TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Série ISO 9000 e ISO 14000

Por:   •  3/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO[pic 1][pic 2]

ESCOLA DE MINAS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA – DEPRO

ENGENHARIA DA QUALIDADE

Séries ISO 9000 E ISO 14000

OURO PRETO-MG

AGOSTO DE 2016

ISO 9000

Segundo Riillo(2014) a série ISO 9000 é um conjunto de normas para o sistema de gestão de qualidade. Seu principal objetivo é apoiar os esforços da qualidade independentemente do setor ou seu tamanho.

Segundo Braun(2005) ISO 9000 também pode ser considerado um processo de mudança organizacional que busca proporcionar a implementação do Total Quality Management (TQM). Segundo o mesmo autor, a implementação da série ISO 9000 e o TQM ao mesmo tempo em uma organização, de forma integrada às suas diretrizes, busca o aumento da produtividade, melhoria da qualidade, eficiência, satisfação do cliente e, eventualmente a vantagem competitiva que proporciona maior quota de mercado.

Nesse contexto, a série de normas supracitada oferece oito princípios da qualidade nos quais qualquer empresa ou organização deve se basear. Entre os itens de maior importância BALLESTERO-ALVAREZ(2012) cita: Foco no cliente e atenção às suas necessidades; liderança e definição de um rumo para a organização; envolvimento de pessoas de todos os níveis hierárquicos; alcance da eficiência almejada de processo; abordagem de processo segundo a visão de gestão preconizada pela NBR ISO 9000; a busca pela melhoria contínua e incremental de seu modelo de gestão da qualidade; tomada de decisões baseada em dados concretos da empresa e busca por relacionamento mútuos com seus fornecedores.

BALLESTERO-ALVAREZ(2012) Ainda cita uma série de padrões e procedimentos de melhorias relacionadas ao setor administrativo. Entre as principais características é válido explicitar os seguintes fatores de suma importância:  Melhoria do processo de comunicação interna; melhoria do processo de comunicação com o cliente visando, principalmente, a melhor definição de seus requisitos; identificação das competências dos funcionários de forma a auxiliar o desenvolvimento profissional de cada um; noção de qualidade de acordo com a análise de qualidade determinada pela própria norma ISO 9000 que propõe um processo específico para a melhoria contínua e para a prevenção de não conformidades.

Em geral, a implementação, manutenção e certificação da ISO 9000 demanda uma série de procedimentos a serem registrados e documentados além do treinamento de funcionários e acompanhamento de auditorias internas. Tais procedimentos exigem uma grande quantidade de recursos financeiros e mobilização de recursos humanos. Situando-se no contexto de custos, Riillo(2014) ainda afirma que as diferentes características da empresa (tamanho, modelo de gestão, modelo organizacional, etc) influenciam a função de custos de implantação e manutenção da norma.

Por fim, mesmo que a série ISO 9000 proponha a melhoria de qualidade de processo e produto, sua certificação não garante de que a qualidade dos produtos e serviços dessa organização são melhores que a qualidade das demais organizações não certificadas.

ISO 14000

A série de normas ISO 14000 fornece ferramentas práticas para empresas e organizações que procuram gerir suas responsabilidades ambientais de acordo com uma produção limpa e proteção dos recursos naturais.

Segundo Johnson(1997) a norma ISO 14000 é um conjunto de padrões internacionais a respeito do Sistema de Gestão Ambiental. Suas normas são compostas por duas grandes abordagens visando à padronização da organização e a padronização do produto.

Aparentemente a série de normas tem o potencial de revolucionar a indústria ambiental. Na série todos os documentos são de orientação e possuem um vasto leque de disciplinas ambientais, incluindo três classificações principais: Avaliação organizacional, avaliação do produto, termos e definições subdividindo-se em sete componentes.

A aplicação da NBR ISO 14000 é feita através do Sistema de Gestão Ambiental, uma estrutura organizacional que permite à empresa avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços. Sua aplicação traz uma série de vantagens de empresas, entre elas, as mais importantes são: Possibilidade de redução de custos a partir da plena alocação de recursos naturais, mudanças organizacionais e comportamentais dada a nova responsabilidade ambiental possiblidade de abertura de novas oportunidades de negócio a partir de uma mudança na concepção do consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com