TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE COGERAÇÃO COM USO DO GÁS NATURAL

Por:   •  3/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.079 Palavras (9 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA

RICARDO MATOS SANTOS

SISTEMAS DE COGERAÇÃO COM USO DO GÁS NATURAL

Salvador - Ba

2018


RICARDO MATOS SANTOS

SISTEMAS DE COGERAÇÃO COM USO DO GÁS NATURAL

Trabalho avaliativo apresentado para a disciplina Engenharia do gás, do curso Engenharia do Petróleo, do Centro Universitários Estácio da Bahia.

Professora: Sheila Feio

Salvador - Ba

2018

RESUMO

Avaliando o sistema energético nacional, percebe-se a necessidade do desenvolvimento de novas tecnologias para o avanço na eficiência da geração de energia.

A disponibilização do gás natural para a indústria brasileira, requer uma adaptação para o correto uso desse combustível. Dentro desse contexto atual, a cogeração torna-se uma alternativa viável para atender as demandas da indústria, pois o aumento da eficiência energética superior a 80%, comprova a grande importância da cogeração.

Este trabalho tem como objetivo principal, apresentar os aspectos positivos da cogeração com o uso do gás natural, não deixando de mostrar as suas desvantagens, mas mostrando que aplicado de forma eficaz, traz grandes benefícios econômicos.

Palavras-Chave: cogeração, gás natural, energia.

SUMÁRIO

1    Introdução        4

2    Por Que Cogeração?        4

3 Gás Natural E A Cogeração        5

4 Incentivos E Entraves À Cogeração No Brasil        5

4.1 Incentivos Regulatórios        6

4.2 Incentivos Creditícios        7

4.3 Incentívos Tributários        7

4.4 Entraves Ao Desenvolvimento Da Cogeração        7

5 Legislação Nacional        8

6 Benefícios Da Cogeração A Gás Natural        9

7 Desvantagens         9

8 Conclusão        9

REFERÊNCIAS        10


1 INTRODUÇÃO

Cogeração é a geração simultânea e combinada de energia térmica e energia elétrica a partir de uma única fonte energética. A cogeração apresenta benefícios implícitos no setor industrial, refletido pela economia na energia primária, petróleo, gás natural, carvão mineral e biomassa, ao fazer uso mais eficiente e aproveitar energéticos disponíveis no próprio processo.

No contexto do desenvolvimento sustentável, diversos autores têm apontado a cogeração como a alternativa mais viável para atender demandas térmicas e elétricas, com elevada confiabilidade, podendo chegar a uma eficiência global de até 86%, o que torna essa solução praticamente sem desperdício, além de proporcionar uma redução significativa da emissão de poluentes quando comparada, por exemplo, à produção das mesmas utilidades de maneira independente. Ou seja, além de reduzir seus custos com energia (elétrica e térmica), a cogeração contribui para o meio ambiente.

A cogeração constitui-se uma das formas de geração distribuída (GD), quando realizada por pequenas unidades próximas aos consumidores.

A GD supre energia localmente e aumenta a reserva de potência próxima ao centro consumidor.

Apesar de ser apontada como econômica e vantajosa, nota-se que no Brasil a cogeração ainda é pouco difundida e extremamente concentrada em alguns poucos setores industriais. Esse fato pode ser atribuído à tradição brasileira de geração de energia em hidrelétricas. Entretanto, com o fim do monopólio estatal e esgotamento dos recursos de maior rentabilidade, impõem-se novas oportunidades na área de geração e conservação de energia, aumentando a atratividade da implantação de sistemas de cogeração.

2 POR QUE COGERAÇÃO?

        A necessidade de aumentar a competitividade e pressões por redução de custos são continuamente requeridas nas organizações. Energeticamente isso se dá pela operação mais eficiente. A Cogeração apresenta-se como alternativa por meio da geração total ou parcial on-site de energia elétrica e térmica. O aumento da eficiência energética utilizando a Cogeração tem o potencial de reduzir custos com energéticos e reduzir as emissões por unidade de energia produzida. Quando aplicada efetivamente, o sistema de Cogeração permite menor dependência em relação ao grid elétrico.

3 GÁS NATURAL E A COGERAÇÃO

        O gás natural é apontado como excelente combustível para uso em sistemas de cogeração, devido às suas características termodinâmicas, ao elevado poder calorífico e disponibilidade atuais; além dos aspectos ambientais, por suas baixas taxas de emissão de resíduos na atmosfera. Além disso, o uso do gás natural contribui para promover o desenvolvimento tecnológico do setor energético nacional, favorecendo os processos de racionalização de energia, além de incentivar a modernização produtiva da economia brasileira.

Equipamentos para geração de energia, como as turbinas a gás, têm sido difundidos em instalações que necessitam de calor residual para o processo ou grande quantidade de eletricidade, obtidos em sistemas de cogeração que dispõem de gás natural. Estes equipamentos permitem diversas configurações e níveis de potência, adequando-se às necessidades de cada indústria avaliada. Como o gás natural é um combustível alternativo, pouco poluente, que permite grande flexibilidade nas instalações, seu uso torna-se bastante atrativo.

4 INCENTIVOS E ENTRAVES À COGERAÇÃO NO BRASIL

        Por falta de políticas permanentes, a cogeração fica ao sabor de eventos positivos ou negativos.[pic 1]

Fonte: ABEGAS

[pic 2]

Fonte: Distribuidora de Gás Natural, Aneel e Ipea

        O preço do gás tem apresentado crescimento maior do que o da eletricidade. Com o aumento da produção nacional de gás nacional, espera-se menor volatilidade e um declínio no preço do gás. O aumento da geração termelétrica e os custos crescentes de transmissão e distribuição devem elevar os preços da eletricidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (252.7 Kb)   docx (161.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com