TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO – DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL E O MEIO AMBIENTE

Por:   •  3/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento Econômico e Evolução da conscientização acerca de ações de proteção e preservação ambiental

Na 2a metade do século 20 a população passou por um êxodo rural, onde 74% da população vivia na zona urbana, houve um aumento de quase 3x da população brasileira.

Também houve a implantação de planos nacionais de desenvolvimento: (industrialização, modernização e criação de Instituições de âmbito nacional).

O governo brasileiro tomou algumas medidas após participar da conferência de Estocolmo, como: Implantação de lei 118 em 29/06/1973 e a partir dela instituiu a CETESB, SEMA, criação de órgãos ambientais em diversos Estados e o surgimento de legislação de controle ambiental no âmbito (federal, estadual e municipal).

Nas empresas após esta conferência, passaram a implantar departamentos ambientais, e algumas introduziram auditorias ambientais em sua rotina de trabalho.

Em 1986 foi criado a resolução CONAMA 001, onde estudos sobre impacto ambiental se tornou exigência legal para diversas atividades que ocasionam grande impacto ambiental. Os licenciamentos dessas atividades passaram a depender de um Estudo de Impacto Ambiental - EIA e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente – RIMA.

A partir dos anos 1980 houve uma mudança na perspectiva dos empresários, passaram a ver os gastos com proteção ambiental como investimento.

A carta de Princípios sobre o Desenvolvimento Sustentável lançada em 10/04/1991, significou um grande avanço para o gerenciamento ambiental nas Indústrias.

Os empresários brasileiros criaram Fundação Brasileira para Desenvolvimento Sustentável - FBDS, incialmente com 20 empresas, tendo como objetivo, desenvolver projetos e pesquisa para preservação do meio ambiente, além de promover a conscientização dos empresários.

Segundo os autores (Andrade, Tachizawa e Carvalho), falam em uma mudança em 3 fases superpostas:

1º nível Controle ambiental nas emissões externas

2º nível Integração do controle ambiental nas práticas e processos industriais

3º nível - Integração do controle ambiental na Gestão Administrativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com