TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DA FOFOCA Á CITAÇÃO

Por:   •  30/9/2018  •  Resenha  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

Da Fofoca à Citação

Em seu livreto “Da Fofoca à Citação”, publicado em Porto Alegre pelo Laboratório de Escrita, em 2000, a Doutora em Ciência da Linguagem Ana Maria Netto Machado, compara dois assuntos diferentes, mas que possuem muito em comum. A “chamada  fofoca “ são fatos escritos, falados, vivenciados ou até mesmo inventado sem ter tido  ao menos  registro ou publicação, as idéias ou os fatos acontecidos ficam no disque nos disque. As “citações” diferente da parente fofoca, ocorre embasamento teórica, argumentos concretos já publicados, são idéias de terceiros que são unidas a novos textos, pesquisas, causos que podem manter a idéia do autor ou ganhar novas características conforme é usada pelo novo autor.

 Conforme Machado nas dissertações e trabalhos acadêmicos é obrigatório o uso de citações que respeitam as regras da ABNT. Até que ponto isso beneficia o aluno? Hoje vive-se num mundo onde criar, inventar algo novo lhe oferecerá estatuo, novas colocações de emprego, oportunidades melhores, etc. Por as idéias próprias no papel, também é uma invenção, mas se para o estudante é necessário usar certas “copias”, de pessoas que ele jamais conheceu, isso  pode ofuscar o seu aprendizado.

 As citações, são trechos copiados de textos registrados por outra pessoa. Na verdade o ser humano desde pequeno ele copia, copias suas primeiras palavras que ouviu  repetidas vezes dos pais, repete as historinhas que a professora contou na escola, o resultado de futebol que viu na televisão.

A citação em termos mais popular é a chamada fofoca, como já mencionada o disque-disque. O homem vive em meio à “fofoca” repetindo algo por outro já pronunciado, ele cresce,  estuda algo por outro escrito, onde ele irá criar, ter idéias próprias ser o  seu inventor.  

O ser humano é um eterno estudante que pode “ copiar “ mas que com toda a certeza ele precisa ter suas próprias idéias, seus conceitos formados a partir da critica construtiva que faz perante todos os acontecimentos do seu dia a dia.  

REFERÊNCIA

MACHADO, Ana Maria Netto. Da Fofoca à Citação.Porto Alegre: Laboratório de Escrita, 2000. 

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com