TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Por:   •  24/8/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.583 Palavras (7 Páginas)  •  1.459 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE BRASILEIRA – MULTIVIX

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

WEVERTON PAULO PICACIO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Vitória

2018

FACULDADE BRASILEIRA – MULTIVIX

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

WEVERTON PAULO PICACIO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Trabalho apresentado à disciplina Estágio Supervisionado II do Curso de Graduação em Engenharia Civil da Faculdade Brasileira – MULTIVIX, como requisito para avaliação.

Vitória

2018

  1. INTRODUÇÃO

O mercado está se tornando cada vez mais competitivo, fazendo com que a os profissionais busquem se qualificar cada vez mais para conquistar uma vaga no mercado.  Com o vasto campo de atuação na Engenharia Civil, as empresas estão em busca de profissionais capacitados e que desempenhe seu trabalho efetivamente aplicando seus conhecimentos na busca de resolução de problemas. Sendo assim, cabe a instituição de ensino instruir e preparar seus jovens para que ingressem no mercado capacitados.

O propósito do estágio supervisionado, é alinhar conhecimentos técnicos aos práticos através do acompanhamento técnico de projetos e obras. Dando oportunidade ao acadêmico vivenciar experiencias profissionais em busca de enriquecer seus conhecimentos práticos.

 Dessa forma, o presente relatório é elaborado no âmbito de Estágio Supervisionado com vista à conclusão do curso de graduação em Engenharia Civil da Faculdade Multivix.

O estágio foi iniciado em 07 de agosto de 2017 e teve término em 07 de maio de 2018, de segunda a sexta no horário de 08:00h às 12:00h (04 horas diárias), totalizando uma carga horária final correspondente de 736 horas. Foi realizado de forma voluntária (sem remuneração) para a Engenheira Civil Sra. Dilamayra Pantaleão Ferraz na área de Construção Civil.

O relatório destina-se a apresentar e caracterizar o local onde foi realizado e descrever o plano de atividades desenvolvidas durante esse período.  

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

De acordo Jazra (2013), a indústria da construção Civil difere um pouco de outras uma vez que oferece particularidades distintas, que remetem a uma indústria dinâmica e complexa. Segundo Jazra (2013), o setor teve um crescimento de 1,4 %, enquanto PIB nacional no ano de 2012 cresceu apenas 0,9%, sendo uma das indústrias que mais impulsiona a economia nacional, fragmentada em um grande número de empresas de pequeno, médio e grande porte, em diversas áreas de atuação.

A engenharia civil é responsável pelo desenvolvimento e bem-estar da sociedade, ela está dividida em cinco grandes áreas: construções, geotecnia, estruturas, recursos hídricos e transportes. O curso possui uma quantidade abrangente de disciplinas, capacitando e possibilitando o profissional a atuar em outras áreas de conhecimento como consultores, gestores e administradores em inúmeros setores.

O estágio em questão foi realizado no setor de construção civil em elaboração de projetos, regularização de obras, reformas de pequeno porte e parte administrativa. Conceitos e normas praticados durante o estagio foram abordados em salas de aula. Serão abordados mais a frente matérias especificas que foram fundamentais para o desenvolvimento pratico das atividades.

  1. APRESENTAÇÃO DA CONCEDENTE

A concedente do estágio, Sra. Dilamayra Pantaleão Ferraz, é uma profissional liberal que atua na área de construção civil como consultor(a), responsável técnico(a) de projetos, pequenas obras e reformas. O mesmo não possui uma empresa, atuando de forma autônoma.

  1. DESENVOLVIMENTO

Ao iniciar as atividades do estágio, a concedente apresentou um cronograma dos projetos e obras de reformas que estavam em andamento nas quais iríamos atuar. Foram elaborados alguns projetos, dentre eles elétricos, estruturais e hidros sanitários, e acompanhamento de uma obra de reforma residencial localizada no município de Água Doce do Norte –ES. A obra teve início em dezembro/2017 e término em abril/2018.

  1. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

No início do estágio, foram definidas algumas atividades que ficariam sob a responsabilidade do estagiário, tais como:

  • Acompanhamento de documentos e liberação de obras;
  • Controle, levantamento e orçamentos de serviços e materiais;
  • Acompanhamento para medição na obra de reforma;
  • Auxilio na elaboração de projetos;

No período de estagio, o aluno participou do desenvolvimento de diverso projetos elétricos, hidráulicos, estruturais e elaboração de planilhas orçamentarias.

Quanto aos projetos, todos foram desenvolvidos através do programa AUTO CAD versão 2016, cada projeto teve suas peculiaridades e dificuldades. A maioria delas, foram ate sua familiarização com o software, são diversos comando diferentes que se aprende executando esses projetos.

Para elaboração dos projetos foram utilizadas as normas vigentes, para os projetos elétricos foi utilizado a NBR 5410/2004 que que estipula as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua, assim como a quantidade de pontos de iluminação e quantidade de tomadas por ambiente, também a demanda de cada um deles. Já para os projetos hidráulicos foram utilizadas as normas:

  • NBR - 10844 - Instalações prediais de águas pluviais.
  • NBR - 8160 - Sistemas prediais de esgoto sanitário - Projeto e Execução
  • NBR - 5626 - Instalações prediais de água fria.
  • NBR- 7198 - Projeto e Execução de Instalações prediais de água quente.

Para os projetos estruturais, as normas vigentes usadas para sua elaboração foram as NBR’s:

  • NBR – 6118 - Estruturas de concreto armado;
  • NBR – 6123 - Forças devidas ao vento em edificações;
  • NBR – 15200 - Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio;
  • NBR - 14931 - Execução de estruturas de concreto;
  • NBR – 12655 - Concreto de cimento Portland — Preparo, controle, recebimento e aceitação — Procedimento.

O desenvolvimento dos orçamentos em planilhas de Excel, nesse caso contava com uma planilha automatizada padrão que era alterada conforme o tipo de orçamento que era feito.

Para facilitar o acesso aos projetos, estes foram distribuídos em pastas nomeadas de acordo com cada obra e cliente. Além disso, foi criado um banco de dados de fornecedores de materiais e serviços utilizados por cada uma delas, com endereço e telefone para utilizações futuras. Junto com essa parte de organização, a estagiária também auxiliou no acompanhamento de documentos de liberação (ART’s, protocolos e formulários) das obras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (518.9 Kb)   docx (518.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com