TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estágio

Por:   •  21/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  6.834 Palavras (28 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

ROSALIA SOUSA ANDRADE - 201213780

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

São Luís

2018

ROSALIA SOUSA ANDRADE

        

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de Estágio supervisionado obrigatório apresentado ao curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão para obtenção de nota na disciplina de Estágio Supervisionado, realizado na empresa GRAEL Comércio e Manutenção Ltda.

____________________________________________________

Estagiária: Rosalia Sousa Andrade

____________________________________________________

Supervisor: João Batista dos Santos Oliveira

______________________________________________________

        Orientador: Prof. Me. Maria Amália de Castro Trindade

São Luís

2018

RESUMO

Este relatório apresenta o desenvolvimento do Estágio Supervisionado, realizado na empresa, GRAEL Comércio e Manutenção Ltda como atividade avaliativa e obrigatória do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão. A Grael Comércio e Manutenção é uma empresa maranhense que se dedica à prestação de serviços nas áreas de fabricação, montagem, eletromecânica e usinagem, de modo que possibilita a vivência e contato direto com a indústria mecânica e com a experiência como profissional de engenharia, que pe requisito para a concluso do curso de Engenharia Mecãnica.

Palavras-Chave: Estágio Supervisionado; Desenvolvimento profissional; Mecânica.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        OBJETIVOS        6

3.        JUSTIFICATIVA        7

4.        PERFIL DA EMPRESA        8

5.        ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTÁGIO        9

1.        Corte        9

1.1        Serra        9

1.2        Oxicorte        9

2.        Usinagem        10

2.1        Furação        10

2.1        Torneamento        11

2.3        Alargamento        12

2.4        Serramento        13

2.5        Roscamento        13

3.        Soldagem        14

4.        Fabricação        16

6.        CONCLUSÃO        18

 

        REFERÊNCIAS        19


  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é um processo de aprendizagem, baseado em princípios metodológicos que visam fortalecer a relação teoria e prática, com atividades específicas para área de atuação do profissional, onde o mesmo poderá desenvolver efetivamente os conhecimentos obtidos em sala de aula, além de adquirir muita experiência. Ficando assim submetido à supervisão da Instituição de ensino a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a empresa concedente, no caso, a Grael Comércio e Manutenção.

Neste relatório são apresentadas as atividades realizadas no decorrer do estágio, que se referem a acompanhar todos os processos da empresa, desde o recebimento da matéria prima, formulação de projetos, até supervisão das atividades de fabricação. Este relatório enfoca, principalmente, as atividade relativas a fabricação, como os processos de corte, usinagem, soldagem.

Sendo que essas atividades foram desenvolvidas na Av. Estados Unidos, 17, Anjo Da Guarda, São Luís, MA, localização atual da empresa Grael Comércio e Manutenção.

  1. OBJETIVO

Descrever as atividades realizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado realizado na empresa Grael Comércio e Manutenção, além de registrar o aprendizado e experiência adquiridos durante o decorrer das atividades desenvolvidas.

  1. JUSTIFICATIVA

Tudo o que envolve equipamentos, máquinas, mecanismos pertence ao setor da engenharia mecânica. O engenheiro mecânico tem que possuir a habilidade de desenvolver sistemas automatizados, criar dispositivos para solução de problemas mecânicos, além de participar do planejamento da empresa.

É através do estágio que se pode colocar em prática tudo ou pelo menos boa parte do que é aprendido no curso de Engenharia Mecânica, com auxílio do supervisor que tem o papel de orientar e concluir a formação do graduando em Engenharia, não só possibilitando conhecimentos práticos e experiência, mas também formando um profissional íntegro e que respeite o ambiente de trabalho, assim como um profissional que entende a responsabilidade do seu cargo e de suas funções.

  1. PERFIL DA EMPRESA

A Grael Comércio e Manutenção é uma empresa maranhense fundada em 2007, e desde então, dedica-se à prestação de serviços nas áreas de fabricação, montagem, manutenção eletromecânica, usinagem, projetos mecânicos, pintura e manutenção.

A empresa fornece produtos e serviços de acordo com as necessidades apresentadas pelos clientes, de forma a priorizar a qualidade e pontualidade. Tem como meta superar as expectativas do cliente a cada projeto encomendado, para assim estabelecer uma parceria duradoura e de confiabilidade. Qualidade, confiança, eficiência e valores éticos são os principais compromissos da empresa.

Consolidada pela experiência adquirida em diversos trabalhos para empresas de grande porte, a GRAEL é credenciada no fornecimento de produtos e serviços no mais alto padrão de qualidade e possui corpo técnico composto por profissionais qualificados com grande experiência nessas áreas de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.4 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com