TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  28/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Matemática licenciatura

portfólio i

[pic 3]

Maceió

2016

portfólio i

Trabalho apresentado ao Curso de matemática  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas, Filosofia da Educação e o Pensamento Pedagógico, Organização do Trabalho Pedagógico, Psicologia da Educação e da Aprendizagem, Seminário da Prática II.

Maceió

2016

Sumário

1.        Introdução        4

2.    Desenvolvimento        4

3.    Conclusão        5

4.     Referências Bibliográficas        6


  1. Introdução

Neste trabalho analisaremos a importância do projeto político pedagógico para a organização escolar, sobe o ponto de vistas das novas perspectivas da educação em nossos país. Atualmente o projeto político-pedagógico é indispensável pois nele está registrado as ações e planos que uma determinada escola procura para seu ano letivo.

Sendo assim é de suma importância que a escola promova ações pedagógicas envolvendo professores, coordenação escolar, alunos e pais para juntos identificar as principais necessidades da escola e apontar as possíveis soluções para se tenho cada vez mais um melhor processo de aprendizagem.

  1. Desenvolvimento

Quando falamos em projeto político-pedagógico entendemos que ele é um planejamento para o futuro que precisa ser vivenciado e aprimorado a cada dia, não podemos vê-lo apenas como um documento que justifica ou autentifica todos os planos de aulas e ações pedagógicas que que serão realizadas na escola. Ele não deve ser esquecido em uma gaveta, não se pode admitir que o projeto político-pedagógico seja inalterado, pois ele está em constante modificação dependendo das necessidades pontuais da escola.

Deste modo o projeto indica a direção, o sentido que a escola deve seguir no que diz respeito às suas ações pedagógicas, e esta direção deve sempre está atrelada aos anseios e exigências da comunidade como todo, pois a escola nunca deve esquecer ou se distanciar do seu papel social que é sobretudo formar indivíduos capacitados para exercer seu papel de cidadão em sua comunidade.

Para que o projeto político-pedagógico seja construído e implementado a escola deve ter autonomia pois ele remete a sua identificação, ou seja, ele retrata as características especificas de cada escola. Esta autonomia se dá principalmente porque a escola é um lugar público e, portanto, aberto a diálogos, debates e reflexões que são necessárias para a construção do trabalho pedagógico como um todo. Estas discursões devem estar alicerçadas em prática pedagógicas que visem solucionar ou amenizar os problemas educacionais da em nossa escola.

O projeto político-pedagógico tem que obedecer aos princípios básicos da escola democrática pública, como por exemplo princípio de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, esta Igualdade de oportunidades requer mais que a ampliação da quantitativa de vagas nas escolas; requer principalmente uma melhora no ensino aumentando assim a qualidade da escola. Por princípio esta qualidade não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais. A escola de qualidade tem obrigação de evitar de todas as maneiras possíveis a repetência e a evasão. Tem que garantir a meta qualitativa do desempenho satisfatório de todos. Qualidade para todos, portanto, vai além da meta quantitativa de acesso global, no sentido de que as crianças, em idade escolar, entrem na escola. É preciso garantir a permanência dos que nela ingressarem. Em síntese, qualidade "implica consciência crítica e capacidade de ação, saber e mudar" (Demo 1994, p.19).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com