TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

Por:   •  6/3/2019  •  Resenha  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

RESENHA SOBRE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

ENGENHARIA CIVIL 6A

ACADÊMICOS: DANILO MATHIAS DE OLIVEIRA

DOUGLAS ALVES DA SILVA

ITALO RAFAEL VICENTE

LUCAS GUIMARÃES DE OLIVEIRA

PAULO ROBERTO TEIXEIRA

JI-PARANÁ/RO, 2018/1

Geralmente observamos a água na superfície do solo, nos rios, lagoas, nascentes, chuva e etc, porém a água também está localizada no subsolo preenchendo os espaços vazios entre os grãos. Toda água presente no planeta circula por diferentes partes do ambiente terrestre o qual pode ser denominados de reservatórios, esses reservatórios são representados pela atmosfera, pelas geleiras, solos e etc. A água que circula pelo conjunto de todos reservatório formam o ciclo hidrológico, a água que infiltra no solo e sub solo da origem a água subterrânea, assim a água subterrânea é originada da água da chuva que infiltra no solo e preenche os espaços vazios, essa água se movimenta como a água superficial porém com velocidades mais lentas, mas como faz parte do ciclo vai retornar a superfície novamente na forma de uma fonte ou nascente. Ou seja, toda água que é infiltrada no solo é denominada de água subterrânea, as camadas de solo que estão saturadas com água são chamadas de aquífero, existem especialmente três tipos de formações de aquíferos:        porosos com formação geológica de areia, fissurados com formação geológica são granitos e temos também os aquíferos cársicos onde suas formações são os calcários e dolomitos.

A captação de água subterrânea pode ser feitas através de poços, sejam, rasos ou profundos. Nos poços rasos, podem ser denominados dos tipos, ponteira, poços escavados, etc. Os poços profundos são chamados de poços artesianos ou semi artesianos.

Ter um poço nem sempre significa que podemos beber da água, sendo que a água pode conter diversas substâncias, uma vez que as principais causas da poluição das águas subterrâneas são feitas pelas ações humanas, onde são: poluição urbana, agrícola, industrial e contaminação induzida por bombeamento.

Assim podemos destacar a importância das águas subterrâneas, sabendo que existe uma interação entre estas e as superficiais. Ou seja, a má qualidade nas águas superficiais pode ser transmitida às águas subterrâneas e vice-versa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com