TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Por:   •  16/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DIÁRIAS

1. Dados de Identificação:

Estagiário: Úlissa Fernanda Nicolau Carmona Matrícula.: 27387

Curso: Engenharia Civil Período/Ano: Noturno/2018 Telefone: (17) 36314188

Período de Vigência do Estágio: 02/ 04/2018 a 01/06/2018

Relatório referente ao período:  07/05/2018 a 11/05/2018

Prof. º Orientador e Supervisor de Estágio da FUNEC: Esp. Bruno Henrique Pinto

Unidade/local do Estágio: Serviço Autônomo e Água, Esgoto e Meio Ambiente de Santa Fé do Sul

Supervisor de Estágio na empresa: ARIEL CÁSSIO MARQUES ERNANDES

Formação: Engenheiro Civil Telefone: (17) 36419500

Descrição das atividades realizadas ao longo da semana:

Segunda-feira: Foi discutido sobre projeto Papa Óleo, que foi lançado as escolas municipais de ensino fundamental II de Santa Fé do Sul por iniciativa da USE (União Social Ecológica). O projeto tem o intuito de estimular a preservação do meio ambiente, de forma consciente, ou seja, reaproveitando o óleo de frituras usado nas residências, poupando assim que esta substância retorne aos rios.

Terça-feira: Feriado – Visitei algumas escolas que estão participando do projeto, na qual as expectativas estão sendo além da esperada para o tal projeto, as crianças estão bem empolgadas. Cada escola participante, recebe um recipiente onde é depositado o óleo usado levado pelo aluno, e a organização USE fiscaliza a escola para saber se o projeto está gerando resultados positivos. O projeto foi lançado no meio do mês de abril e o término está previsto para novembro, onde todas as crianças serão premiadas levando a partir de 100mL de óleo de frituras.

Quarta-feira: Participei de uma palestra com as crianças da Escola Municipal Prof. Cirley Volpe Lopes, onde os alunos foram conscientizados da melhor maneira de se descartar o óleo usado de fritura, destacando-os que além de contribuir com o meio ambiente concorrerão à brindes se levarem a partir de 100mL de óleo de fritura.

Quinta-feira: Foi discutido a relação do projeto com o SAAE, onde foi destacado a situação rotineira: “quando o óleo de cozinha é jogado na pia”, ele cai na rede de esgoto, e esse óleo acaba gerando entupimento nas redes onde ocorre transtornos ‘a sociedade com a vinda da chuva, sendo assim, transbordara o esgoto, o esgoto retornar para dentro da própria residência, situações estas que geram doenças aos próprios moradores além de atrair ratos, baratas, bactérias etc. A ETE (Estação de tratamento de esgoto) não consegue filtrar todo o óleo que chega na lagoa de tratamento, sendo assim boa parte desse óleo acaba voltando aos rios.

Sexta-feira: Foi discutido com dados o tamanho do problema que aquele óleo que despejamos na pia ao lavar a louca causa, pra se ter uma ideia, cada litro de óleo pode contaminar cerca de 1 milhão de litros de água. No Brasil são descartados cerca de 9 bilhões de litros de óleo de cozinha por ano, onde apenas 2,5% desse óleo éo reprocessado e reinserido na cadeia produtiva, mesmo assim cerca de 32% do óleo acaba chegando aos mananciais, além do mais gera um aumento de 20% no custo do tratamento na ETE. Como forma de minimizar os impactos ambientais, o óleo usado pode ser reciclado sendo utilizado na produção de sabão, biodiesel, tintas e outros produtos, além de diminuir a poluição ao meio ambiente. 

 Santa Fé do Sul, 14/05/2018.

Ulissa Fernanda Nicolau Carmona

ARIEL CÁSSIO MARQUES ERNANDES (SAAE)

Prof.º Esp. Bruno Henrique Pinto

Supervisor e Orientador de Estágio FUNEC

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com