TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RCD's - Agregados Reciclados

Por:   •  27/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: Caique Ruan Bezerra Pessoa

Agregados Reciclados

Agregados são materiais que, no início do desenvolvimento do concreto, eram adicionados à massa de cimento, tornando-a mais econômica. Hoje eles representam cerca de oitenta por cento do peso do concreto e sabemos que além de sua influência benéfica quanto à retração e à resistência, o tamanho, a densidade e a forma dos seus grãos podem definir várias das características desejadas em um concreto.

A construção civil consome uma grande quantidade de material, o que de certa forma acaba gerando em grandes escalas os Resíduos da Construção e Demolição que são mais conhecidos como RCD’s. A reciclagem dos RCD's tem sido uma solução adotada no gerenciamento dos mesmos, sendo em sua grande maioria voltada para a produção de agregados reciclados. Entretanto, a grande variabilidade apresentada na composição desses agregados é uma das barreiras na difusão do uso dos mesmos como matéria-prima alternativa na confecção de concretos.

Para uma dada porosidade (ou relação água cimento) de pasta de cimento, a porosidade (ou massa específica aparente) dos agregados de RCD reciclados separados por densidade controla o comportamento mecânico dos concretos. Porém, sabe-se que esses concretos possivelmente não apresentarão um desempenho tão bom quanto os concretos produzidos com agregados naturais, em termos de resistência mecânica e de durabilidade, precisando assim de uma menor relação água/cimento para se atingir resistências semelhantes às dos concretos convencionais.

Todos os materiais dos quais o concreto é composto afetam diretamente a sua resistência e o seu desenho final. Assim, os agregados são extremamente importantes para análise criteriosa das propriedades do concreto. Quanto menor a resistência do concreto original, mais afetadas eram as características físicas e mecânicas dos agregados reciclados produzidos, quando comparados aos agregados naturais. Os agregados reciclados apresentam grande porosidade e alto teor de absorção, características que podem propiciar uma boa aderência à matriz do concreto e um ganho de resistência entre as primeiras idades.

A resistência à tração dos concretos geralmente se apresenta como uma característica mecânica secundária, visto que é sabido que o concreto não se apresenta como um bom material para resistir aos esforços de tração das estruturas. Seus resultados não obedecem um comportamento uniforme, porém é correto afirmar que a aderência entre a matriz de concreto e a superfície dos grãos do agregado ocorre mais facilmente e melhor em materiais cuja forma apresenta-se mais irregular e cuja textura é mais rugosa, pois há aumento da área superficial de contato. Sendo assim, o material reciclado oferece vantagens em relação às propriedades de aderência e assim o comportamento normal esperado seria uma melhoria da resistência à tração dos concretos produzidos com agregados reciclados.

A substituição do agregado natural pelo agregado reciclado proporcionaria uma redução na resistência à compressão dos concretos, à exceção do concreto produzido com a substituição do agregado miúdo natural pelo reciclado miúdo de cerâmica vermelha, para o qual foi observado um incremento na resistência à compressão. Já a substituição do agregado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com