TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Termodinâmica

Por:   •  11/1/2023  •  Resenha  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Estadual de Feira de Santana

Bacharelado em Engenharia de Alimentos

Departamento de tecnologia-TEC319

Docente: Sergio Henrique

Discente:

Bruno Germano

Resenha crítica: Os percursos da termodinâmica.

Feia de Santana–BA

2023

Os precursores da termodinâmica

        

        Um interessante ponto de partida para discutir a história da termodinâmica é com Otto von Guerrick (1650), que projetou e construiu a primeira bomba de vácuo do mundo, e o primeiro vácuo artificial do mundo através das esferas de Magdeburg. Sua contribuição reside no estudo do vácuo, contrapondo a ideia de que “a natureza tem horror ao vácuo”.

        Passados 6 anos (em 1656), Robert Boyle, atuando conjuntamente com Robert Hooke, construiu uma bomba de ar, com intuito de relacionar pressão, volume e temperatura, contribuindo então com a Lei de Boyle, que estabelece que pressão e volume são inversamente proporcionais.

        Ainda, em um período próximo (em 1679), Denis Papin construiu um forno de pressão, também conhecido como marmita de Papin, que por sua vez era um vaso fechado com uma tampa fechada hermeticamente que confinava vapor para que gerasse no sistema uma alta pressão.

        A priori foi projetada uma válvula de alívio para a marmita de Papin, evitando a explosão do dispositivo devido a alta pressão. Papin então percebeu que o movimento rítmico da válvula poderia ser manifestado com movimentos em um objeto, a contribuição de Papin está na manipulação da pressão, além do dispositivo criado.

        Em seguida, no ano de 1697 foi então criada a primeira máquina a vapor pelo engenheiro Tomas Savery, que contribuiu com o primeiro aprimoramento da máquina a vapor. Ainda, os cientistas Pierre Gassendi, Lavoisier e Bertholet, William Thomson (Lord Kelvin) e William Cleghorn propuseram a teoria do calórico, na qual o calor é entendido como um fluido imponderável.

        Logo após, James Watt (1736-1819) investigou a relação entre a área compreendida numa curva de pressão e volume e o trabalho produzido pela máquina térmica, fazendo importantes aperfeiçoamentos nas máquinas a vapor a ponto de estimular a revolução industrial.

Assim, Sadi Carnot (“o pai da termodinâmica”), em 1824 publicou as “Reflexões sobre a potência motriz do fogo”, sobre calor, potência e eficiência das máquinas térmicas, marcando assim a termodinâmica como ciência moderna. A teoria de Carnot foi formalizada matematicamente por Clayperon em 1834. Hoje em dia o calor é definido como uma transferência de energia térmica desordenada.

Posteriormente, James Joule (1847) estudou o trabalho realizado por um gás quando se expande e o calor gerado quando se comprime. Determinou a quantidade de trabalho necessária para gerar uma determinada quantidade de calor (a equivalência entre energia mecânica e calor).

Bibliografias:

DONOSO, J. P. Datas e personagens da história da termodinâmica. Universidade de São Paulo. Instituto de Física de São Carlos (IFSC).  Disponível em: <https://www.ifsc.usp.br/~donoso/termodinamica/Historia_Termodinamica.pdf>  Acesso 04-01-23

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (187 Kb)   docx (369 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com