são perdas no processo produtivo?

Para Antunes (1988), as perdas são conseqüências de uma falta de planejamento, do mal-gerenciamento de pessoal, da falta de um método de trabalho padronizado e de uma grande desorganização nesse trabalho.

Acompanhando a linha de raciocínio do desperdício, existe uma relação entre perdas de materiais e o mal-uso da mão-de-obra, sob o ponto de vista de que, para se recuperar materiais, haverá trabalho despendido desnecessariamente.

  1. Quais os três tipos de sistemas de produção?

O sistema de produção é dividido em três classes ou categorias. Na primeira, encontram-se os sistemas de produção contínuos ou de fluxo em linha; na segunda, os sistemas de produção por lote ou por encomenda, conhecidos também como fluxo intermitente; na terceira e ultima classe, encontram-se os sistemas de produção de grandes projetos sem repetição.

  1. Defina matriz SWOT

Esses ambientes são conhecidos como SWOT, ou seja, forças (strenghts), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (treats).

  1. O que são insumos no processo?

São considerados insumos todos os recursos a serem transformados diretamente em produtos. Esses recursos podem ser as matérias-primas e os recursos que movem o sistema, como a mão-de-obra, capital, máquinas, equipamentos, conhecimentos técnicos, entre outros.

  1. O que é Know-how?

É o conhecimento da tecnologia.

  1. Defina TOC?

É através da Teoria das Restrições (TOC) que o conceito sistêmico passa a ter outro foco, ou seja, deixa de ser aplicado o taylorismo, onde as melhorias locais resultariam na melhoria global (o todo é a soma das partes) e passa a ser a idéia do elo da corrente. Isso implica em dizer que, se trabalhar o elo mais fraco da corrente (gargalo ou restrições), o resultado será a melhoria do todo, atacando assim o ponto mais fraco (calcanhar de Aquiles).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com