TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.545 Palavras (11 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CARLOS AUGUSTO NUNES DE SOUSA

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

PALMAS – TO

2016

CARLOS AUGUSTO NUNES DE SOUSA

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

[pic 2]

__________________________________________

Prof. Dênis Cardoso Parente

PROFESSOR SUPERVISOR

__________________________________________

Prof. M.Sc. Roldão Pimentel de Araújo Junior

PROFESSOR COORDENADOR

Palmas – TO

2016

SUMÁRIO

LISTA DE FIGURAS

  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado proporciona ao estagiário, além de um treinamento prático na função exercida, como também um aperfeiçoamento técnico cultural e científico. Assim como aperfeiçoa o relacionamento humano através de atividades desenvolvidas em conjuntos com demais colegas de serviço, o que torna um ganho essencial para obter um desenvolvimento profissional, tornando-o mais apto e preparado para o mercado competitivo em que a formação exigirá.

As atividades do estágio supervisionado estão sendo realizadas na Empresa CIPLAN Cimento Planalto S/A, que é uma empresa que fornece concreto usinado na cidade de Palmas - TO.

O concreto usinado é de grande importância nas obras de construção civil, pois está relacionado ao cronograma da obra, além do controle de qualidade dos materiais do concreto e a resistência característica de projeto aos vinte e oito dias. A concretagem é a etapa principal de uma obra por ser toda a estrutura da edificação.

O estágio é direcionado para verificar procedimento de moldagens de corpos de provas e acompanhar resultados; verificar desvio padrão das pesagens do dia anterior; realizar ensaio da umidade da areia e fazer lançamento no sistema; Cubagem em obras; acompanhar recebimento do concreto em obras e estabelecer comunicação com balanceiro em relação ao Slump-Test.

  1. REVISÃO LITERÁRIA
  1.  Central Dosadora de Concreto

Uma central dosadora é um conjunto de instalações onde são realizados o recebimento, estocagem e dosagem dos materiais para a mistura do concreto.

A empresa de serviços de concretagem deve realizar a caracterização dos materiais componentes do concreto, fazer um estudo de dosagem, ajustes, comprovação do traço e elaboração do concreto. Sendo assim a empresa fica responsável pelo serviço e cumprimentos das normas referentes a mesma. (NBR 12655: Concreto de cimento Portland - Preparo, controle, recebimento e aceitação - Procedimento. , 2015)

Uma central é composta por silo de cimento, reservatórios de água, reservatórios de aditivo, baias e caixas de agregados, balanças de cimento e agregados, hidrômetros, compressores e transportadores de correias.

Existe dois tipos de carregamento na central: O carregamento manual, onde o balanceiro faz a pesagem dos materiais por um painel de controle, com botões para abertura e fechamento das comportas, vibradores, acionamento de água, ativação das correias, pesagem dos materiais, entre outros. No carregamento automatizado o operador da balança digita no computador o código do traço e volume a ser realizado o carregamento, e neste processo o balanceiro só interfere se for apresentado algum problema com a carga. A mistura e homogeneização é realizado dentro do caminhão betoneira.

A central deve estar sempre em dias com a manutenção e aferição das balanças, pois, qualquer problema ocasionado resulta em caminhões parados e atraso na entrega do concreto. (PORTAL DO CONCRETO)

  1.  Materiais constituintes do concreto
  1. Cimento

O cimento possui propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que ao contato com a água entra em processo de endurecimento. Seus materiais constituintes são: a cal, a sílica, a alumina, certa proporção de magnésia e uma pequena percentagem de anidrido sulfúrico. (YAZIGI, 2014)

De acordo MEHTA e MONTEIRO (1994), o cimento é um aglomerante hidráulico, onde suas propriedades adesivas são desenvolvidas quando em contato com a água. Um fator que influencia essa reação é a finura do cimento, quanto mais fino o cimento, mais rápido ele reagirá, melhorando também o desenvolvimento da resistência que pode ser aumentada através desta moagem, mas o custo e o calor liberado possuem alguns limites.

A finura do cimento está relacionada ao tamanho dos grãos, e é o fator que governa e velocidade da reação de hidratação gerando calor durante o processo de endurecimento. Este calor gerado é de grande importância pois afeta em obras volumosas a elevação da temperatura na qual conduz o aparecimento de trincas ao fim do resfriamento da massa.

Sua propriedade física possui três aspectos distintos: propriedade do produto em pó; mistura com água e proporções convenientes de pasta; e da mistura da pasta com agregado padronizado, as argamassas.

O tempo de pega do cimento consiste no processo de endurecimento a um processo químico de hidratação onde é conhecido como um fenômeno artificialmente definido como o momento em que a pasta possui certa consistência tornado imprópria para o trabalho. Neste possui dois aspectos no processo de hidratação: a pega e o endurecimento, vistos em períodos diferentes – a pega na primeira fase do processo e o endurecimento na última fase.  (BAUER, 2014)

  1. Agregados

Os agregados são relativamente baratos e não entram em reações químicas complexas com a água.

Para MEHTA e MONTEIRO (1994, p. 239):

 “As características dos agregados que são importantes para a tecnologia do concreto incluem porosidade, composição granulométrica, absorção de água, forma e textura superficial das partículas, resistência a compressão, módulo de elasticidade e os tipos de substâncias deletérias presentes”.

Os constituintes do concreto em geral são areia, pedregulho e pedra britada, provenientes de jazidas naturais, sendo assim nomeados como agregados naturais. Os agregados como argila ou folhelho expandidos que são processados termicamente, os rejeitos industriais, são considerados agregados artificiais. (MEHTA e MONTEIRO, 1994)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (724.4 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com