TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha TPM

Por:   •  21/10/2015  •  Resenha  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO TRABALHO DE TPM

Angélica Franciele Pereira (angelicafranciele@live.com), Naiara Camargos do Carmo (naiara_camargos@hotmail.com)

Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - COENP - Praça Frei Orlando, 170 - 36307-232 -  São João del-Rei – MG

 A sigla TPM significa Total Productive Maintenance em português, Manutenção Produtiva Total se trata de um sistema que serve para eliminar perdas, garantir a qualidade, reduzir paradas e diminuir custos onde o processo é contínuo. É composto por 8 pilares, Manutenção Autônoma, Manutenção Planejada, Melhorias Específicas, Educação e Treinamento, Manutenção da Qualidade, Abordagem Terotecnológica, TPM Administrativo e TPM Segurança, Saúde e Meio-ambiente.

Manutenção Autônoma, é o processo de capacitação de quem opera a máquina para que assim garanta os níveis de produtividade. Manutenção Planejada, trabalho com a equipe operacional com o objetivo de elimar todas as perdas que possam acontecer. Melhorias Específicas, a parte de eliminação das perdas na produção mantendo a eficiência máxima dos equipamentos. Educação e Treinamento, Capacitação dos funcionários para que exerçam suas responsabilidades corretamente. Manutenção da Qualidade, tem o intuito de reduzir os defeitos que ocorrem como o resultado da implantação do sistema. , Abordagem Terotecnológica, serve para analisar como está a situação da implantação. TPM Administrativo, são analisadas as principais perdas e contabilizado os ganhos. TPM Segurança, Saúde e Meio-ambiente, é o responsável pela saúde de todos e por manter o índice acidentes zero.

No estudo de caso apresentando na empresa Beta começaram o estudo corretamente, identificando quais os resultados queriam alcançar. Logo em seguida aplicaram o primeiro pilar da TPM que é a Manutenção Autônoma, dando treinamento e capacitando os operadores para que a manutenção fosse feita corretamente e mostrando ferramentas para resoluções de problemas. Aplicando também o segundo pilar que é Manutenção planejada conseguiu diminuir o tempo de manutenção, não o quanto planejaram, porém melhorou. O terceiro pilar, Melhorias Específicas, também foi realizado em seguida, primeiro, analisaram os resultados e depois separaram grupos de melhoramentos, assim realizaram também o quarto pilar, capacitando, educando e treinando os responsáveis para que a assim os desperdícios diminuíssem.

Os outros pilares não foram relatados no estudo de caso mais conclui-se que o sistema foi implantado com sucesso, podendo não ter alcançados os resultados esperados, porém, melhorando o que estava muito prejudicado. Com tudo é muito difícil dar certeza pois não foram demonstrados os valores anteriores real e os que foram encontrados durante o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (144 Kb)   docx (49.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com