TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estágio

Por:   •  18/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 5

  1. INTRODUÇÃO

        No mercado de trabalho atual, busca-se frequentemente o saber e o vivenciar. Um bom profissional nunca foi tão almejado quanto é hoje.

O bom profissional se revela quando o mesmo busca se conhecer profissionalmente, ligando a teoria adquirida com a prática vivenciada, características essenciais do estágio, que dá suporte ao acadêmico sobre futuras situações que poderão ocorrer ao se formar.

Buscou-se então um ambiente onde a dinâmica entre o conhecimento e a prática pudesse ser realizada. A empresa escolhida para foi a PROFICENTER PLANEJAMENTO DE OBRAS LTDA., unidade São Paulo-SP no departamento de Orçamento e teve uma carga horária de 160 horas.

O estágio tem por objetivo a formação prático-profissional do aluno através de orientação, acompanhamento e avaliação na área da Engenharia Civil. E tem como metas, qualificar o estagiário a desenvolver habilidades e ampliar conhecimentos tanto na área como também além das disciplinas.

Atuei no auxilio do levantamento quantitativo de diversos e variados projetos e empreendimentos, bem como no auxilio das elaborações de orçamentos em função do projeto proposto e das características do local de implantação, e cotação de insumos e serviços junto à praça de mercado.


  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Empresa: PROFICENTER PLANEJAMENTO DE OBRAS LTDA.

Endereço: R. Medgar Evers, 03 - Vila Mariana - CEP: 04020-080 - São Paulo, SP      CNPJ: 10.386.321/0001 - 20      Telefone: 11 5571-6771

Ramo de Atividade: Engenharia Consultiva / Orçamentos / Propostas Técnicas / Projetos de Engenharia / Estudos de Viabilidade Técnico Econômico

Número de Funcionários: Em São Paulo possui por volta de 20 colaboradores, sendo uma empresa de pequeno porte.

Descrição da Empresa

A Proficenter oferece soluções personalizadas para a construção civil há mais de 20 anos. Entre as soluções, destaque para propostas técnicas, orçamentos, quantificações, estudos de viabilidade técnico econômico, projetos de engenharia, concessões de serviços públicos, consultoria, e orçamentos de projetos básicos de novos empreendimentos para possibilitar a licitação das obras. Com atuação nacional e internacional, a empresa adquiriu experiência e tornou-se referência
em engenharia consultiva, atendendo clientes de diversos portes.

A empresa oferece também todo o suporte de mão de obra para a elaboração de orçamentos, com cotação de preços, elaboração de composições de preços unitários, e montagem de planilhas, além da formatação final, impressão e encadernação da proposta.

Entre as soluções, destaque para propostas técnicas, orçamentos, quantificações, estudos de viabilidade técnico econômico, projetos de engenharia, concessões de serviços públicos, consultoria, e orçamentos de projetos básicos de novos empreendimentos para possibilitar a licitação das obras.

A equipe da Proficenter é composta por engenheiros, arquitetos e técnicos com ampla experiência na área de planejamento executivo, engenharia de custos de obras e projetos arquitetônicos de engenharia. Todos passam por treinamentos dentro de uma política de valorização profissional, visando alcançar o melhor desempenho possível no desenvolvimento das atividades, garantindo assim qualidade, segurança, sigilo.

  1. ORGANOGRAMA DA EMPRESA

[pic 1]


  1. TÉCNICAS E CONHECIMENTOS DESENVOLVIDOS

Durante o período do estágio foram realizados cálculos e orçamentos de vários empreendimentos comerciais, como também foi desenvolvida a tomada de iniciativas para a resolução de problemas do cotidiano de orçamentos de uma obra e os melhores métodos para menor custo tendo bons lucros e boa colocação no mercado. Orçar e avaliar quantificar insumos, mão-de-obra, equipamentos necessários á realização de uma obra ou serviço bem como os respectivos custos.

A disciplina Gerenciamento e Planejamento de Empresas e Empreendimentos de Construção foram de extrema importância, pois, não me senti despreparada ao me deparar com o desenvolvimento de orçamentos, cronograma físico-financeiro, curva ABC e BDI, além do próprio Projeto Integrador do 6º Semestre que tratava do Gerenciamento de Projetos e que me deu a oportunidade de aprender a desenvolver uma CPU (Composição de Preço Unitário), todos estes sempre foram o ponto forte do meu estágio.  Aprendi como o custo x benefício influência na maneira em que a obra será executada, momento em que as disciplinas Materiais de Construção I e II e a disciplina Construções de Edifícios foram um diferencial. Outras disciplinas que em algum momento precisei dos conhecimentos foram: Desenho Aplicado à Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Legislação sobre Construções, Engenharia Econômica, Estruturas de Concreto Armado I e II, Fundações e Obras de Terra I e II, Estruturas de Pontes I e II e Estradas e Transportes I e II, pois a empresa Proficenter está no ramo de obras de Infraestrutura de grande porte. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (124.4 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com