TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio em Logística

Por:   •  1/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  975 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Bruno da Silva Cruz

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

FORTALEZA – CEARÁ

2018

Bruno da Silva Cruz

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório das atividades de estágio supervisionado apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia de Produção do Centro Universitário 7 de Setembro, como requisito na disciplina de Estágio Supervisionado.

Professor: Gerson Jr.

FORTALEZA – CEARÁ

2018

SUMÁRIO[pic 2]

1     introdução..............................................................................................................05

2     DESENVOLVIMENTO

        2.1 Apresentação da Empresa .......................................................................................05

2.2 Organograma da Empresa........................................................................................07

         2.3 Área de Estágio........................................................................................................08

2.4 Atividades da Logística...........................................................................................08

2.5 Atividades Desenvolvidas ......................................................................................09

2.6 Fluxo De Informações.............................................................................................09

3     CRONOGRAMA...........................................................................................................10

        CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................11

        REFERÊNCIAS.............................................................................................................12

       



1 INTRODUÇÃO

Este relatório possui a finalidade de apresentar a implantação do conhecimento teórico, abordado durante o curso de Administração, em prática, através do desenvolvimento do programa de estágio. A organização onde foi realizado o estágio se trata da sociedade anônima Magnesium do Brasil S.A. A escolha da empresa se deu em função de ser bastante renomeada e em função da disponibilidade de vaga de estágio na área da logística. A oportunidade desse estágio proporcionou uma experiência acadêmico-profissional através de vivências nos campos de prática da logística.

No presente trabalho, são exibidas de forma objetiva as características da empresa, como por exemplo, fundação, ramo, total de colaboradores, principais atividades realizadas e o organograma. Assim, como o conceito de logística e a maneira que o departamento funciona dentro da empresa em questão. Seguido da descrição detalhada das atividades do setor e das tarefas desempenhadas durante o estágio. Nas considerações finais, há as avaliações e conclusões quanto à experiência vivida.

2 DESENVOLVIMENTO

 

2.1 Apresentação da Empresa

  • Nome da Empresa: Magnesium do Brasil S.A

A empresa Magnesium do Brasil foi fundada por Germano Paulo Franck, originário da Alemanha, em 1905. O qual, realizando alguns estudos na região amazônica, construiu algumas ferrovias e deparou-se com as riquezas minerais do solo. O ramo da empresa é a mineração, tendo como atividade a exploração das jazidas de Magnesita e seu beneficiamento, que existe a cerca de 70 anos. Ela conta com reservas de minérios em Jucás Iguatú, Orós e Icó, no estado do Ceará. Entretanto, só possui duas unidades de produção, em Jucás e em Iguatu.

Em jucás, onde fica a reserva de minério mais explorada, a empresa possui uma fabrica operando, que é a responsável por 95% da produção do oxido de magnésio, e uma fabrica em construção, localizadas na mesma área, denominadas Magnesium Jucás. Depois de produzido, o oxido de magnésio, dependendo do seu destino final, é encaminhado à matriz para ser exportado ou para ser vendido ao mercado interno, e ainda, se for para o mercado interno, pode sair da fabrica diretamente para o cliente. Os outros 5% da produção é feito pelo forno artesanal localizado em Iguatu, onde a empresa possui uma reserva, que recebe o nome de Magnesium Alencar. O produto feito pela Magnesium Alencar é encaminhado a Jucás, e depois disso, dependendo do destino, é enviado à matriz, para assim ser comercializado.

A matriz que se localiza em fortaleza, é a responsável por todo o processo comercial, de compras de materiais, de logística, de gestão de pessoas, de finanças, de planejamento de produção. Até o ano de 2013 a empresa pertencia unicamente à família Franck e suas várias gerações posteriores. Após anos de relacionamento com um grupo francês, considerando a forte aliança e os mesmos objetivos de crescimento a longo prazo, foi afirmada a parceria de sociedade entre ambos, em que 50%, hoje, pertence à Roullier e 50% à Magnesium. Assim, a empresa passou de familiar a sociedade anônima. O grupo Roullier tem mantido uma firme presença no Brasil há mais de uma década, e ambas as empresas encontraram força na fusão de suas respectivas competências para ajudar a levar o negócio para o próximo nível de competitividade e eficiência.

  • Número de Funcionários:

A empresa possui a quantidade de 250 funcionários, cada um trabalhando em seus setores, divididos entre fabrica e matriz, para um mesmo objetivo, que é aumentar cada vez mais a lucratividade da empresa.

  • Mercado e Perfis dos Clientes:

Hoje, o óxido de magnésio, produto fabricado pela empresa, é vendido para o Brasil inteiro. Assim, como para países nos exterior. Esse produto é comercializado tanto moído, como peneirado, possuindo diversas granulometrias e embalagens, que são encaminhados para os clientes de acordos com as finalidades e exigências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (218.1 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com