TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica

Por:   •  26/10/2015  •  Resenha  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL

[pic 1]

VICTOR HENRIQUE FERREIRA BORGES

TURMA: A

RESENHA

ITUMBIARA

2015/1° PERÍODO

Como a Internet está mudando a amizade

Bibliografia:

COSTA, C. Superinteressante. Fev. 2011.

Credenciais do Autor:

Camilla Costa nascida na cidade de Salvador (BA), é jornalista. Foi repórter pelo jornal A Tarde (BA) e também da revista Veja.  Atuou com a equipe do jornal Folha de São Paulo na função de repórter. Desde setembro de 2010 é produtora no portal BBC Brasil.

Resumo da obra:

Diariamente milhares de pessoas acabam se conhecendo através da internet. As redes sociais estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, e grande parte dos usuários tem pelo menos um perfil criado, seja no Email, Facebook,etc.Descobrir nova amizades nunca foi tão fácil, segundo pesquisas, depois do surgimento de sites que proporcionam contato entre pessoas, o número de amizades das mesmas aumentou.

A internet não começa amizades do zero, ela funciona simplesmente como potencializadora de relações que já haviam se insinuado na vida real. Através de estudos foi comprovado que amizades geradas pela web são mais fracas do que aquelas que nasceram fora dela. A amizade simétrica está presente em grande parte das redes na internet, ela depende de duas pessoas para acontecer, é o caso do Facebook, que para se ter a amizade na rede é preciso uma pessoa adicionar e a outra aceitar. Já a amizade assimétrica é independente, as pessoas podem adicionar ou seguir as outras sem haver qualquer permissão, como acontece no Twitter.

Cientistas afirmam que mesmo estando em contato com qualquer pessoa mais facilmente e a todo o momento, à distância continuará prejudicando as amizades. Estudos estão sendo realizados na Universidade da Califórnia para desvendar o efeito que as redes sociais produzem no organismo. Os primeiros resultados mostraram que tuitar estimula a liberação de ocitocina e consequentemente diminui os níveis de hormônios como cortisol e ACTH, associados ao estresse.

Critica do resenhista:

De modo geral, a autora apoia-se em vários especialistas para emitir suas conclusões. Nas oportunidades que teve de expor sua própria ideia, ela lembrou que a internet apesar de proporcionar o conhecimento de novas pessoas, ela também acaba fazendo as mesmas se isolarem da sociedade, ficando ligadas apenas no mundo virtual.

O texto tem o objetivo de mostrar que mesmo com toda essa tecnologia disponível para o uso das redes sociais, é importante não se esquecer de manter relações fora da web.

Indicações do resenhista:

Este artigo apresenta especial interesse para usuários de redes sociais e pesquisadores. Pode ser utilizado na matéria de Comunicação e Expressão e também nos cursos de Ciências Sociais, Publicidade, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com