TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROPOSTA DE OTMIZAÇÃO NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO UTILIZANDO A FILOSOFIA DA PRODUÇÃO ENXUTA NA LINHA DE MONTAGEM EM UMA INDÚSTRIA DE CARROCERIAS

Por:   •  17/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.084 Palavras (13 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 13

 CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO INDUSTRIAL

MAICON CENTNER GERMANO

PROPOSTA DE OTMIZAÇÃO NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO UTILIZANDO A FILOSOFIA DA PRODUÇÃO ENXUTA NA LINHA DE MONTAGEM EM UMA INDÚSTRIA DE CARROCERIAS

Botucatu - SP

Dezembro - 2017


CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO INDUSTRIAL

MAICON CENTNER GERMANO

PROPOSTA DE OTMIZAÇÃO NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO UTILIZANDO A FILOSOFIA DA PRODUÇÃO ENXUTA NA LINHA DE MONTAGEM EM UMA INDÚSTRIA DE CARROCERIAS

Prof. Me. José Benedito Leandro

Projeto de Conclusão da Disciplina Metodologia da Pesquisa Científico e Tecnológica, do Curso Superior de Tecnologia em Produção Industrial, da Faculdade de Tecnologia de Botucatu.

Botucatu - SP

Dezembro – 2017


RESUMO

Esta pesquisa tem por objetivo estudar as causas de desperdícios na linha de montagem em uma indústria de carrocerias, aplicando conceitos de Produção Enxuta. Serão analisados os principais tipos de desperdício e o ambiente ao qual ocorrerá o processo de montagem. O estudo do movimento também é crucial nesta etapa, com ele serão “cortadas” as ações que não agregam valor ao produto e, movimentos desnecessários. Depois de identificar os principais tipos de desperdício, será analisado se o layout está distribuído de maneira favorável para a realização do processo de montagem, pois a organização do ambiente é essencial para um trabalho mais produtivo e para uma produção com quantidade mínima de defeitos e falhas. Após o rearranjo do ambiente será eliminado grande parte dos desperdícios e, com a utilização de ferramentas e Softwares apropriados conseguiremos planejar o layout antes de colocá-lo em ação e ainda será feita uma simulação para ter certeza de que o método atenderá todos os requisitos para uma quantidade mínima de desperdício.

PALAVRAS-CHAVE: Conceitos de Desperdício. Fluxo de produção. Layout. Lean Manufacturing. Produção Enxuta.


LISTA DE FIGURAS

Página

Figura 1 - Adequação de Capacidade Instalada        8

Figura 2 - Fluxo de produção tradicional versus fluxo unitário contínuo        12


SUMÁRIO

Página

1 INTRODUÇÃO        5

1.1 Objetivo        5

1.2 Justificativa e relevância do tema        6

2 REVISÃO DE LITERATURA        7

2.1 Produção Enxuta        7

2.2 Conceitos de Desperdício        8

2.3 Tipos de Desperdício        9

2.4 Importância da adaptação do Layout        10

3 MATERIAL E MÉTODOS        13

3.1 Material e Fontes de dados        13

3.2 Métodos e técnicas        13

3.3 Estudo de caso a ser realizado, experimento e simulação        14

4 CRONOGRAMA        15

REFERÊNCIAS        16


1 INTRODUÇÃO

Segundo Ferreira (2004) a filosofia da “Produção Enxuta” é muito importante em vários setores da produção, pois com ela conseguiremos organizar o ambiente de trabalho através do “5S” e eliminar, desperdícios por falha na qualidade; desperdícios por excesso de produção; desperdícios por movimentação desnecessária de material; desperdício relacionado ao trânsito de pessoas; paradas de produção; estoques indevidos; mão de obra desnecessária e entre outros.

A implantação dessa filosofia auxilia o aumento gradativo da produção e redução de falhas, aumentando consideravelmente a qualidade final do produto e consequentemente a satisfação do cliente, seja ele, interno ou externo. Desde muito tempo essa filosofia vem sendo usada, porém foi adaptada para que pudéssemos usar nos dias de hoje. Como cita Perin (2005, p. 16) “a redução de desperdícios em uma célula de fabricação ou em uma montagem de componentes é um dos desafios enfrentados pela maioria das empresas que querem aumentar sua lucratividade”, por muito tempo as fabricas vinham trabalhando de uma maneira a qual não se havia muito controle em relação ao desperdício, seja ele material ou não.

 

1.1 Objetivo

Analisar métodos de se aumentar a produtividade em uma linha de montagem; reduzir tempo entre processos; identificar fontes de desperdício; reduzir o tempo na movimentação de pessoas e/ou materiais utilizando do mínimo de matéria-prima e recursos.

1.2 Justificativa e relevância do tema

É muito importante para as empresas que buscam uma maior rentabilidade e buscam reduzir os gastos e desperdícios da organização. Utilizando de métodos e ferramentas apropriadas fará com que a produção produza somente aquilo que é preciso, nada a mais e nada a menos.

Segundo Perin (2005) a globalização vem fazendo com as empresas sejam forçadas a reduzir os seus custos na fabricação de um determinado produto aumentando o valor agregado do mesmo, ele afirma que o mercado vem sendo cada vez mais competitivo e as empresas na tentativa de reduzir os custos de produção acabam achatando sua estrutura organizacional.

 “Com uma estrutura mais enxuta é preciso saber priorizar as atividades e tomar as decisões corretas. Para isso, a necessidade de focar melhor os recursos na eliminação de desperdícios é cada vez maior”. (PERIN, 2005, p. 16)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (242.6 Kb)   docx (159.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com