TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

Relatório de Estágio Curricular em

SVC Construções LTDA

Samuel Gois Coelho

Delmiro Gouveia - AL

2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

Relatório de Estágio Curricular em

SVC Construções LTDA

Dados do Estagiário

Nome: Samuel Gois Coelho

Registro Acadêmico: 11112115

Curso e Período: Engenharia Civil / 9º período

Dados do Local de Estágio

Empresa: SVC construções LTDA

Supervisor: César Augusto Lima Tanajura

Nº de registro: 78363-BA

Período de Estágio

Início: 03/11/2014                                                                 Término: 30/01/2015

Jornadas de trabalho: 20 horas semanais.

Total de horas: 260 horas em 65 dias.

Delmiro Gouveia – Al

2015

  1. INTRODUÇÃO

A região nordeste apesar de ter um dos maiores rios do país (Rio São Francisco) sofre muito com a seca devido a fatores climáticos naturais acrescidos da ação humana. As zona mais afetadas pelas secas são as rurais, onde por muitas vezes não tem água para suas necessidades básicas. É nessa situação que se encontra a micro região do alto sertão alagoano, com sérios problemas com abastecimento de água.

A CASAL é responsável pelo abastecimento de oito cidades sendo estas, Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Pariconha, Inhapi, Mata Grande, Olho D’água do Casado e Piranhas. Porém a estação de tratamento atual se encontra debilitada e com falhas na distribuição, com isso o Governo de Alagoas fez a maior obra do sertão alagoano, o canal do sertão que corta o estado partindo de Delmiro Gouveia até Arapiraca, e foi ás margens do canal  que foi dado início a obra PIAAS que se trata da construção de uma ETA e as redes adutoras.

A população dos municípios de Delmiro Gouveia, Água branca, Pariconha, Inhapi, Canapi, Olho D’Água do Casado, Piranhas e Mata Grande terão acesso à água de qualidade por um período mínimo de 25 anos.

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Durante o período de estágio, foram desenvolvidas as seguintes atividades: Levantamentos quantitativos de concreto, aço e forma, acompanhamento de execução das atividades de campo para registro em diário de obra, readequação dos variados componentes do projeto, execução de memoriais de cálculo, acompanhamentos de concretagem, aplicação de formas e andaimes, controles de custos através de notas fiscais, revisão de devolução de materiais alugados, boletins de medição e etc.

As funções feitas em campo estavam relacionadas a obtenção de dados para realizar o boletim de medição da obra, e tinham como objetivo quantificar os serviços necessários mensalmente para serem pagos à construtora, entre esses dados podemos citar o concreto (m³), formas (m²) e aço (kg) sendo que em todo o processo de acompanhamento deveriam ser tiradas as fotos referente a cada serviço.

O acompanhamento das atividades da obra era avaliado através de diários com fichas avaliativas que eram preenchidas e entregues ao engenheiro supervisor para assinar e ser encaminhada ao coordenador de estágio da Universidade.

A orientação era dada de forma direta visto que o local de trabalho era o mesmo, onde foi possível adquiri bastante conhecimento pratico das ações que devem ser tomadas por um engenheiro mediante os problemas encontrados diariamente, logo foi possível saber como se portar e solucionar os problemas como Engenheiro Civil.

  1. SUPORTES TEORICO PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

O levantamento de quantitativos é uma das principais tarefas do orçamentista, pressupõe conhecimento de obra e conhecimento das etapas de execução, pois nem sempre o projetista fornece estes quantitativos de forma detalhada. Um pequeno erro no cálculo do volume de concreto, metragem quadrada de piso ou de formas, entre tantos itens de um orçamento, por exemplo, podem gerar erros com consequências dolorosas a empresa construtora (XAVIER, 2008).

Através da referencia acima podemos notar a importância do trabalho realizado no estágio, fazendo o mesmo assumir algumas responsabilidades através das medições que influem diretamente para que sejam quitadas as dividas, fazendo o estagiário ter um contato direto com a profissão de Engenheiro.

Para perfeita execução do serviço são realizados memoriais descritivos de cálculo das quantidades de serviços para se obtiver o quantitativo referente a cada serviço, e identificar se as atividades foram desenvolvidas na obra através do levantamento do projeto e das especificações.

Todos os serviços executados diariamente na obra eram registrados no diário de obras, etapa essa que também é de extrema importância por si tratar do principal meio de troca de informações entre o cliente e a construtora (MENDONÇA, 2010).

O termo memorial de cálculo de quantidades de serviços será utilizado no registro das quantificações das medidas do serviço, e seus cálculos referenciados e baseados nos levantamentos do projeto. Deverão expressar o desenho de referência, as medidas utilizadas e o resultado final expresso na unidade de execução e medida do serviço (MENDONÇA, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com