TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre O Filme Lixo Extraordinário

Por:   •  21/11/2017  •  Resenha  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  3.397 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Sobre Lixo Extraordinário

Muniz,Vik. Lixo Extraordinário. Jardim Gramacho. Duque de Caxias, Rio de Janeiro. 2011.

O documentário Lixo Extraordinário conta a história de uma façanha do artista plástico brasileiro Vik Muniz, o artista que nasceu na classe média paulistana e hoje é um dos maiores expoentes das artes visuais do mundo, trabalha com colagens e montagens de materiais diversos para formar retratos, capaz de retirar obras primas de arte donde a maioria das pessoas só vê resíduos inaproveitáveis de uma sociedade discriminável e abandonada. O que muitos não sabem é que em tais situações, ele encontra uma gente digna, batalhadora e feliz na medida do possível. Muniz lança dois desafios: transforma em arte uma parte da reciclagem retirada do aterro sanitário Jardim Gramacho situado em Duque de Caxias no rio de Janeiro; e transforma a vida das pessoas que o ajudassem naquele propósito, uma vez que as mesmas trabalhassem como catadoras.

O filme também mostra o carisma das pessoas que sustentam suas famílias com material reciclado do lixão, as cenas relatadas nos passam um exemplo de superação e bravura.

A intenção era mudar a vida das pessoas e proporciona-lhes um futuro com mais oportunidades e com melhores condições sociais, mas tudo foi além, vik entregou-se à causa e participou de cada etapa do projeto. O processo contou as fotografias de alguns catadores e escolha dos materiais recicláveis do lixão necessário para a montagem do projeto. As obras foram encaminhadas a um renomado centro de leilões em Londres. Acompanhando as peças, além de Vik Muniz, foi também Tião, posteriormente líder da Associação dos Catadores do Jardim Gramacho.

        O lixo extraordinário teve como reconhecimento a conquista do prémio SUNDANCE em janeiro de 2010 como o melhor documentário internacional, prêmio de Anistia Internacional e a indicação ao Óscar de melhor documentário. Apesar de não obter a estatueta, o grupo ficou feliz com o resultado. O quadro que representava Tião foi vendido por quase R$100 mil. A grande maioria do dinheiro obtida no leilão foi revertida em benefício para a comunidade trazendo mudança para aqueles que vivem o dia-dia da seleção de material reciclável para alimentar sua família. Lixo extraordinário é um exemplo de como uma visão diferente de uma determinada realidade pode ser importante. Assistimos nos noticiários comentários a respeito dos catadores de lixo dizendo que são uma imundice de gente sem escrúpulos que retiram dos restos dos outros a alimentação, que são indigentes sebosos e que não vivem, sobrevivem. Sabemos que essa interpretação dependerá de cada pessoa, e do olhar de cada ser humano. A intenção do crítico não é colocar defeitos e sim analisar, quando se tem talento, a análise normalmente tem resultados positivos e Vik Muniz percebeu que em meio a real situação vivida pela aquela comunidade existe gente honesta e que sentem orgulho do que fazem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com