TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Tempo de Reação Humana

Por:   •  9/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

Medida do tempo de Reação Humana

ALUNOS: Eduardo Leite de Souza, Layane, Leonardo TURMA: 1°UNB

Metodologia Científica e Tecnológica

Resumo.Este modelo de texto formatado será usado ao longo da disciplina de Metodologia Científica e Tecnológica. Ele servirá de apoio na produção de textos científicos, como relatórios de experimentos, relatórios técnicos, artigos científicos e assim por diante. Este mesmo modelo será usado para a produção de relatórios nas disciplinas de Física Experimental I e II.Após o título e os nomes dos autores do trabalho, é obrigatória a presença de um resumo, (que é esta parte que você está lendo agora). O resumo deve ser objetivo, coerente e curto, com aproximadamente 100 a 150 palavras. Tenha em mente que após a leitura deste resumo, qualquer pessoa tem que ser capaz de entender o trabalho desenvolvido pelo grupo e a que resultados chegaram.

Palavras chave: experiência, relatório, formato (pelo menos 3 palavras ou expressões, separadas por vírgulas)

Introdução

A introdução deve situar o leitor no assunto. Em geral, em artigos científicos, a introdução contém um histórico do que já foi desenvolvido sobre o assunto, os resultados relevantes existentes na literatura. Por esse motivo, esta é a seção que contém o maior número de citações. Outro componente da introdução, que é o que nos interessa, é o embasamento teórico sobre o assunto estudado, isto é, onde se explica a física ou a química envolvida. Em ambos os casos isto não significa uma mera listagem de fórmulas e equações envolvidas no experimento.

Na introdução deve também existir um parágrafo que relaciona o experimento feito o contexto teórico: o Objetivo do trabalho desenvolvido, como exemplificado abaixo:

O objetivo deste texto é servir de apoio na produção de textos científicos, como relatórios de experimentos, relatórios técnicos, artigos científicos e assim por diante.

Procedimento Experimental (ou Material e Métodos)

Nesta seção são descritos os procedimentos empregados para efetuar as medidas e são descritas as montagens experimentais utilizadas. Diagramas esquemáticos das experiências (bem como fotos) são bastante úteis pois facilitam a visualização.  Este procedimento NÃO é uma cópia do roteiro do experimento pois o mesmo não contém detalhes relevantes que somente podem ser percebidos durante a elaboração da experiência. Lembre-se que seu leitor deve ser capaz de reproduzir o experimento a partir da leitura desta seção.

[pic 3]

Fig. 1: Figura colocada de forma a ocupar uma das

 colunas de texto.

Tabela 1: Dados obtidos no experimento.

K

°C

°F

Descrição

0

273

459

Muito, muito, muito frio

255

18

0

Congelante

273

0

32

Nesta temperatura o gelo derrete

373

100

212

Nesta temperatura a água ferve

Resultados e Discussão

Esta seção é o coração do relatório. Nela são apresentados os dados obtidos em forma de tabelas (ver Tabela 1), gráficos (ver Figura 1), e diagramas. Todas as tabelas, figuras e diagramas apresentados devem ser citados no texto. Lembre-se que quando o volume de dados é elevado os gráficos devem ter preferência sobre as tabelas. Os resultados experimentais devem ser confrontados com as previsões teóricas e com os resultados existentes na literatura citada na introdução. Quando são efetuados cálculos complexos não é necessário descrever todas as etapas do processo. No caso dos resultados experimentais, dentro das estimativas de erro, apresentarem discrepâncias com as previsões teóricas o procedimento experimental deverá ser reavaliado. (isto porque no nosso caso os resultados são muito bem conhecidos) Na vida real pode ocorrer que discrepância devido à falha dos modelos teóricos existentes, ou das medidas feitas previamente. Lembre-se que toda medida experimental apresenta incerteza e portanto as contas efetuadas devem levar estas em consideração. (Ex.: Medida de uma borracha plástica efetuada com uma régua com divisão em milímetros – A=42,0 + 0,5 mm )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (148 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com