TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  18/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.929 Palavras (12 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

JUNHO - 2015


 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de estágio apresentado como requisito parcial à formação da graduação no Curso Superior Engenharia Mecânica, da UFPR.

Orientador: Dr. Sérgio Luiz Henke.

JUNHO – 2015

IDENTIFICAÇÃO

  1. Estagiário:

 

  1. Estágio:
  1. Supervisor:
  1. Professor Orientador:

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        1

1.1        Apresentação da empresa        1

1.2        Organograma        2

2        Objetivos        4

2.1        Objetivo geral        4

2.2        Objetivo específico        4

3        O estágio        5

3.1        Atividades desenvolvidas        5

3.1.1        Início da gestão da Ordem de Serviço (OS).        5

3.1.2        Analise dos desenhos de fabricação        7

3.1.3        Separação das peças em lotes de produção        9

3.1.4        Supervisão e acompanhamento de pré-montagem        12

3.1.5        Outras atividades        14

4        Dificuldades e facilidades durante o estágio        15

4.1        Aspecto técnico        15

4.1.1        Facilidades        15

4.1.2        Dificuldades        15

4.2        Aspecto humano        16

4.2.1        Facilidades        16

4.2.2        Dificuldade        16

5        Conclusões do estágio        17


  1. INTRODUÇÃO

O estágio obrigatório tem como objetivo principal completar o processo de ensino-aprendizagem. Este consiste na preparação do aluno para o ingresso no mercado de trabalho, contribuindo para a formação profissional através do desenvolvimento de atividades que se inter-relacionam e integram a formação acadêmica com a atividade profissional. A disciplina também contribui para o desenvolvimento profissional do estudante através adaptação do mesmo no meio profissional frente a condições reais das atividades profissionais da área de atuação.

        As atividades referentes ao cumprimento do estágio supervisionado foram realizadas na empresa Brafer Construções Metálicas S/A, situado em Araucária-PR.

  1. Apresentação da empresa

Iniciando suas em 1976, a Brafer surgiu como um escritório de projetos de estruturas metálicas. No ano seguinte à sua fundação, A Brafer já começava a fabricar suas primeiras estruturas. No início eram realizadas pequenas obras, como coberturas e pavilhões industrias. Em seguida, vieram os grandes trabalhos, como a ponte sobre o rio Piquiri, com vão livre de 60 metros e 200 toneladas de peso, fabricada e montada em 1979, em um projeto que se destacou por utilizar a tecnologia mais avançada disponível na época.

Em 1980, o galpão alugado já não era mais suficiente para armazenar os estoques de fábrica. Assim, a empresa mudou-se para uma sede própria com área de 130 mil m2 em Araucária/PR. Em 2007, uma nova fábrica de 73 mil m2 no Rio de Janeiro foi inaugurada.

Atualmente a empresa possuiu um dos parques fabris mais bem equipados na América do Sul, com capacidade de produção de 4000 toneladas mensais.

A Brafer fornece soluções que vão do cálculo, passando pelo modelamento 3D do projeto, fabricação, pintura, galvanização a fogo e a montagem das estruturas em campo.

A Brafer está presente com suas obras, em todos os estados do Brasil, no Chile, Uruguai, Paraguai, Canadá, Eua e Angola, fornecendo e montando estruturas.

  1. Organograma

Na figura 1 está apresentado o organograma da Gerencia Industrial, departamento no qual realizei as minhas atividades do estágio obrigatório.

[pic 2]

Figura 1 – Organograma Industrial – unidade de Araucária/PR.

Abaixo está apresentado o gestor de cada área e uma breve apresentação de cada setor.

  • Ricardo Foganholi – Diretor Industrial: Formação Engenharia Civil. Diretor responsável e gestor das unidades fabris de Araucária/ PR e Rio de Janeiro/ RJ. Responsável pelo planejamento estratégico no que se refere as atividades de fabricação, e gestão orçamentária das atividades fabris.
  • Fábio Lopes Mathias – Gerente Industrial: Formação Engenharia Civil. Responsável pelas gerencias Fábrica I a IV, Fábrica V, Jato e Pintura, Logística e Expedição, Galvanização e coordenações de manutenção, planejamento e produção. Atualmente acumulando as atividades de Gerente da fábrica I a IV, gerencia esta responsável pela gestão operacional dos setores de preparação de matéria prima e montagem das estruturas metálicas.
  • Guber Guerrero – Gerente de Solda e Acabamento: Formação Engenharia Mecânica. Gerente responsável pela gestão setores de solda e acabamento de ambas as unidades, inspetor de solda nível 1 e atua na otimização dos processos de soldagem da empresa.
  • Norton Rattmann – Gerente da Fábrica V: Formação Engenharia de Produção. Responsável pela gestão operacional da fábrica de montagem de perfis soldados e preparação de perfis laminados. Fábrica que fornece material para os setores de montagem da Fábrica I a IV.
  • Roberto Padovezi – Gerente de Jato e Pintura: Formação Técnico Mecânico. Responsável pelos setores de jateamento e pintura das estruturas.
  • Emerson Padilha – Gerente de Galvanização: Formação Administração. Responsável pelo setor de galvanização a fogo de estruturas metálicas.

Os setores de coordenação de manutenção, planejamento industrial e produção respondem diretamente ao Gerente Industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com