TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO 4 – UTILIZANDO PAQUÍMETRO E MICRÔMETRO

Por:   •  31/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 7
RELATÓRIO 4 – UTILIZANDO PAQUÍMETRO E MICRÔMETRO

Aline Pelodan Baboni – Matrícula 2019010266

Caio Henrique Nicoletti Stecca - Matrícula 2019004311

Gladson Vinicius Ferreira Braga - Matrícula 2019001801

Maria Fernanda Pereira Ferreira - Matrícula 2019003673

Resumo. Este experimento consiste em utilizar três instrumentos de medidas diferentes, a régua, o paquímetro e o micrometro. Esta atividade tem como objetivos efetuar medidas diretas com diferentes precisões, efetuar medidas indiretas do volume (propagando os erros) e aprender a utilizar o paquímetro e o micrômetro de forma correta. Para isso, foi necessário ajustar os medidores e tomar a medida de cada material e, posteriormente, por meio de fórmulas calcular o erro e o volume.  Assim, observou-se que, utilizando de instrumentos diferentes, obteve-se distintos valores para as os objetos medidos. Dessa forma, pode-se concluir que cada instrumento tem uma precisão diferente, fato que gera variação nos valores encontrados para cada material.


1. INTRODUÇÃO

        O ato de medir consiste em verificar quantas vezes uma grandeza contém a grandeza fundamental da mesma espécie. Estes procedimentos em geral envolvem o uso de aparelhos que efetuam a medida. Neste experimento, utilizou-se de apenas três instrumentos de medidas, a régua, o paquímetro e o micrometro.

        O paquímetro é mais preciso que a réguas comuns.  Este aparelho contém como ponto principal a versatilidade, apresentando duas escalas diferentes, uma em milímetros e outra em polegadas. Já o micrometro, na qual possui uma forma de um arco e que contém nas suas extremidades duas esperas, uma fixa e outra móvel. Esta última, apresenta uma rosca, cujo avanço por volta é um valor fixo e definido, efetuado através do tambor giratório.

        Neste experimento, foi medido o diâmetro e o comprimento de cada cilindro, utilizando os três aparelhos de medidas. Depois, foi calculado o volume de cada material, observando que houve variação nos valores encontrado devido a diferença de precisão dos instrumentos de medição.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

2.1 Materiais

        Para efetuar medidas diretas relacionadas ao comprimento com precisões diferentes, foram utilizadas três instrumentos: a régua milimétrica da marca MoLin com precisão de 1mm, erro de 0,5 mm e faixa dinâmica de {1 ... 300mm}; o paquímetro da marca Digimess com unidade de medida em polegadas e milímetros, tendo assim precisão de 0,01 in, erro de 0,005 in e faixa dinâmica de {0,01...610in} em relação as polegadas e precisão de 0,1 mm, erro de 0,05 mm , e faixa dinâmica de {0,1...150mm} em relação as marcações milimétricas; por fim, o micrômetro, da marca Kingtools, com marcações milimétricas, tendo faixa de precisão de {0,01...25mm}, precisão de 0,1 mm e erro de 0,05 mm.

        Como base para as medições foram usados dois cilindros, um oco e outro de metal maciço, além de uma chapa de prova.

        Ademais, foi necessário o uso de calculadora científica e material para anotações para efetuar medidas indiretas de volume, propagando erros.

Os materiais estão representados na Figura 1.

[pic 1]

Figura 1 – Alguns dos materiais utilizados para realização do experimento.  Fonte:  autoria do grupo.

2.2 Modelo Metodológico

        De início, foi efetuada as medições de diâmetro e altura dos cilindros com o uso da régua, escrevendo o valor com seu erro respectivo. Após a obtenção direta, foi calculado o volume de cada corpo de prova mencionado seguido de seu erro relativo (1).

        Esses procedimentos foram repetidos posteriormente com a utilização do paquímetro e com o micrômetro. Ambos com devida calibração e cuidadosa manipulação.

        Em relação a chapa, foram medidos seus lados utilizando o paquímetro, e sua espessura foi retirada com o uso do micrômetro. Com esses valores foi possível obter por meio de uma medida indireta, o valor de seu volume de forma correta (utilizando o erro (2)).

                 (1)[pic 2]

  (2)[pic 3]

        Enfim, para finalizar o experimento, uma amostra do fio de cabelo foi retirada de cada integrante e teve sua espessura analisada.

2.3 Obtenção dos Dados

        As medidas diretas do diâmetro e da altura do cilindro de plástico, obtidas a partir da régua e do paquímetro, estão representados na Tabela 1. Não foi realizado medições utilizando o micrômetro, uma vez que as dimensões do corpo de prova excediam a faixa dinâmica desse instrumento, portanto, sendo descartado dessa etapa de medidas primárias.

Dimensões

Régua

(mm)

Paquímetro

(mm)

Diâmetro Externo

(28,0 ± 0,5)

(28,1 ± 0,05)

Diâmetro Interno

(22,0 ± 0,5)

(19,80± 0,05)

Altura

(40,0 ± 0,5)

(40,34 ± 0,05)

 Tabela 1 – Dados das dimensões do cilindro de plástico e seus respectivos erros.

       Fonte: Laboratório de Física – UNIFEI

        As medidas do cilindro de metal estão dispostas na Tabela 2, sendo que dessa vez a medição também foi feita com o micrômetro.

Dimensões

Régua (mm)

Paquímetro

(mm)

Micrômetro

(mm)

Diâmetro

(10,0±0,5)

(10,00±0,05)

(10,009±0,005)

Altura

(14,0±0,5)

(14,00±0,05)

(13,995±0,005)

 Tabela 2 – Dados das dimensões do cilindro de metal e seus respectivos erros.

        Fonte: Laboratório de Física – UNIFEI

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (269.5 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com